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Revista M&T - Ed.86 - Dez/Jan 2005
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EQUIPAMENTO

D61EX-15: arraste de 5,2 m³ de material com a palma da mão

Komatsu lança trator de esteiras D61EX-15, com 170 HP, 18 t de peso operacional e lâmina para 5,2 m3. Tecnologias embarcadas na máquina facilitam sua operação e otimizam manutenção preventiva

Novo modelo de trator de esteiras Komatsu, o D61EX-15 ganhou potência, peso operacional e maior capacidade no tanque de combustível. A operação foi facilitada com o emprego de alavancas do tipo "Sistema de Comando na Palma da Mão" (PCCS), desenvolvido pela fabricante, a transmissão possui controle eletrônico, há quatro opções de programação da mudança de marcha e a cabine tem novo sistema de amortecimento. Já a manutenção preventiva da máquina agora conta com o auxílio de um monitor de autodiagnóstico que checa as funções principais na hora de partida e, durante o funcionamento, indica a rotação do motor, a marcha utilizada e pode alertar sobre a ocorrência de anormalidades.

Ainda em relação ao modelo anterior, foram mantidos o sistema de controle eletrônico do trem de força, a direção hidrostática e as características do material rodante — esteiras longas e de baixo acionamento. A lâmina, de inclinação e angulação hidráulicas, possui capacidade para movimentar 5,3 m3de material e teve sua durabilidade aumentada com o emprego de aço de alta resistência à tração nas suas laterais e área frontal. A capacidade do tanque de combustível passa de 315 para 390 litros.

Operação Facilitada — Os comandos de todos os movimentos direcionais, do sentido de deslocamento e da mudança de marchas do D61EX- 15 são realizados através de uma alavanca PCCS.O conjunto de controles de deslocamento pode ser ajustado para frente e para trás e possui altura regulável. Outra alavanca, também do tipo joystick, utiliza uma válvula PPC (Controle Proporcional de Pressão) para


Komatsu lança trator de esteiras D61EX-15, com 170 HP, 18 t de peso operacional e lâmina para 5,2 m3. Tecnologias embarcadas na máquina facilitam sua operação e otimizam manutenção preventiva

Novo modelo de trator de esteiras Komatsu, o D61EX-15 ganhou potência, peso operacional e maior capacidade no tanque de combustível. A operação foi facilitada com o emprego de alavancas do tipo "Sistema de Comando na Palma da Mão" (PCCS), desenvolvido pela fabricante, a transmissão possui controle eletrônico, há quatro opções de programação da mudança de marcha e a cabine tem novo sistema de amortecimento. Já a manutenção preventiva da máquina agora conta com o auxílio de um monitor de autodiagnóstico que checa as funções principais na hora de partida e, durante o funcionamento, indica a rotação do motor, a marcha utilizada e pode alertar sobre a ocorrência de anormalidades.

Ainda em relação ao modelo anterior, foram mantidos o sistema de controle eletrônico do trem de força, a direção hidrostática e as características do material rodante — esteiras longas e de baixo acionamento. A lâmina, de inclinação e angulação hidráulicas, possui capacidade para movimentar 5,3 m3de material e teve sua durabilidade aumentada com o emprego de aço de alta resistência à tração nas suas laterais e área frontal. A capacidade do tanque de combustível passa de 315 para 390 litros.

Operação Facilitada — Os comandos de todos os movimentos direcionais, do sentido de deslocamento e da mudança de marchas do D61EX- 15 são realizados através de uma alavanca PCCS.O conjunto de controles de deslocamento pode ser ajustado para frente e para trás e possui altura regulável. Outra alavanca, também do tipo joystick, utiliza uma válvula PPC (Controle Proporcional de Pressão) para controle da lâmina.

O motor Komatsu SA6D114E-2, com seis cilindros e 4 tempos, é mais potente (170 HP) que o utilizado na versão anterior do trator (1G5 HP) assim como o peso operacional da máquina foi aumentado de 17,71 para 181. O ventilador de arrefecimento do motor tem sua rotação controlada automaticamente em função da temperatura do líquido de arrefecimento e do óleo hidráulico, reduzindo o consumo de combustível e aumentando a produtividade da máquina. A transmissão possui controle ECMV (Válvula de Modulação por Controle Eletrônico), ou seja, um controlador ajusta automaticamente cada um dos engates da embreagem como a velocidade em cada marcha, a rotação do motor e o padrão de mudança de marchas, conforme as condições do percurso da máquina. Esse controle elimina o choque no engate das embreagens, com ganhos de confiabilidade e vida útil dos componentes e maior conforto do operador.

A mudança de marchas também pode ser programada a partir de quatro configurações-F1-R1, F1-R2, F2-R2 e F2-R3, combinando o avanço e a ré do trator e reduzindo a frequência da troca manual de marchas. No modo F2-R2, por exemplo, a 2º marcha entra automaticamente quando a alavanca de controle é colocada em avante/ré. Essa função pode ser utilizada em conjunto com a de redução automática de marcha, quando o equipamento estiver movimentando cargas pesadas ou operando em rampas de grande inclinação. O controlador eletrônico monitora então a rotação do motor, a marcha selecionada e a velocidade de deslocamento da máquina. Quando há a aplicação de carga e essa velocidade cai, a marcha é automaticamente reduzida para manter a alta eficiência no consumo de combustível.

A cabina agora possui formato hexagonal com grandes vidros fumê, ampliando a visibilidade frontal, lateral e traseira do operador. A maior novidade, no entanto, é a nova suspensão tanto da cabina quanto do assento do operador. No primeiro caso, as molas da suspensão isolam a cabina do chassi da máquina, neutralizando as vibrações e atenuando os impactos.

No segundo, os trilhos corrediços de regulagem para frente e para trás e a mola da suspensão do assento foram redesenhados para aumentar a resistência e rigidez estrutural. O assento padrão do modelo pode ser substituído por um opcional, com suspensão a ar e dotado de sistema de ajuste automático ao peso do operador e sustentação a ar para a região lombar. Outro opcional é o assento com regulagem de 15° para a direita, indicado para aplicações da máquina em marcha a ré, que exigem maior visibilidade traseira.

Como na versão anterior, o trem de força do novo trator de esteiras conta com sistema de controle eletrônico, registrando todas as ações do operador, seja nas alavancas ou nos interruptores que acionam funções da máquina. Também são registrados todos os sinais enviados por sensores, indicando o estado momentâneo do equipamento e permitindo um controle preciso da transmissão. O modelo continua com Sistema de Direção Hidrostática (HSS), que utiliza uma bomba hidráulica independente para transmitir a potência do motor às duas esteiras, sem interromper o funcionamento daquela que fica do lado interno da curva.

A velocidade é balanceada com a esteira do lado externo movendo-se mais rapidamente na curva que a do lado interno, aumentando a suavidade e a potência nas mudanças de direção. O D61EX-15 também é capaz de realizar curvas com raio de giro mínimo através da contra rotação das esteiras e de manter em uma curva a mesma velocidade da laminação em linha reta, já que realiza as manobras mantendo as duas esteiras acionadas em velocidades distintas. O HSS permite ainda que a máquina seja mantida em um curso retilíneo, mesmo quando a carga é aplicada em apenas uma das extremidades da lâmina. Outra vantagem: a eliminação da direção cruzada na descida de rampas.

Apoio à Manutenção — A manutenção preventiva do D61EX-15 ganha o reforço de um monitor que exibe na parte inferior direita do painel os itens a serem verificados na hora da partida. Durante a operação, a parte superior do painel informa a rotação do motor e a marcha utilizada. Um código aparece na tela se ocorrer qualquer problema. Tanto na partida quanto no funcionamento da máquina, luzes de alerta piscam e um alarme sonoro dispara se detectada alguma anormalidade.

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