Atuando há 30 anos no Brasil, a CHB inaugurará em dezembro sua nova sede em Belo Horizonte (MG), que contará com venda de equipamentos e um showroom com os principais produtos distribuídos pela empresa. Atualmente, a sede da empresa está localizada em Conselheiro Lafaiete, no mesmo estado.
Mais à frente, no início de 2014, a CHB abrirá outra sede regional, desta vez em Guarulhos (SP), com uma estrutura de 30 mil m² e que, segundo informa o diretor André Felipe Costa de Souza, contará com o primeiro centro de operadores da empresa equipado com simuladores.
Fabricante de bombas de alta pressão, a empresa também atua na locação de escavadeiras hidráulicas em diversas frentes de trabalho, além de ser especializada na recuperação de componentes hidráulicos. Multifacetada, a CHB também é distribuidora exclusiva para o estado de Minas Gerais da Brasil Máquinas de Construção (BMC), representante máster da Hyundai Heavy Industries. O escopo da parceria inclui especialmente equipamentos da Linha Amarela, como escavadeiras hidráulicas e pás carregadeiras.
Ainda como representant
Atuando há 30 anos no Brasil, a CHB inaugurará em dezembro sua nova sede em Belo Horizonte (MG), que contará com venda de equipamentos e um showroom com os principais produtos distribuídos pela empresa. Atualmente, a sede da empresa está localizada em Conselheiro Lafaiete, no mesmo estado.
Mais à frente, no início de 2014, a CHB abrirá outra sede regional, desta vez em Guarulhos (SP), com uma estrutura de 30 mil m² e que, segundo informa o diretor André Felipe Costa de Souza, contará com o primeiro centro de operadores da empresa equipado com simuladores.
Fabricante de bombas de alta pressão, a empresa também atua na locação de escavadeiras hidráulicas em diversas frentes de trabalho, além de ser especializada na recuperação de componentes hidráulicos. Multifacetada, a CHB também é distribuidora exclusiva para o estado de Minas Gerais da Brasil Máquinas de Construção (BMC), representante máster da Hyundai Heavy Industries. O escopo da parceria inclui especialmente equipamentos da Linha Amarela, como escavadeiras hidráulicas e pás carregadeiras.
Ainda como representante, são apostas fortes da empresa os produtos da empresa suíça Ammann, que recentemente inaugurou uma fábrica em Gravataí (RS) para produção de rolos compactadores, e os tratores de esteiras da marca chinesa Shantui. “Na parte da distribuição, a CHB atua hoje especialmente em Minas Gerais, já na parte do rental a empresa está presente em todo o Brasil”, diz Souza.
LOCAÇÃO
Braço de locação de equipamentos da CHB, a CHB Rental iniciou operações em 2000 e atualmente conta com uma frota de mais de 300 equipamentos novos e seminovos, que inclui escavadeiras entre 14 e 80 t para frentes de trabalho como mineração, portos, ferrovias, aeroportos, rodovias e outras. Neste ano, a empresa diz que já investiu mais de R$ 15 milhões em novos contratos.
Segundo Souza, o diferencial da empresa no setor de locação é sua flexibilidade, pois busca locar o equipamento sempre de acordo com a necessidade do cliente. “Buscamos identificar o que o cliente realmente precisa”, explica. “A locação pode ser por hora, mês ou semana, com ou sem operação, com ou sem frete, mas sempre com a ideia de garantir o máximo de comodidade ao locatário.”
Em termos de vida útil, o diretor garante que o equipamento disponível para locação jamais ultrapassa as seis mil horas de utilização. “Após esse período, a máquina é colocada à venda imediatamente”, sublinha. No entanto, antes de disponibilizar o equipamento, a empresa faz uso de sua expertise como distribuidora para realizar a revisão da máquina, entregando ao futuro comprador todo o histórico de manutenção e a respectiva garantia de estanqueidade, além de oferecer vias de financiamento. Isso, como diz Souza, facilita a comercialização dos equipamentos usados e, de quebra, contribui para a renovação contínua da frota.
Por outro lado, como também é uma concessionária, a CHB preza muito a eficiência de seu departamento de pós-venda, contando com uma frota de mais de 100 veículos de apoio e assistência técnica, além de um estoque de peças com valor acima de R$ 8 milhões. “As manutenções dos novos modelos das escavadeiras Hyundai, por exemplo, são realizadas a cada 500 horas, o que garante um menor tempo de parada dos equipamentos para revisão”, diz o diretor.
MERCADO
Fundada em 1983, a empresa tomou um novo rumo a partir de 2006, justamente quando surgiu a oportunidade de ser distribuidora da Hyundai. A parceria significou uma grande virada para a empresa, pois fez com que alcançasse um significativo e, até então, inédito volume de 1.400 equipamentos comercializados somente no estado de Minas Gerais.
Para 2013, mesmo com a oscilação do mercado, a empresa projeta um índice de 20% de crescimento em relação ao ano passado, principalmente com a venda de equipamentos novos, em grande parte relacionada às obras tocadas no país. “O mercado é sempre uma incógnita, quando achamos que ele vai melhorar, trava novamente, e a cada hora surge um novo problema”, pontua o executivo. Mas, segundo ele, a expectativa permanece boa, pois muitas obras que deveriam sair no ano passado devem sair em breve. “As obras precisarão ter continuidade de alguma forma, pois no próximo ano já temos a Copa no país e, em 2016, as Olimpíadas, o que requer muita infraestrutura”, afirma Souza.
Souza destaca outros aspectos positivos para as operações da empresa, como a inauguração da nova fábrica da Hyundai, no município de Itatiaia (RJ). Segundo ele, com a produção de equipamentos em solo brasileiro, aliada ao acesso à linha de financiamento Finame do BNDES, a empresa terá condição de competir em pé de igualdade com as demais fábricas já presentes no país.
TREINAMENTO
Outro foco atual da empresa é a qualificação. Com a alta do mercado de equipamentos, diz Souza, o número de profissionais capacitados para operar cada nova máquina introduzida no mercado já não é suficiente. A constatação, cada vez mais verdadeira, levou a empresa a estruturar um centro de treinamento com simuladores inicialmente para os próprios funcionários, com previsão de posterior disponibilização ao mercado.
“Se são colocadas mais de 20 mil máquinas no mercado por ano, de quantos operadores vamos precisar para operar esses equipamentos?”, indaga-se o executivo. “E esse é o grande desafio atual do mercado, pois faltam cursos especializados e não conseguimos formar uma equipe na mesma velocidade com que compramos uma máquina.”
Nesse sentido, para aperfeiçoar o treinamento de seus profissionais a CHB conta com um convênio com as Escolas Paulista e Mineira de Tecnologia, locais em que são ministrados cursos de manutenção e hidráulica, além da realização de treinamentos internos específicos para os mecânicos.
Locação exige critérios e acompanhamento
Como comenta o diretor da CHB Rental, André Felipe Costa de Souza, o principal desafio atual do setor de locação nacional é garantir a valorização do segmento, que cresceu de forma desordenada. “Muitas empresas que não eram do ramo começaram a locar, mas não souberam oferecer o serviço adequado aos clientes, prejudicando as empresas sérias do setor”, avalia.
Suas críticas às empresas “oportunistas” vão além, apontando para a falta de critério nas operações. “Muitas empresas acham que basta alugar uma máquina e emitir a fatura no final do mês”, provoca. “Mas a locação tem início, meio e fim, é um negócio que exige acompanhamento. Afinal, alugar um equipamento não é como alugar uma casa.”
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade