No final de 2012, a Pirelli anunciou o lançamento de um novo sistema que permite controlar a temperatura e a pressão dos pneus de caminhões de forma constante e automatizada. Atuando em tempo real e on-line, o sistema Cyber Fleet utiliza sensores eletrônicos e de telemetria que segundo a fabricante proporcionam uma significativa economia nos custos operacionais dos veículos, principalmente com a redução do consumo de combustível e o aumento da vida útil do pneu.
O sistema consiste no emprego de um dispositivo, o Tyre Mounted Sensor (TMS), posicionado dentro do pneu. Envolto por uma capa de borracha que o protege contra o processo térmico, o TMS monitora a pressão e a temperatura, tornando possível que o gestor da frota realize procedimentos de diagnóstico e intervenção, de forma precisa. Além disso, o sistema exerce também a função de identificador de cada pneu instalado no veículo, fornecendo dados confiáveis e facilitando a gestão integrada dos equipamentos.
Segundo o diretor de marketing Agro e Truck da Pirelli na América Latina, Flavio Bettiol Jr., o Cyber Fleet é um prod
No final de 2012, a Pirelli anunciou o lançamento de um novo sistema que permite controlar a temperatura e a pressão dos pneus de caminhões de forma constante e automatizada. Atuando em tempo real e on-line, o sistema Cyber Fleet utiliza sensores eletrônicos e de telemetria que segundo a fabricante proporcionam uma significativa economia nos custos operacionais dos veículos, principalmente com a redução do consumo de combustível e o aumento da vida útil do pneu.
O sistema consiste no emprego de um dispositivo, o Tyre Mounted Sensor (TMS), posicionado dentro do pneu. Envolto por uma capa de borracha que o protege contra o processo térmico, o TMS monitora a pressão e a temperatura, tornando possível que o gestor da frota realize procedimentos de diagnóstico e intervenção, de forma precisa. Além disso, o sistema exerce também a função de identificador de cada pneu instalado no veículo, fornecendo dados confiáveis e facilitando a gestão integrada dos equipamentos.
Segundo o diretor de marketing Agro e Truck da Pirelli na América Latina, Flavio Bettiol Jr., o Cyber Fleet é um produto exclusivo da Pirelli e que apresenta quatro itens importantes que prolongam a vida útil dos pneus e dos caminhões, além de ajudar a preservar o meio ambiente: segurança, manutenção da frota, economia de combustível e preocupação com a sustentabilidade.
“Quando você trabalha com a pressão adequada para a carga correta que está sendo transportada, obviamente o rendimento do pneu vai ser muito melhor e a carcaça vai fadigar muito menos, prolongando a vida do pneu, com economia de custos de cerca de R$ 600 por veículo ao ano”, diz.
Testes
A Pirelli realizou os testes iniciais com a nova tecnologia na Europa, antes de trazê-la ao Brasil e testá-la entre grandes empresas brasileiras de transporte de passageiros e mercadorias. Nessa etapa, o Cyber Fleet foi aplicado em 13 veículos, percorrendo cerca de quatro mil quilômetros e utilizando 78 sensores. Segundo a empresa, os dados recolhidos mostraram que todos os pneus analisados rodaram com pressão abaixo da recomendada, sendo que exatamente a metade indicou uma pressão até 10% inferior.
Os testes em campo foram realizados com a colaboração de parceiros da Pirelli, como a Schrader Electronics para o sensor, a Magneti Marelli para o receptor e o fornecedor brasileiro de serviços Autotrac, empresa especializada em tecnologias aplicadas ao monitoramento e rastreamento de frotas.
Segundo Flavio Bettiol Jr. já em 2013 o Cyber Fleet será adotado por 30 das maiores frotas brasileiras de transporte de mercadorias e passageiros, sendo que a empresa espera vender entre 10 e 15 mil sensores no país durante o ano.
Concepção
De acordo com o especialista de pós-venda da Pirelli Tyres, Luiz Fernando Trincha, o sistema visa a analisar especificamente o pneu que está com problemas, sem a necessidade de se fazer a análise da cada pneu individualmente.
“O Cyber Fleet faz a análise apenas do pneu que requer calibração. Em um Bitrem, por exemplo, que conta com 34 pneus, quando chega para avaliação não é necessário realizar a verificação de todos os pneus”, explica Trincha. “Com isso, é possível ganhar tempo, reduzir custo com mão de obra e, principalmente, alongar a vida útil do pneu, que passa a trabalhar com a pressão correta, além de apresentar uma menor resistência ao rolamento, economizando em combustível.”
O sistema destaca-se pela simplicidade de concepção. O sensor TMS é acoplado à parte interna do pneu, integrando-se aos sistemas de gestão e transmitindo dados simultaneamente para o motorista do caminhão e o gerente da frota. Outra facilidade é que o Cyber Fleet roda via web, sem a necessidade de instalação de um sistema específico no computador. Segundo Trincha, basta o cliente inserir o nome de usuário e a senha pessoal para visualizar o status de toda a frota.
Com isso, é possível verificar a localização do veículo, a pressão e a temperatura de seus pneus e a pressão corrigida, realizando os ajustes e procedimentos necessários para evitar maiores danos aos pneus. Outro detalhe importante é que o Cyber Fleet pode ser utilizado em versão estática ou dinâmica. Na estática, os dados captados pelo sensor podem ser lidos com o veículo parado por meio de um leitor externo que recebe, para cada pneu equipado com o sensor, as informações de temperatura e pressão. Os dados podem então ser transferidos para um computador para análise e arquivamento.
“Essa solução é indicada para as frotas que não contam com um sistema de rastreamento via telefone ou via GPS”, acrescenta Bettiol Jr. “Sendo assim, por meio dos sensores colocados no pneu o funcionário responsável pode registrar automaticamente as pressões e as temperaturas dos pneus em cada veículo.”
Já na versão dinâmica, a integração com o sistema da empresa Magneti Marelli possibilita a exibição simultânea de sinais dos sensores montados no veículo e sua transmissão telemática para uma central de dados.
O receptor recebe as informações a cada três minutos, enviando as anomalias de pressão e temperatura, em tempo real, por meio de uma conexão de internet com aplicativo específico.
Investimento
De acordo com Bettiol Jr., a vida útil de um sensor é de cerca de quatro anos, ou 300 mil quilômetros, que equivalem à vida útil média de um pneu de caminhão no Brasil e na América do Sul. Se considerarmos o investimento necessário para sua implantação, a nova tecnologia também tem tudo para se disseminar rapidamente nas frotas brasileiras. “O custo do sensor deve variar de US$ 30 a US$ 35 e a solução de hardware, de aproximadamente US$ 300 por veículo”, diz.
Segundo Bettiol Jr., nesse primeiro momento o Cyber Fleet será aplicado apenas em pneus de caminhões rodoviários. Mas, como destaca o diretor, em breve a empresa também começará a realizar testes em mineradoras e no segmento agrícola. “O Cyber Fleet pode ser aplicado em qualquer tipo de pneumático”, afirma. “Com o lançamento desse sistema, a Pirelli busca fidelizar os clientes e oferecer, além de produtos, uma prestação de serviço de alta confiabilidade.”
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