Revista M&T - Ed.79 - Out/Nov 2003
Voltar
CONGRESSO

Ciclo de palestras discute alternativas para investimentos

Propostas para retomada da infraestrutura do país e workshops técnicos sobre energia e tecnologia de equipamentos foram alguns dos temas debatidos durante a M&T Expo'2003.

Ao lado das novidades. tecnológicas e dos tradicionais negócios proporcionados durante a feira, a M&T Expo 2003 contou com palestras integrantes do Congresso M&T Expo 2003, sob o tema central “Perspectivas da Retomada do Setor da Construção”. Na manhã do dia 18 de setembro, representando o secretário de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, Andréa Calabi, esteve presente no auditório do Centro de Exposições Imigrantes o assessor do gabinete do secretário, Deral do de Souza Mesquita Junior. O tema abordado foi “PPP e PPA”, uma visão das correlações entre as demandas apontadas no Plano Plurianual (PPA) 2004/2007 p


Propostas para retomada da infraestrutura do país e workshops técnicos sobre energia e tecnologia de equipamentos foram alguns dos temas debatidos durante a M&T Expo'2003.

Ao lado das novidades. tecnológicas e dos tradicionais negócios proporcionados durante a feira, a M&T Expo 2003 contou com palestras integrantes do Congresso M&T Expo 2003, sob o tema central “Perspectivas da Retomada do Setor da Construção”. Na manhã do dia 18 de setembro, representando o secretário de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, Andréa Calabi, esteve presente no auditório do Centro de Exposições Imigrantes o assessor do gabinete do secretário, Deral do de Souza Mesquita Junior. O tema abordado foi “PPP e PPA”, uma visão das correlações entre as demandas apontadas no Plano Plurianual (PPA) 2004/2007 para o Estado de São Paulo e as alternativas de encaminhamento de soluções na modalidade Parceria Público Privada (PPP) que estão sendo examinadas para implementação no Estado.

Na sequência da jornada matutina, o engenheiro Carlos Roberto Silvestrini, diretor executivo da Agencia de Desenvolvimento do Tietê- Paraná, falou sobre o tema “Agenda Para um Tempo de Definições”, abordando os caminhos alternativos para o estabelecimento de uma agenda de oportunidades potenciais para as diversas áreas de investimentos, principalmente aquelas apontadas nos respectivos PPA’s que ainda não foram equacionadas em termos de recursos públicos, bem como as oportunidades de estruturação, decorrentes dos investimentos públicos.

Na manhã seguinte, 19 de setembro, foi a vez da mais esperada palestra do ciclo. O ex-ministro Pedro Parente, que atuou como Ministro-Chefe da Casa Civil entre 1999 e 2002, intermediou a transição entre os governos de FHC e Lula e atualmente é vice-presidente executivo da Rede Brasil Sul (RBS) de comunicações, versou sobre o tema “Conjuntura Econômica”. Seu enfoque foi sobre o presente cenário da economia, as possibilidades dos investimentos em infraestrutura viária e energética servirem como fatores essenciais no desenvolvimento sustentado do País.

Outros dois workshops aconteceram nas tardes do Congresso. O primeiro deles foi o conduzido por Jayme Buarque de Hollanda, presidente do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), sob o título “Propostas para Uso Eficiente da Energia na Sociedade Brasileira” sobre o melhor aproveitamento das fontes energéticas disponíveis. Na parte da tarde. Afonso Mamede, vice-presidente da Sociedade Brasileira de

Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema) e membro da Diretoria de Equipamentos da Construtora Norberto Odebrecht, dissertou sobre o tema “Novas Tecnologias^ Resultado para o Cliente ou Marketing do Fabricante?”. O principal foco das discussões foi o questionamento quanto a natureza dos equipamentos lançados com tecnologias inovadoras.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E