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Revista M&T - Ed.68 - Dez/Jan 2002
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Tecnologia

Congresso SAE Brasil 2001 antecipa o futuro da mobilidade veicular

Com um público de 12 mil visitantes e 85 expositores, evento discute tendências, oportunidades e tecnologias para os mercados automotivo e aeroespacial.

Reunindo 184 trabalhos técnicos, que demonstraram as soluções encontradas por empresas e universidades para os mais variados segmentos do mercado automotivo e aeroespacial, além de 13 conferências temáticas, 18 fóruns e 4 painéis voltados para a tecnologia de ponta do setor, foi realizado em São Paulo, SP, no período de 19 a 22 de novembro, o "X Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia de Mobilidade"-SAE Brasil'2001, com o tema "A Engenharia no Início do Milênio Mobilidade e Conectividade".

O evento atraiu perto de 12 mil visitantes e reuniu 85 expositores, desde montadoras automobilísticas e aeronáuticas, como Caterpillar, Daimler ChrysIer, Fiat, Ford, Volkswagen e Embraer, passando por fabricantes de motores, softwares, sistemas, autopeças e pneus, como a MWM, General Motors, LSI Logística, Siemens, Delphi, Dana, Krupp, LuK, Bosch e Goodyear até siderúrgicas como a CSN (Cia.Siderúrgic


Reunindo 184 trabalhos técnicos, que demonstraram as soluções encontradas por empresas e universidades para os mais variados segmentos do mercado automotivo e aeroespacial, além de 13 conferências temáticas, 18 fóruns e 4 painéis voltados para a tecnologia de ponta do setor, foi realizado em São Paulo, SP, no período de 19 a 22 de novembro, o "X Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia de Mobilidade"-SAE Brasil'2001, com o tema "A Engenharia no Início do Milênio Mobilidade e Conectividade".

O evento atraiu perto de 12 mil visitantes e reuniu 85 expositores, desde montadoras automobilísticas e aeronáuticas, como Caterpillar, Daimler ChrysIer, Fiat, Ford, Volkswagen e Embraer, passando por fabricantes de motores, softwares, sistemas, autopeças e pneus, como a MWM, General Motors, LSI Logística, Siemens, Delphi, Dana, Krupp, LuK, Bosch e Goodyear até siderúrgicas como a CSN (Cia.Siderúrgica Nacional), a francesa Usinor e a norte-americana MSC. Considerado o maior encontro de tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul e o segundo maior do gênero em todo o mundo, atrás somente do Congresso e Exposição Mundial da SAE, realizado todos os anos em Detroit, Michigan (EUA), com mais de 50 mil participantes, o acontecimento é uma iniciativa da SAE Brasil, associação sem fins lucrativos composta por estudantes, engenheiros, técnicos e executivos da área de Engenharia, relacionados à indústria da mobilidade.

Tendências

As conferências apresentadas durante a SAE Brasil'2001 fizeram uma ampla abordagem das tendências do setor. Alguns exemplos foram a de "Capacitação para a Conectividade Veicular do Desenvolvimento ao Usuário Final", que tratou da incorporação de novos produtos e conceitos referentes ao assunto e da necessidade de profissionais capazes de projetar, desenvolver, produzir e utilizar essas novas tecnologias, a de "Células a Combustível", onde foi discutido o estágio atual do desenvolvimento de células de combustível como trem de força dos futuros veículos e a de Novas Tecnologias de Eletrônica Embarcada nos Sistemas de Veículos Automotores" com os novos sistemas integrados que operam sem o conhecimento ou intervenção do condutor, especialmente projetados para controlar e otimizar a performance dos veículos.

Outros temas foram portais e "e-Groups na Manutenção", "Certificação de Pessoas, Conceito, Prática e Tendências na Indústria Automotiva" e "Tendências de Automação e na Manufatura Automobilística".

Os fóruns trataram da aplicação rodoviária r urbana do transporte de carga, reunindo representantes da DaimlerChrysIer, Fiat-Iveco, Volvo e Volkswagen do transporte de passageiros (DaimlerChrysIer, Scania e Volkswagen), dos novos materiais para a indústria automobilística e do “Brasil como Plataforma de Exportação de Veículos - Desafios para a Engenharia". Em outros quatro, só para off-roads - "O Mercado Off-Road - Presente & Futuro", “Tendências Tecnológicas e Mercadológicas dos Veículos Off-Road", “As Expectativas do Cliente no Mercado Off-Road" e "Suprimentos no Setor Off-Road"-, fornecedores, fabricantes e usuários abordaram as tecnologias disponíveis ou em desenvolvimento e as oportunidades de negócios, em particular nas áreas de equipamentos agrícolas e máquinas industriais de construção.

Foram ainda, montados painéis de “Gerenciamento Aerodesign", onde estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), fizeram uma apresentação sobre a Competição Aerodesign, promovida pela SAE Brasil e de "Evolução do Contéudo EletroEletrônico no Veículo", em que diretores de áreas de Engenharia da Delphi, Volkswagen, International Enginees, Visteon e General Motors apresentaram os sistemas e componentes eletroeletrônicos que estão sendo incorporados para operação e controle dos veículos, os novos sistemas de entretenimento a bordo e os motores Otto e Diesel. No último dia do evento, presidentes e altos executivos de multinacionais como a Ford, Visteon, Delphi e International Engines South America fizeram uma avaliação dos impactos e consequências no mercado da indústria da Mobilidade causados pelos atentados terroristas de 11 de setembro nos EUA e discutiram atividades de desenvolvimento e investimentos no painel "Blue Ribbon . Também foram realizadas visitas técnicas às instalações da Volkswagen/Audi, em São José dos Pinhais, PR, como exemplo de "manutenção de alta tecnologia" e ao campo de provas de Cruz Alta da General Motors, em Indaiatuba, SP, para demonstrar a "tecnologia de desenvolvimento e validação de veículo em pistas e laboratórios". .

A décima edição do congresso e exposição da SAE Brasil foi coordenada pelo engenheiro Karl Hirtreiter, vice-presidente de Tecnologia do Produto da Volkswagen.

Off-roads

Do fórum "Tendências Tecnológicas e Mercadológicas dos Veículos Off-Road" participaram representantes dos principais fabricantes de equipamentos do país e usuários responsáveis pelo gerenciamento de grandes frotas. Assim, a apresentação dos principais avanços da indústria por parte de Caterpillar, Komatsu, New Holland e Volvo teve o contraponto daqueles que utilizam essa tecnologia em seu dia-a-dia. "Vocês globalizaram os equipamentos, mas esqueceram de globalizar o usuário", provocou em sua apresentação Afonso Mamede, da diretoria de equipamentos da CNO (Construtora Norberto Odebrecht) e presidente da Sobratema (Sociedade Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção). "É evidente que percebemos uma evolução muito grande nos equipamentos. Mas, em muitos casos, a tecnologia embarcada não respeita sequer as condições climáticas em nossa região e muito menos o estágio atual de formação de nossos operadores". Por isso, diz Mamede, a grande contribuição que a indústria ainda pode dar nos próximos anos é deixar de simplesmente procurar superar os seus concorrentes em relação a esse ou aquele recurso e ouvir mais os usuários no desenvolvimento dos equipamentos. "Eu, pessoalmente, gostaria de contar com equipamentos absolutamente interativos que, por exemplo, contribuíssem para elevar o nível de aprendizado de nossos operadores".

Luiz Antônio Mendes de Vasconcelos, gerente de manutenção de caminhões fora-de-estrada da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) concorda inteiramente com as colocações de Afonso Mamede. Em sua apresentação no SAE'2001, ele revelou que até se diverte muito quando algum de seus fornecedores (de caminhões off-road) lhe diz que é preciso melhorar alguma estrada para acesso dos caminhões. "Ora, mas não são caminhões off-road?". Responsável por uma frota de 44 caminhões fora-de-estrada e 23 equipamentos de carregamento de grande porte em Itabira (MG) que movimenta 130 milhões ton/ano, Vasconcelos sabe o quanto significa um erro de cálculo na especificação de um equipamento. Por isso, vem acompanhando de perto três tendências no mercado mundial em relação à evolução dos equipamentos: porte, eletrônica embarcada e automação.

Estande Delphi

Para as necessidades da CVRD, diz ele, as melhores oportunidades serão dadas pelos equipamentos que, em seu conjunto, garantam melhor custo-benefício, compatibilidade e eficácia. Considerando no custo-benefício, o custo total da vida útil esperada, o valor da tonelada movimentada e a destinação da frota antiga. A compatibilidade (padronização e adequação ao parque atual de equipamentos), além da eficácia, também é importante porque as novas tecnologias também costumam deixar algumas lacunas em relação ao suprimento. "Quando investimos em equipamentos de grande porte, precisamos saber, por exemplo, se há disponibilidade de pneus, material rodante, material de desgaste, peças e componentes".

O gerente de Equipamentos, Qualidade e Produtividade, da Ivaí Engenharia, Wilson de Andrade Meister, complementou lembrando que vivemos em um mundo globalizado, com a presença devida digital, onde consideraremos muito o valor do tempo, buscaremos constantemente a inovação e o atendimento à padronização, mas estaremos também preocupados com questões relativas ao meio ambiente e qualidade de vida. Para ele, a expectativa do usuário nessa conjuntura é a de conhecer "a melhor solução (produto ou serviço), a de melhor qualidade, funcionalidade e mais: personalizada, a tempo e no lugar necessário. "Marcas serão importantes sim, se representarem soluções".

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