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Revista M&T - Ed.284 - Junho 2024
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M&T EXPO 2024

Muito acima das expectativas

Ao movimentar cerca de R$ 9 bilhões em negócios, edição reforça o clima de otimismo predominante em toda a cadeia produtiva da construção e mineração no país

Principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, a M&T Expo mais uma vez impulsionou os negócios para os expositores, fazendo a diferença no mercado.

A cifra de R$ 9 bilhões em negócios gerados no evento representa aproximadamente 25% das vendas previstas para o ano.

“A feira evidenciou a importância do mercado de máquinas para o desenvolvimento socioeconômico da América Latina”, destacou Rolf Picker, CEO da Messe München do Brasil. “Também refletiu a confiança do setor de que os investimentos previstos em infraestrutura para os próximos anos serão concretizados.”

Da abertura ao encerramento, as empresas registraram vendas expressivas. A Komatsu, por exemplo, obteve desempenho ímpar ao movimentar R$ 150 milhões na feira, enquanto a DCCO, distribuidora da marca em estados do Centro-Oeste e Norte, também consolidou bons negócios no evento, gerando vendas de R$ 11,5 milhões. Segundo diretor de vendas Leopoldo Passos, o volume resultou da comercialização de 18 máquinas.

“Os equipamentos destinam-se a construtoras que atuam com obras de terraplanagem e obras de engenharia como barragens, além de locadoras que atuam em mineradoras”, disse.

Somente no primeiro dia de evento, a Zoomlion fechou contratos que chegam a R$ 20 milhões.

“O estande recebeu um bom volume de profissionais de países como Argentina, Paraguai e China”, celebrou Rodrigo Kazuma, gerente da unidade de concreto da companhia.

A Socage, por sua vez, fechou negócio de mais de R$ 10 milhões com a Alo Group. Para Nicola Zago, responsável por vendas no exterior, a feira trouxe “resultados surpreendentes”.

Após receber visitantes da Argentina, Itália, China e outros países, a TKA Guindastes fechou mais de R$ 3 milhões em negócios, segundo o representante de vendas, Lucian Teixeira Manso. Já a Indeco recebeu representantes da Argentina, Chile, Itá


Principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, a M&T Expo mais uma vez impulsionou os negócios para os expositores, fazendo a diferença no mercado.

A cifra de R$ 9 bilhões em negócios gerados no evento representa aproximadamente 25% das vendas previstas para o ano.

“A feira evidenciou a importância do mercado de máquinas para o desenvolvimento socioeconômico da América Latina”, destacou Rolf Picker, CEO da Messe München do Brasil. “Também refletiu a confiança do setor de que os investimentos previstos em infraestrutura para os próximos anos serão concretizados.”

Da abertura ao encerramento, as empresas registraram vendas expressivas. A Komatsu, por exemplo, obteve desempenho ímpar ao movimentar R$ 150 milhões na feira, enquanto a DCCO, distribuidora da marca em estados do Centro-Oeste e Norte, também consolidou bons negócios no evento, gerando vendas de R$ 11,5 milhões. Segundo diretor de vendas Leopoldo Passos, o volume resultou da comercialização de 18 máquinas.

“Os equipamentos destinam-se a construtoras que atuam com obras de terraplanagem e obras de engenharia como barragens, além de locadoras que atuam em mineradoras”, disse.

Somente no primeiro dia de evento, a Zoomlion fechou contratos que chegam a R$ 20 milhões.

“O estande recebeu um bom volume de profissionais de países como Argentina, Paraguai e China”, celebrou Rodrigo Kazuma, gerente da unidade de concreto da companhia.

A Socage, por sua vez, fechou negócio de mais de R$ 10 milhões com a Alo Group. Para Nicola Zago, responsável por vendas no exterior, a feira trouxe “resultados surpreendentes”.

Após receber visitantes da Argentina, Itália, China e outros países, a TKA Guindastes fechou mais de R$ 3 milhões em negócios, segundo o representante de vendas, Lucian Teixeira Manso. Já a Indeco recebeu representantes da Argentina, Chile, Itália e Espanha, dentre outros países, fechando contratos com vários clientes.

Para o consultor de vendas Pedro Silva, a feira sempre traz um diferencial, “uma vez que cria oportunidades em um ambiente diferente de negócios”.

O estande da Palfinger recebeu profissionais da China, Argentina e Colômbia, segundo o consultor de vendas Cleberson Santana.

“As conexões com os clientes por intermédio de novas tecnologias aqueceram as vendas, resultando em 25 contratos somente nos primeiros dias”, comemorou. Na Sany, o movimento também superou as expectativas.

“O estande ficou muito cheio, com centenas de pedidos de informações e muitos negócios fechados”, contou o executivo de marketing Dennys Santos. “Todas as metas de vendas foram batidas, bem acima do esperado.”

Esses são apenas alguns exemplos do clima predominante nos corredores da feira, como o leitor pode conferir nas próximas páginas, que trazem um recorte das mais de 500 marcas que fizeram da 12ª M&T Expo um marco histórico para o setor no país.

CONSTRUÇÃO & MINERAÇÃO


Um motor “à prova de futuro” foi um dos destaques apresentados pela AGCO. Desenvolvida na Finlândia, a linha de motores Core representa um avanço significativo para a indústria.

O principal diferencial é a compatibilidade para diesel e HVO (diesel verde), além de possibilidades de adaptação a combustíveis alternativos como etanol, biogás, hidrogênio e outros.


A nova linha Core de motores foi a principal
atração exibida no estande da AGCO

“Fizemos um grande avanço com o Core, que já é menos poluente e preparado para o futuro da energia sustentável”, explicou o coordenador comercial Fernando Silva.

De acordo com ele, o motor foi alvo de grande atenção na feira, demonstrando o propósito da fabricante de introduzir tecnologias inovadoras com responsabilidade ambiental.

Durante o evento, a empresa destacou ainda sua política de remanufatura, que também promove a sustentabilidade ao permitir que motores usados sejam renovados com qualidade de fábrica, utilizando menos recursos naturais.

“As montadoras estão buscando opções que reduzam a emissão de poluentes, alinhadas com uma maior consciência ambiental”, comentou Silva.

Além disso, a AGCO está explorando novos horizontes nos mercados de construção e mineração, com perspectivas promissoras. “Estamos entrando nesses segmentos para diversificar as operações e mitigar as flutuações do agronegócio”, afirmou.


Com a meta de dobrar o volume anual de vendas até 2026, a AVANT TECNO divulgou sua linha completa de soluções, que conta com mais de 100 equipamentos, além de 135 diferentes implementos.

Na feira, o destaque foi a gama de minicarregadeiras com configuração exclusiva, ainda sem concorrentes no país. Com articulação em ‘X’, a linha promete alta estabilidade, além de redução de até 50% no consumo e economia significativa de pneus.

“Outro diferencial é a menor distância entre-eixos das máquinas, que conseguem descer ladeiras carregadas, sem o risco de tombamento”, detalhou o gerente de vendas Mario Neves, destacando ainda implementos especiais como vassouras para fresadoras, cortadores de grama e um dispositivo “que acompanha automaticamente o relevo do terreno, sem depender de comandos do operador”.


Na Avant, Mario Neves detalhou características
dos equipamentos compactos da marca

Além disso, o gerente lembrou que a Avant – que produz máquinas elétricas há 20 anos – montou uma fábrica própria de baterias e patenteou uma solução imersa em líquidos, que fornece 6 horas de autonomia após 45 min de carga.

“Até o final do ano, as duas primeiras máquinas com essa tecnologia já devem estar disponíveis”, antecipou o profissional.


A BOBCAT exibiu diversas vertentes de seu portfólio, como a renomada linha de miniescavadeiras, atualmente composta por 14 modelos, a diesel, elétricas, com pneus ou esteiras de aço ou borracha.

“É a mais completa linha de miniescavadeiras do mercado”, garantiu Ricardo Santos, consultor de vendas da Mason, que distribui os equipamentos da marca por meio de uma rede com 17 filiais em 9 estados.

“Também oferecemos minicarregadeiras e, ainda, a retroescavadeira com a maior capacidade de carga do mercado”, acrescentou Santos, referindo-se ao modelo B760, com 3.506 kg de capacidade de carga na caçamba dianteira.


A Bobcat destacou na feira a linha de
miniescavadeiras composta por 14 modelos

Gerente da linha na Mason, Geraldo Sperduti Buzo projetou que este ano a marca deve obter seu melhor desempenho no mercado nacional.

“No 1º trimestre, crescemos 51% relativamente ao mesmo período de 2023”, destacou. Segundo ele, setores como pavimentação urbana e saneamento devem contribuir para o desempenho, assim como a agropecuária, gerando bons volumes de negócios.

“Vemos o ano com muito otimismo”, ressaltou o profissional, lembrando que a Bobcat disponibiliza ainda uma ampla linha de implementos para miniequipamentos, desde manipuladores e carregadeiras telescópicas até novidades recentes, como um cortador de grama com giro zero.


Com máquinas de pavimentação, compactação, fresagem, reciclagem e compactação de aterros no catálogo, a BOMAG é reconhecida internacionalmente pelo vanguardismo em termos de tecnologia aplicada aos equipamentos.

Um exemplo disso é o sistema que indica quando o nível ótimo de compactação foi atingido, permitindo terminar o trabalho sobre um trecho e partir para o seguinte – evitando assim permanecer muito tempo em um mesmo espaço sem necessidade.

“Estamos com uma nova estrutura de negócios no país, com distribuidores que têm conhecimento profundo do mercado”, ressaltou Carlos Forghieri, gerente de vendas no Brasil.

“A relação desses distribuidores com a matriz alemã é direta, agilizando a entrega de equipamentos e peças, além de impulsionar a disponibilidade da mão de obra qualificada para as manutenções.”


Com foco em fresadoras, Carlos Forghieri
destacou a volta da Bomag ao mercado

No estande da companhia, os visitantes puderam conferir de perto a fresadora BM 1000/20, que oferece 1 m com carregamento traseiro, acionamento hidrostático e três velocidades de corte, com custo x benefício definido como “muito interessante”.

“Entre as fresadoras vendidas no Brasil, esse é o equipamento que tem a maior saída”, contou Forghieri, revelando uma opinião altamente positiva sobre a 12ª edição do evento.

“Trata-se de um retorno para a Bomag, que precisava de uma vitrine importante como a M&T Expo para mostrar que voltou com tudo ao mercado nacional”, acentuou.


De volta ao evento, a CASE CE apresentou uma diversificada gama de lançamentos, tendo como destaques o trator compacto de esteiras 850M e a pá carregadeira W20G em nova versão, além de uma nova linha de miniescavadeiras composta por quatro modelos: CX22D, CX35D, CX42D e a máquina-conceito elétrica CX15EV.

Segundo Carlos França, líder da empresa na América Latina, a fabricante é a primeira no país a produzir localmente a linha de tratores compactos de esteiras, que já está sendo fabricada na planta de Contagem (MG) e conta com diferentes tipos de esteiras, permitindo a adaptação a uma variedade de terrenos.

“Nosso objetivo é criar esse mercado no país”, declarou.

Nos EUA, observou, 42% da linha de tratores de esteiras já é composta por esse tipo de produto, mas no Brasil a utilização ainda é recente.

“Como a concorrência é menor, temos várias oportunidades para explorar, e já começamos com o lançamento atrelado ao Finame Inovação”, explicou França.


Com vários produtos no estande, Carlos França
destacou a linha de tratores compactos da Case CE

No caso da pá carregadeira W20G, a exibição celebrou os 50 anos de introdução do modelo, que foi atualizado com recursos para oferecer maior conforto e visibilidade ao operador, com a cabine no chassi dianteiro.

“A W20 foi a primeira pá carregadeira do Brasil”, ressaltou o executivo. “Essa máquina multifuncional pode ser utilizada em diversos segmentos, como construção, agricultura, infraestrutura, mineração e locação.”


O principal lançamento da CATERPILLAR foi a escavadeira 350, um modelo de 50 t apresentado como a maior da família fabricada atualmente no Brasil.

Com peso operacional aproximado de 48 t, a máquina é indicada para aplicação pesada, saindo de fábrica com proteções e reforços para aplicações exigentes. A configuração inclui caçamba de 3,2 m3 e motor Tier III C9.3B com 416 hp, já conhecido do mercado.

“A perda entre potência e força de escavação é muito pequena, graças ao exclusivo sistema eletrohidráulico, que substitui o óleo de mangueira por transmissão eletrônica, reduzindo o número de componentes hidráulicos, a quantidade de óleo e, por consequência, de filtros”, explicou o especialista de aplicação Maurício Briones.

“O modelo pode sair de fábrica com linhas hidráulicas adicionais para implementos e ferramentas, assim como tecnologias de assistência ao operador, incluindo balança embarcada, cerca virtual e sistema Grade 2D.”


Celebrando 50 anos no Brasil, a Caterpillar
mostrou novidades como a escavadeira 350

Também lançada na feira, a escavadeira 340 é fisicamente idêntica à 336 (que continua no portfólio), mas com maior peso e potência. Com peso operacional de 37,6 t, o modelo é equipado com caçamba de 2,8 m3, incluindo o mesmo motor da 350, com 347 hp de potência, além de todos os recursos tecnológicos.

Ao lado de outros produtos – como as carregadeiras compactas 924, 930 e 938 (agora com sistema de travamento, sistema automático de tração, câmeras de apoio e joysticks), a marca exibiu o compactador vibratório de solo CS10 GC e a nova pavimentadora AP455 –, além de divulgar soluções de remanufatura, serviços digitais de manutenção, plataformas de e-commerce de peças e recursos de produtividade como o módulo VisionLink.

“Neste ano, comemoramos 70 anos de atuação no Brasil, preparando as celebrações para os 100 anos da Caterpillar no próximo ano e de 50 anos da fábrica de Piracicaba (SP) em 2026”, comentou o presidente da fabricante, Carlos Alexandre Medeiros de Oliveira.


A DEUTZ destacou o modelo TD 2.9 L4, um motor Tier IV de 55,4 kW com 4 cilindros em linha, refrigerado a água, turboalimentado e com sistema de injeção Common Rail. “É um produto novo no Brasil, dirigido ao mercado de plataformas elevatórias, com grande potencial de expansão”, ressaltou Hamilton Junior, gerente de peças e serviços da operação brasileira.


O gerente Hamilton Junior detalhou as soluções
mais recentes da Deutz em motorização

A marca exibiu ainda a recém-lançada linha de motores Hunan Deutz Power, produzida na China e atualmente composta por 4 modelos com potências entre 200 e 430 kW, voltada para geração de energia e aplicações industriais. Também em destaque, o modelo TCD2012L06 2v Tier III, de 121 kW, é voltado para re-power de equipamentos de Linha Amarela.

O gerente não deixou de ressaltar a linha de grupos geradores da marca, com range de potência de 15 a 550 kVA. A faixa até 67 kVA inclui produtos refrigerados a óleo, enquanto os demais são refrigerados a água, com aplicação em diversas aplicações.

“Essa linha é totalmente montada no Brasil”, ressaltou Junior.

No estande, também foi possível conferir as soluções PowerTree para carregamento de veículos elétricos fora de estrada. “Também estamos apresentando o segmento Green, com motores a hidrogênio para equipamentos OTR, com destaque para o modelo TCG7.8 H2”, completou o executivo.

De acordo com ele, os motores a hidrogênio devem chegar em breve ao Brasil. “Este ano estamos indo bem no mercado brasileiro, acreditando em crescimento relativamente a 2023”, observou.


Com investimentos que incluem a abertura de um escritório comercial na capital paulista, a DEVELON divulgou seu portfólio de escavadeiras de 65 a 80 t, miniescavadeiras de 1,7 t e 5 t e caminhões rígidos para 90 t, além de escavadeiras florestais.

Durante a feira, a marca destacou novidades como as escavadeiras fabricadas no Brasil, com portes de 15, 18 e 22 t.

Além de apresentar os produtos, a empresa aproveitou para consolidar o recente movimento de rebranding no Brasil.

“Nosso sentimento é de que já estamos sendo reconhecidos pela nova marca”, observou o gerente de vendas Leandro Yokoti, acrescentando que a empresa trouxe profissionais de fora do país ao evento.

“A resposta de todos foi unânime em relação às expectativas superadas, tanto em termos de visitantes quanto de negócios fechados”, destacou.


Na Develon, Leandro Yokoti ressaltou o
reposicionamento da marca e novas soluções

Sobre o sentimento acerca do momento vivido pelo setor no país, os representantes da empresa demonstraram confiança em, ao menos, obter resultados semelhantes aos registrados em 2023.

“Para nós, a diferença é que temos uma quantidade maior de equipamentos neste ano”, ressaltou Ki Wung Kim, presidente da marca no Brasil, exemplificando a afirmação com lançamentos como um caminhão fora de estrada de 90 t.

“Ou seja, mesmo falando de um número estável em relação ao ano passado, acabamos mordendo uma fatia maior de mercado que em 2023”, ponderou.


Na M&T Expo 2024, a FURLAN se destacou ao apresentar soluções integradas que prometem revolucionar o setor.

Segundo Felipe Vaz, gestor de negócios da empresa, isso é possível por meio da oferta de uma planta completa aos clientes, incluindo desde alimentadores até a soluções para moagem.

“Nosso foco é reduzir os custos operacionais dos clientes, fornecendo uma solução que abrange toda a operação”, explicou. “Isso fortalece a parceria e aumenta a eficiência.”

Durante a feira, a empresa surpreendeu os participantes com o lançamento de um britador cônico que traz inovações no ângulo de britagem e aumento de rotação, otimizando os processos na área de agregados.

O equipamento oferece a possibilidade de 7 configurações de cavidades de britagem, sistema hidráulico para ajuste de abertura e boca de alimentação totalmente livre.

“A resposta do público foi imediata e positiva, com vendas significativas já nos primeiros dias do evento”, afirmou o gestor, que se mostrou satisfeito com os resultados dos negócios gerados durante a feira.


O executivo Felipe Vaz promoveu as
soluções integradas para britagem da Furlan

Apesar de prever um mercado desafiador para o próximo semestre, Vaz também mostrou-se otimista quanto ao futuro.

“Investimos 20 milhões para expandir nossa capacidade de produção, o que permitirá atender melhor à demanda crescente e reduzir os tempos de entrega”, afirmou.


Referência na fabricação de tuneladoras e sistemas mecanizados para a abertura de túneis, a HERRENKNECHT reforçou no evento sua atuação global, destacando as principais obras em que a empresa vem atuando em anos recentes.

Segundo o engenheiro sênior Edson Peev, diversos projetos no país já utilizaram os equipamentos da marca, como as obras das linhas 4 e 5 do metrô de São Paulo (SP), além da linha 4 no Rio de Janeiro (RJ).

“Também estamos atuando na linha 6 do metrô de São Paulo, dando suporte técnico para a tuneladora, com expectativa de participar da extensão da linha 2”, posicionou.

“Essa obra já está em execução, mas existe um novo lote que ainda que não se iniciou, de modo que também devemos ter uma máquina atuando nesse projeto.”


O engenheiro Edson Peev citou obras
icônicas com a participação da Herrenknecht

Dentre os projetos relevantes que contam com equipamentos da marca também se destaca a instalação de tubulações de gás em Cubatão (SP), que vem sendo realizada com máquinas de 300 e 500 t.

“Essa obra conta com um lance de 3 mil m”, disse Peev, destacando que a obra utiliza o método de perfuração direcional HDD (Horizontal Directional Drilling).

“De fato, é uma obra icônica, pois consiste na maior extensão já feita com esse tipo de equipamento no Brasil.”

De acordo com o engenheiro, outro destaque é um projeto que utiliza uma máquina capaz de perfurar até 4.000 m de profundidade.

“O equipamento vem sendo utilizado em perfurações de petróleo da Eneva”, informou o engenheiro, citando ainda o uso dos equipamentos para a instalação de coletoras de esgoto em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Para 2024, acreditamos que muitos projetos devem sair do papel, com perspectivas positivas de crescimento”, afirmou.


Após reposicionar a marca no ano passado, a HYUNDAI preparou um estande repleto de lançamentos para a M&T Expo.

Com novidades baseadas nos pilares de inovação e solução, além de tecnologia e ergonomia na operação, a empresa destacou a linha de miniescavadeiras, já disponível na Europa e nos EUA e que agora chega ao Brasil.

Entre os equipamentos da família está o modelo HX17Az, uma máquina de 1,8 t com engate rápido de série, linha hidráulica para implementos e cabine ROPS.

“Também exibimos a HX35Az, uma miniescavadeira que conquistou o Red Dot 2022”, destacou o supervisor de vendas Eric Pereira, mencionando um dos mais importantes prêmios de design do mundo.


O supervisor Eric Pereira listou inovações
da linha de miniescavadeiras da Hyundai

A marca destacou ainda outras soluções do portfólio, como a linha de motoniveladoras com potências de 130, 170, 190 e 220 hp.

Segundo Felipe Cavalieri, CEO da BMC-Hyundai, a empresa tem inovado em todos os segmentos em que atua, ajudando os clientes em um cenário que, na perspectiva da empresa, é marcado por incertezas, mas também repleto de oportunidades.

“Acreditamos na resiliência do empresário brasileiro para enfrentar adversidades e buscar caminhos para o crescimento”, afirmou Cavalieri, destacando que a M&T Expo é uma plataforma excepcional para o lançamento de produtos e fortalecimento das relações com clientes e parceiros.

“Estamos testemunhando uma retomada gradual das atividades econômicas e percebemos um apetite renovado por investimentos em infraestrutura”, completou.


A INDECO divulgou seu amplo portfólio no São Paulo Expo, com destaque para o martelo rompedor HP 18000 FS, apresentado como o maior do mundo, além de uma gama de produtos como martelos rompedores, tesouras sucateiras, compactadores de solo e trituradores florestais, dentre outros.

Segundo Luca Silvi, diretor executivo da operação no Brasil, os trituradores florestais são importados dos EUA, tornando-se um dos equipamentos da marca mais procurados no país.

“Nossos produtos são voltados para diversos mercados, como mineração, terraplanagem, construção e demolição”, listou.


Além de exibir britadores, Luca Silvi
divulgou a entrada da Indeco na locação

Outro destaque foi o anúncio da oferta de serviços de locação de equipamentos, ampliando o leque de negócios da empresa.

Lançado no evento, o serviço “Indeco Loca” permite ao cliente simplesmente locar um equipamento, sem a necessidade de recorrer a um operador ou máquina de terceiros.

“Essa opção é voltada para quem já possui a própria máquina”, ressaltou Silvi.

“Sendo assim, abre possibilidades de locar implementos com valores mais acessíveis do que a locação do conjunto todo.”


Que a M&T Expo foi surpreendente para os negócios tornou-se consenso entre os expositores, mas na percepção de Christiano Kunzler, presidente da INFRABRASIL, a feira gerou resultados acima dos obtidos com o desempenho atual do mercado.

A empresa faz a gestão completa de operação de minas, desde a escavação e carga de grandes massas de minério e estéril, até a logística de transporte, além de ser representante das marcas LGMG, K-Tec, Bell e Sunward para as linhas de equipamentos acima de 10 t.


Com as marcas LGMG, K-Tec, Bell e Sunward,
a InfraBrasil obteve resultados acima do esperado

“É a primeira vez que participamos da M&T Expo e conseguimos efetuar uma venda de quase 50 caminhões LGMG rígidos fora de estrada com 70 t de capacidade de carga”, contou Kunzler, destacando o elevado fluxo de visitantes no estande.

“Fomos surpreendidos pela quantidade de pessoas que foram nos cumprimentar, fruto de parceria e amizade conquistada ao longo de todos esses anos de mercado.”

O executivo começou a carreira no setor de equipamentos para construção como motorista de caminhão basculante.

Depois, tornou-se operador de máquinas, locador, distribuidor no estado do Rio Grande do Sul e, na sequência, dealer de máquinas em São Paulo.

“Toda essa vivência nos dá uma elevada bagagem para atestar os equipamentos que fornecemos, pois só vendemos o que acreditamos”, assegurou Kunzler, acrescentando que a empresa também fornece a prestação de serviços de operadores.


Com 20 máquinas no estande, a JOHN DEERE reforçou a nova proposta de oferecer produtos de acordo com as necessidades de cada mercado, materializada com a introdução das linhas G, P e X.

“O portfólio agora tem versões em vez de séries”, ressaltou Thomás Spana, gerente de vendas da divisão de construção.

“E os negócios já acontecem, inclusive com os vários lançamentos que foram preparados especialmente para a M&T Expo, porque a máquina é apenas o começo da jornada.”

Segundo o especialista, as versões G, P e X estabelecem níveis de, respectivamente, configurações básicas, recursos avançados e tecnologias disruptivas para o portfólio.

“A nova estratégia parte de modelos de confiabilidade e robustez da linha G, passa por recursos avançados da linha P até chegar a soluções de alta produção da linha X”, disse.

Um exemplo da nova estratégia foi exibido com uma série de produtos, começando pelas novas escavadeiras 210 P e 350 P, que contam com sistema de giro exclusivo, três modos de operação e diferentes níveis de potência e eficiência, além de nivelamento 2D integrado.


Modelos como a escavadeira 210 P introduzem
a estratégia de versões da John Deere no país

Na linha de retroescavadeiras, a versão do modelo 310 P traz novo motor eletrônico, com maior disponibilização de dados, além de habilitar o Modo ECO, que promete economia de até 20% no consumo por meio de ajuste automático da rotação.

A motoniveladora 620 P, por sua vez, introduz funcionalidades que automatizam operações repetitivas, além de trazer novos controles (joystick e minialavanca) e círculo de giro em versão Premium.

Já a nova pá carregadeira 744 P conta com balança integrada, novo assento pneumático e nova coluna de direção.

Na linha G, os destaques foram a nova escavadeira 200 G, que promete baixo consumo de combustível, e a pá carregadeira 444 G, indicada para aplicações agrícolas e de construção.

Já o conceito dos modelos X (ainda sem previsão de lançamento no país) foi representado pela retroescavadeira 944 X, equipada com sistema de transmissão híbrido-elétrico E-Drive, capaz de recapturar a energia cinética nas operações.

O estande reservou ainda uma homenagem a Fernando Aragão, CEO da Armac, que chegou à marca de 1.000 máquinas da marca na frota para locação.


A KOMATSU destacou novidades como a escavadeira PC360LC-8M2, equipada com motor de 286 hp e projetada especialmente para a construção pesada e mineração de agregados.

Com fabricação nacional, a escavadeira “traz melhorias importantes em segurança, produtividade, manutenção e ergonomia”, garantiu a fabricante.

Em relação ao modelo PC350LC-8, a máquina de 36 t conta com reforços estruturais em pontos como coroa de giro, lança e braço, além de maior potência, prometendo até 4% a mais de produtividade.

Exibindo 10 máquinas, o estande também destacou a escavadeira PC200-10M0, igualmente produzida no país e desenvolvida para atividades como terraplenagem, construção predial e obras de infraestrutura urbana.

“O Brasil tem hoje a 4ª maior demanda de equipamentos do mundo e, a partir desse momento, ganhamos visibilidade global”, comentou Guilherme Santos, CEO da operação brasileira.

“Nesse aspecto, entramos não só com a questão do tamanho adequado para a demanda do mercado, mas também da alta performance do equipamento em relação aos concorrentes.”


Guilherme Santos citou a alta performance
da Komatsu em relação aos concorrentes

Segundo ele, a fabricante tem tido o cuidado de trazer a tecnologia adequada para o mercado brasileiro na hora certa.

“Temos visto um crescimento da oferta de eletrificação, por exemplo, mas temos de trazer essa tecnologia no momento em que tivermos a estrutura para utilizar os equipamentos”, observou.

“Isso inclui uma solução de apoio, garantindo performance, produtividade, tempo de carregamento, duração da bateria e manutenção adequada. Ou seja, não é só vender a máquina.”


Um motor a diesel com capacidade duas vezes superior à do modelo mais potente do portfólio atual foi o destaque da KUBOTA na feira.

Denominado V 5009, o propulsor de quatro cilindros tem potência de 157 kW e traz refrigeração a água, sistema common rail de injeção eletrônica e turbocompressores.

“Antes, nosso maior motor tinha potência de 73 kW”, ressaltou Carolina Pham, gerente sênior de marketing da fabricante.


No estande da Kubota, Carolina Pham
destacou propulsores de maior potência da marca

A executiva destacou a parceria recentemente formalizada com a Industrial Equipment, que em novembro do ano passado assumiu a posição de representante oficial para a distribuição de motores, peças de reposição e prestação de serviços da marca no Brasil.

“As perspectivas para este ano são muito promissoras, pois pretendemos entrar com mais força no mercado OEM”, afirmou Matheus Riso D’Andrea, consultor de vendas da distribuidora, citando os fabricantes de geradores como um mercado potencialmente interessante para ampliação da demanda.

“Também apostamos em preços mais competitivos, buscando ampliar a presença em clientes que já possuem nossos motores”, completou.

Já em início de comercialização nos EUA, o motor V 5009 será disponibilizado no Brasil no próximo ano, informou D’Andrea, visualizando potencial de geração de negócios para os produtos especialmente em mercados que exigem motores a diesel de pequeno a médio porte.

“Isso inclui geradores e máquinas agrícolas, de mineração e de navegação, entre outros”, especificou.


Em sua segunda participação, o principal objetivo da LANTEX na feira foi aumentar a visibilidade da marca, apresentando os principais produtos da empresa aos clientes.

“Para esta edição, a intenção é nos tornarmos mais conhecidos, mostrando as vantagens das nossas telas para peneiramento de minérios e agregados”, afirmou o analista de marketing Rodrigo Vidal.

Segundo ele, a participação em eventos como a M&T Expo representa uma oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes, além de identificar as necessidades do mercado, “mostrando de forma efetiva e direta os produtos e soluções mais apropriados para o que o cliente realmente necessita”.

Em termos de produtos, a empresa exibiu uma gama de telas produzidas com geometrias diferenciadas (quadradas, redondas e autolimpantes, entre outras) e diferentes matérias-primas.


O analista Rodrigo Vidal destacou as
telas da Lantex para peneiramento

Em telas de aço, por exemplo, a empresa utiliza materiais de alto carbono como SAE 1080, SAE 1072, SAE 1065, DIN 17223, NR 225 e NR 220, enquanto as telas de poliuretano são produzidas a partir de matérias-primas como MDI e TDI, éster ou éter, além de opções em borracha.

Segundo Vidal, a empresa vem registrando resultados positivos, obtendo um expressivo aumento de 38% entre 2022 e 2023, o que levou à ampliação da infraestrutura da fábrica em Sorocaba (SP), que duplicou a área fabril para 10 mil m2.

“Com um investimento de cerca de R$ 12 milhões, essa operação fez a fábrica quase triplicar a produção de alguns itens, passando de 9 mil para 25 mil peças”, disse o analista.

“Em termos de crescimento futuro, a expectativa é de um avanço de, pelo menos, 24% neste ano.”


Na M&T Expo, a LIEBHERR estendeu as celebrações dos 50 anos de presença no Brasil.

De acordo com o diretor comercial e de pós-venda Daniel Poll, a fabricante “vem exercendo incansavelmente seu papel nesse período”, investindo em equipamentos com foco em sustentabilidade, alta tecnologia e eficiência, com máquinas que buscam maximizar o custo por tonelada com o menor consumo possível.

“Já são mais de cinco décadas contínuas no país, com altos e baixos da economia, mas sempre acreditando no Brasil”, destacou.


Com foco institucional, Poll acentuou as
celebrações de 50 anos da Liebherr no Brasil

De acordo com o diretor, isso fica patente pelo fato de que, das 13 linhas produzidas globalmente pela fabricante, 11 já são disponibilizadas no Brasil.

Para 2024, o executivo disse esperar que – mesmo em meio às incertezas de mercado – “as obras anunciadas se iniciem para movimentar o mercado”.

Na feira, a participação da empresa teve um caráter mais institucional, com o intuito de “sentir a temperatura do mercado”.

“Não lançamos um produto novo específico”, ressaltou Poll. “Mas tanto aqui na feira quanto na celebração dos 50 anos da empresa no Brasil, prevista para junho, buscamos mostrar que estamos cumprindo nosso papel ao longo de todos esses anos, sempre com equipamentos que acompanham de perto as tendências do mercado.”


Preocupada com a sustentabilidade sem perder a produtividade de vista, a LIUGONG mostrou na M&T Expo algumas novidades em suas linhas de produtos e sistemas de gerenciamento remoto, aliando tecnologia e robustez.

De acordo com o gerente de marketing de produto, Diego Zolezi, a nova série T de pás carregadeiras é uma evolução da linha H, já conhecida no mercado desde 2015.

“A linha T eleva a tecnologia da linha H, introduzindo painéis de LED, ventiladores com função autorreversa e sistema FNR integrado aos joysticks, representando o ápice em eficiência e operacionalidade”, garantiu.

Por sua vez, o especialista de marketing Maico Azevedo detalhou os avanços no sistema de telemetria.


Maico Azevedo e Diego Zolezi
apresentaram produtos e sistemas da LiuGong

“Nossa tecnologia não só oferece gerenciamento remoto das máquinas, mas também reforça a segurança com a implementação de cercas geográficas virtuais, essenciais para prevenir roubos em locais isolados”, afirmou Azevedo, destacando que o sistema permite monitorar as máquinas em tempo real, receber alertas de segurança e gerenciar operações à distância, “aumentando significativamente a eficiência operacional e a segurança dos equipamentos”.

As expectativas para o mercado, conforme destacado por Zolezi, “são de manutenção de um crescimento estável, apoiado pela contínua demanda por alta qualidade e performance em equipamentos de construção”.


Expositora assídua da M&T Expo, a MACHBERT levou rompedores hidráulicos ao evento, além de diferentes acessórios para escavadeiras, pulverizadores, tesouras de demolição e engates rápidos (com projeto da própria marca).

“Somos um dos poucos distribuidores na feira que apresentam um manipulador telescópico da Dieci e a linha de miniescavadeiras da Wacker Neuson”, observou Alberto Moreira, diretor da companhia, que aproveitou a oportunidade para apresentar uma novidade.

“Anunciamos na M&T Expo a linha da MacLean, empresa canadense que fabrica equipamentos utilitários para minas subterrâneas, que é o futuro da mineração no Brasil”, revelou.

Com vasta experiência em soluções a bateria, a companhia mantém no portfólio opções a combustão e elétricas. “Olhando para o futuro, a perspectiva para os elétricos é muito grande”, comentou Moreira.


Com itens diferenciados, Alberto Moreira
destacou rompedores e acessórios da Machbert

“A mineração caminha para o subterrâneo e, em pouco tempo, serão proibidas máquinas que aumentam as temperaturas nesses ambientes.”

Para o executivo, o evento superou todas as expectativas, com resultados acima do esperado.

“É um momento importante para economia do Brasil e precisamos de feiras como essa para movimentar o mercado”, acrescentou Moreira, considerando as dificuldades vividas nos primeiros meses do ano.

“Isso nos anima a acreditar que teremos um ano mais interessante.”


A METSO aproveitou o evento para lançar o novo britador HP350e, voltado para o mercado de agregados, especialmente pedreiras, empreiteiras e operações com calcário.

Evolução do modelo HP300, a solução incorpora as mais recentes inovações da família de britadores cônicos da marca.

“Estamos renovando toda a linha HP, o que é indicado pela letra ‘e’, significando equipamentos mais eficientes e econômicos”, explicou Galvão Maia, especialista em agregados e construção da companhia.

Segundo ele, os principais benefícios da atualização incluem desempenho aprimorado, com mais movimento excêntrico e até 16% a mais de potência, além de um elevado volume de peças intercambiáveis, o que permite suporte global e contínuo de peças sobressalentes para novas unidades.

“O HP350e chega para substituir o superfamoso HP 300, que é uma máquina renomada e consolidada no mercado”, acentuou Maia.

“Inclusive, já vendemos uma unidade, que vai ser entregue em meados de junho para uma pedreira em Varginha, no sul de Minas, mas as expectativas de negócios na M&T Expo são muito positivas.”


No estande da Metso, Galvão Maia destacou
os benefícios do novo britador HP350e

Segundo Galvão, a Metso vem de anos muito positivos nos resultados, dobrando de tamanho. Agora, o grande desafio é manter esse patamar.

“A expectativa é que as concessões tragam certa sustentação para que esse movimento permaneça”, afirmou. “Até porque a redução da taxa de juros tende a ser impactante no nosso negócio.”


A partir da solicitação de clientes, a NEW HOLLAND CONSTRUCTION promoveu melhorias em muitos dos equipamentos lançados na feira.

É o caso das retroescavadeiras B95C e B110C, produzidas em Contagem (MG) e que prometem maior robustez, com design idêntico aos equipamentos globais fabricados na Itália, EUA e Índia.

Outro destaque foi a nova versão da carregadeira W12D, que inclui versão agrícola.

“Essa máquina recebeu a maior parte das solicitações dos clientes, incluindo maior eficiência de consumo (com tanque 53% maior) e durabilidade, além de mudança no sistema de ar-condicionado e otimização de joystick”, comentou o gerente de marketing Rafael C. Barbosa.

Também atraíram o público as miniescavadeiras produzidas na Itália após a aquisição da Sampierana, lançadas na ConExpo 2023.

O modelo E35D (3,5 t) conta com duas versões com cabine fechada, esteira de borracha ou metal e possibilidade de engate rápido, além de motorização Stage V.

“Ainda não é uma exigência no nosso mercado, porém a gente traz pensando na sustentabilidade do cliente”, lembrou Paula Araújo, vice-presidente da marca para a América do Sul.


Paula Araújo, da New Holland: primeira feira
com o mercado interno acima de 30 mil máquinas

Produzida na Itália, a carregadeira W80C (6 t) também ganhou holofotes, com preparação para uso de implementos, motor Tier IV Final e transmissão hidrostática.

A empresa também divulgou soluções como FleetPro, rede de peças disponível inclusive para equipamentos de concorrentes, e FleetConnect, para monitoramento a distância.

“Isso abre a oportunidade de agir preventivamente no site do cliente, com monitoramento pela fábrica e pela rede”, destacou Paula, citando ainda o programa BDA (Breakdown Assistance) que substitui a máquina do cliente em campo até que ela volte a funcionar.

Sobre retornar à M&T Expo, a executiva foi categórica. “É sempre muito importante participar, pois a feira reúne os principais players do mercado”, disse.

“Além disso, pela primeira vez estamos em uma feira com o mercado de construção acima de 30 mil unidades no Brasil.”


A PW HIDROPNEUMÁTICA deu ênfase ao portfólio de carretas hidráulicas de perfuração, atualmente composto por 5 modelos.

Em destaque, o modelo Puma Junior traz design similar ao dos modelos pneumáticos, no qual o operador trabalha em pé ao lado da máquina, oferecendo diâmetro de furação de 2.1/2” a 3.1/2”.

Por sua vez, o modelo Puma tem diâmetro de furação de 3” a 4” e oferece cabine com opção de ar-condicionado e coletor de ar.

Já a Linha Lobo abrange 3 modelos que, em conjunto, permitem furações na faixa entre 2.1/2” e 4.1/2”, trazendo de série itens como coletor de poeira e cabine ROPS/FOPS com ar-condicionado, além de boom extensível e patolas.

“Essa carreta é a única do mercado nacional com giro do chassi”, assegurou a especialista de vendas e marketing Manoela Wolf.


A PW deu ênfase ao consagrado portfólio
e carretas hidráulicas de perfuração

Para ela, fatores como alta capacidade de produção e menor consumo vêm impulsionando a venda de carretas hidráulicas no mercado nacional, chegando a ocupar espaços antes dominados por modelos pneumáticos, tornando-se predominantes nas vendas.

“Em termos de negócios, estamos indo muito bem este ano”, afirmou a profissional da empresa, cujo portfólio inclui ainda perfuratrizes, marteletes, rompedores, rotatores e outros produtos utilizados em setores como mineração, geotecnia e construção civil.


A ROSSETTI, por sua vez, levou à feira alguns implementos-chave da linha de basculantes, como uma caçamba basculante meia cana. Com indicação para uso em mineração pesada, o implemento é fabricado em aço Hardox e promete maior resistência a impactos.

Outros destaques do estande incluíram duas caçambas VR com pistão frontal e ação direta ou indireta.

“O tempo para basculamento é variável”, ressaltou João Vitor Ribeiro, analista de vendas da empresa.

“Por ser mais leve, a opção frontal é mais rápida, embora os clientes tradicionais ainda prefiram a ação indireta, por se sentirem mais seguros em relação ao desgaste e à torção do pistão.”

Até por isso, o especialista citou a ação indireta da caçamba VR como o principal lançamento da marca na feira, ganhando visibilidade no evento.

Além desses, a fabricante também exibiu um semirreboque basculante de três eixos e 22 m3.

Mais curto, o produto é voltado para operações com espaço reduzido para manobras, tanto para carregamento de areia como brita e minério.


Na Rossetti, João Vitor Ribeiro destacou
caçambas e semirreboques de alta resistência

Segundo Ribeiro, o semirreboque é fabricado em aço LN, altamente resistente ao desgaste.

“Temos ainda a linha de carga geral, voltada para o transporte de materiais de maior desgaste e impacto, enquanto a linha graneleira é indicada para tarefas de menor impacto e abrasão”, complementou.


Em nova participação, a SANDVIK exibiu destaques como as novas linhas de peneiras, britadores e ferramentas de perfuração de rochas da marca, além de simuladores de treinamento e soluções digitais.

Uma das principais novidades, segundo o gerente de negócios da divisão Mining and Rock Solutions, Cristiano Silva, “foi a linha ampliada de peneiras, agora com portfólio ainda mais abrangente, capaz de atender a uma grande variedade de aplicações”.

Na linha de britagem, a empresa expôs o britador de mandíbulas CJ412 e o britador cônico da linha 800i, que foi atualizado com o novo sistema de automação e conectividade ACS.

“A M&T Expo é um evento extremamente importante para o setor e para a empresa”, afirmou Silva.

“Afinal, é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes, além de expor soluções Premium que são líderes de mercado.”

No evento, disse ele, o foco foi demonstrar como as soluções da empresa podem apoiar o futuro da mineração inteligente e sustentável, “auxiliando clientes na superação dos desafios das operações, alcançando resultados cada vez melhores e com segurança”.


Além de peneiras, britadores e ferramentas,
Cristiano Silva destacou simuladores da Sandvik

No estande, sobressaíram ferramentas de perfuração de rochas, incluindo o modelo CT67, o mais recente sistema de roscas curvas da marca.

“Essas soluções aumentam a produtividade e a sustentabilidade das operações, reduzindo os custos e as emissões”, assegurou Silva, destacando ainda simuladores para equipamentos de superfície e subterrâneos como Pantera DP1500i e Sandvik DD422i, exibidos em plena operação na Arena de Demonstração.


Em parceria com a Irmen Máquinas, o estande da SANY recebeu uma escavadeira de pneus de 22 t, assim como a maior escavadeira do Brasil (uma máquina de 125 t em operação na área externa do evento, juntamente com o caminhão fora de estrada SKT, de 130 t).

Além disso, a empresa divulgou uma escavadeira lançada recentemente, que conta com itens normalmente oferecidos como opcionais.

“Fomos um dos primeiros a trazer equipamentos elétricos ao país, com escavadeira e caminhão fora de estrada já em operação na mineração”, afirmou o consultor Gustavo Diniz.


O consultor Gustavo Diniz ressaltou o
pioneirismo da Sany no segmento de elétricos

No caso do caminhão fora de estrada a bateria, o veículo é recarregado enquanto está em movimento de descida.

Assim, o equipamento normalmente chega a 70% ou 80% da bateria no horário do almoço, precisando apenas de uma recarga rápida para terminar o turno diário.

“Indicamos a solução para operações específicas, pois os trabalhos em locais planos não são capazes de aproveitar ao máximo esse diferencial”, destacou Diniz, comemorando que os resultados conquistados no Brasil estão melhorando mensalmente.

"Já na linha de escavadeiras convencionais de terraplanagem, o diferencial para os clientes fica por conta de máquinas mais simples e sem muita eletrônica embarcada, que podem receber manutenção sem risco de travamentos causados por sensores”, explicou.


A SDLG exibiu a linha de produtos mais recentes de seu portfólio, incluindo a nova Série H de carregadeiras nas classes de 1,8 t e 3,5 t de carga operacional.

Como principais destaques, o estande incluiu o modelo L918H (peso operacional de 6.700 kg, capacidade de 1,8 t, caçamba de 1 m³ e motor de 88 hp), além das pás L936H e L938H (com pesos operacionais de 11.450 kg e 11.500 kg, respectivamente, capacidade de 3,5 t, caçamba de 2,1 m³ e motor de 141 hp), com possibilidade de monitoramento pela ferramenta de telemetria T-Box.

“Alguns segmentos esperavam por isso”, comentou o diretor comercial Gilson Capato. Fabricadas na China, as máquinas compactas são indicadas para obras de construção em centros urbanos, mas exibem um leque de aplicação mais amplo.

“As compactas também abrem frentes de oportunidades em setores agrícolas”, argumentou.


Gilson Capato, da SDLG: carregadeiras
compactas abrem oportunidades de mercado

Outro destaque foi a motoniveladora G9190H (16.000 kg de peso operacional), equipada com sistema de giro de dois cilindros, lâmina de 3.962 mm e motor de 193 hp.

“Estamos mantendo a tradição de ser a marca chinesa que mais dá respaldo ao cliente em pós-venda”, assegurou Capato.

Como pré-lançamento, a marca exibiu ainda a 3ª geração da carregadeira elétrica L956HEV com carregador.

Com autonomia média de trabalho de 6 h, o equipamento se destaca pela bateria com química LFP, que promete uma “operação segura e elevada vida útil”, podendo ser totalmente carregada em pouco mais de 1 h com carregador rápido.

“Eram comuns os questionamentos sobre quando essas máquinas viriam para cá, e chegou a hora”, comentou o especialista em elétricos Rafael Nieweglowski.

“Nossa intenção é acelerar nesses detalhes nos próximos meses e fazer o lançamento ainda este ano.”


As minicarregadeiras recém-lançadas pela SUNWARD foram ressaltadas por Celio Neto Ribeiro, CEO da SGB Máquinas (que já foi dealer exclusivo da linha compacta da marca no estado de São Paulo).

Com equipamentos de até 10 t, as novidades incluíram a minicarregadeira SWL 2820, com peso de 2.830 kg e capacidade de carga de 750 kg, e a minicarregadeira SWL 4028, com peso de 3.700 kg e capacidade de carga de 1.300 kg.

Como antecipou Ribeiro, as novas pás carregadeiras da marca chegariam ao mercado nacional em maio, incluindo o modelo SL 32W, com peso de 5.760 kg e capacidade de carga de 1.500 kg, e SL 31W, com peso de 10.300 kg e capacidade de 3.000 kg.

“A Sunward é uma marca chinesa focada no mercado ocidental e, por isso, trabalha com tecnologia alemã e japonesa em 95% de seus produtos”, afirmou.

A marca atuou no mercado brasileiro até 2012, retornando agora por meio da representação da SGB.

“Pela qualidade do produto e do pós-venda, a aceitação tem sido excelente”, constatou Ribeiro.


Celio Neto Ribeiro, da SGB, realçou as
minicarregadeiras recém-lançadas pela Sunward

“Em termos de negócios, o ano está sendo muito bom”, acrescentou o profissional da SGB, que também distribui outros produtos compactos da mesma marca, incluindo a linha de miniescavadeiras composta por seis modelos com pesos de 1,01 a 7,68 t e profundidades máximas de escavação entre 1.825 e 4.000 mm.


Até então especializada em transportadores para agregados e mineração, a principal novidade divulgada pela SUPERIOR na feira foi o ingresso no mercado dos britadores, segmento para o qual apresentou dois modelos: o britador de mandíbulas 3055, com capacidade na faixa de 240 a 780 ton/h e tamanho máximo de alimentação de 610 mm, e o britador cônico P400, com potência de 300 kW e abertura máxima de alimentação de 310 mm.

Em breve, a multinacional passará a produzir em sua unidade brasileira – localizada em Rafard (SP) e atualmente em processo de ampliação – toda a família de britadores cônicos, de mandíbula e impacto, além de peneiras vibratórias e calhas de alimentação.

Há alguns anos, a empresa já vinha produzindo britadores localmente, mas que eram enviados para o mercado norte-americano.

“Estávamos nos estruturando antes de começar a oferecê-los no mercado nacional, pois não fornecemos apenas máquina, mas também serviços e assistência técnica”, pontuou Danilo Bibancos, diretor executivo da empresa no Brasil.

“Agora, estamos prontos para ingressar nesse mercado.”


O diretor Danilo Bibancos divulgou a
nacionalização de produtos da Superior

Os britadores da marca, assegurou, oferecem até 10% a mais de produção em comparação a produtos similares com a mesma potência.

“Isso é bom não só do ponto de vista operacional, mas também pela redução do consumo de energia”, ponderou Bibanco, que se disse confiante no desempenho em 2024. “Este ano está sendo bom para nós”, garantiu.

“A linha nacional de britadores ajudará a incrementar ainda mais os negócios.”


Exibindo conceitos de eletromobilidade, o estande da VOLVO CE deu destaque para a carregadeira de rodas L25 Electric, um modelo com peso operacional de 4,9 a 5,2 t e capacidade de carga de 1,7 t, além da escavadeira elétrica ECR25 Electric (com peso operacional de 2,7 t) e da pá carregadeira média L120 (com peso operacional na faixa de 20 t e trem de força 100% elétrico, movido por oito packs de baterias de 282 kW/h).

Com autonomia de 5 a 10 h, dependendo da aplicação, o modelo L120 teve seu anúncio realizado em primeira mão na feira.

“Vivemos um momento de transformação, e hoje temos aqui dois lançamentos oficiais e um pré-lançamento que provam isso”, destacou o diretor de vendas de máquinas compactas e mobilidade elétrica, Rafael Nieweglowski.

“Consagrada no exterior, essa tecnologia aterrissa no Brasil e já temos algumas unidades em nossa rede de distribuição, com os resultados conhecidos na redução de emissões e de ruído, mas também de produtividade e rapidez.”

De acordo com o especialista, os segmentos prioritários para as soluções incluem agronegócios e ambientes fechados ou com nível controlado de ruído, como hospitais e túneis.

“Estamos mapeando esses segmentos e enxergamos um grande potencial para essas máquinas no Brasil”, avaliou o diretor, que acredita que os motores a diesel “ainda vão seguir por muitos anos”, convivendo com tecnologias alternativas.

O público também pôde conferir outros destaques do portfólio, como as atualizações das carregadeiras L60, L70 e L90 (produzidas no Brasil), com melhorias na transmissão e motorização e que passam a ser oferecidas na série H, além de produtos como o caminhão articulado A45G, a escavadeira EC350DL e a carregadeira L180H.

“Estamos produzindo máquinas com o mesmo nível de tecnologia embarcada das demais plantas globais”, disse Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America.


​​​​​​​Luiz Marcelo Daniel destacou o nível
global do portfólio da Volvo CE no país

“Tanto que o modelo A45G é exportado principalmente para os EUA, tornando-se o principal item da nossa pauta de exportação.”

O estande também foi palco para o lançamento do e-commerce de peças da marca, assim como para a apresentação da ferramenta “Connect Map”, um novo serviço por assinatura para monitoramento em tempo real da frota.


A WIRTGEN destacou as funcionalidades do Operation Center, disponibilizado após a junção da empresa à John Deere.

Por meio do centro, o gestor recebe ao final de cada dia um relatório produtivo da máquina com dados precisos sobre consumo de combustível, local de atuação e metros quadrados trabalhados, entre outros dados, independentemente da região em que a frota opera.

“Com isso, não há mais necessidade de quem está no campo produzir relatórios em papel ou fazer medições com uso de fitas métricas para acompanhar qual será a produtividade”, afirmou Adriano Correia, diretor-presidente do grupo no Brasil.

Além dessa novidade, a tecnologia também ganhou destaque no estande com equipamentos como a fresadora W 150 F e a recicladora WR 240. No espaço, o público teve contato ainda com as usinas da marca Ciber, agora equipadas com sensor de umidade.


​​​​​​​Além de divulgar o centro de operações,
a Wirtgen exibiu uma variedade de máquinas

“Os clientes conseguem ter certeza sobre a quantidade de toneladas produzida e o consumo de asfalto da máquina, sem a necessidade de apontador para verificar os dados”, ressaltou Correia, que se mostrou otimista em relação ao momento do setor de infraestrutura rodoviária.

“Os resultados no ano passado foram excelentes, teremos crescimento em 2024 e não há qualquer temor para 2025”, garantiu.

“Novas concessões estão saindo e não são restritas ao mercado de São Paulo, com expansões para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o que traz maior sustentabilidade para o nosso negócio”, comentou.


A XCMG destacou lançamentos como a atualização da motoniveladora GR1905BR, com peso operacional de 16.250 kg e opções de potência de 170, 180 e 190 hp, indicada para construção de estradas urbanas e rurais, reservatórios de água e construção de minas, entre outras aplicações.

“Essa motoniveladora foi modernizada tecnologicamente, tornando-se mais potente e econômica”, reforçou o diretor comercial Renato Torres. “Acreditamos que o mercado vai assimilar esse maquinário com muita facilidade.”

As características técnicas da motoniveladora incluem comprimento de 10.360 mm, altura de 3.470 mm e largura de 2. 625 mm, com opcionais como GPS via satélite com telemetria e controle de manutenção e localização, o que – segundo a empresa – diferencia o modelo no mercado de terraplenagem.

Outro destaque no evento foi a miniescavadeira XE80DA, com peso operacional de 7.730 kg, motor de 43,46 kW e capacidade da concha de 0,33 m3, voltada para construção civil, mineração e serviços rurais.

“Esse modelo é uma demanda de mercado, pois já tínhamos opções entre 5 e 15 t, mas faltava um modelo intermediário”, posicionou Torres.

“Como os clientes pediam esse equipamento, trouxemos a XE80DA para suprir a lacuna.”


Na XCMG, Renato Torres acentuou a
importância de atender aos anseios dos clientes

Em relação ao mercado, o executivo afirma que a empresa obteve resultados positivos em 2023, com acréscimo de receita.

No 1º trimestre de 2024, a fabricante manteve o ritmo.

“A empresa tem por tradição escutar as necessidades dos clientes”, comentou Torres.

“Para sermos bem-sucedidos, precisávamos corresponder aos anseios dos clientes com equipamentos que atendessem ao que eles realmente precisam.”


Presente na M&T Expo com a linha completa de miniescavadeiras, a YANMAR também destacou lançamentos recentes como a pá carregadeira compacta V3, oferecida com caçamba padrão ou de zinco.

“A partir de agosto, teremos outras novidades”, antecipou Anderson Oliveira, gerente comercial da linha de construção civil da empresa.


Com miniescavadeiras em destaque,
Anderson Oliveira antecipou novidades da Yanmar

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o sistema de monitoramento e telemetria SAR-System da marca, que permite ao gestor acompanhar a localização da máquina e receber alertas no celular sobre falhas ou revisões.

“Esse sistema é gratuito no primeiro ano e, depois, passa a ter uma mensalidade, sendo que mais de 90% dos clientes optam pela renovação”, explicou Oliveira, indicando que em torno de 30% das vendas são voltadas para a locação.

“Na área de compactos, o locador adquire o bem com preço mais atrativo, trabalha com o aluguel e posteriormente consegue revendê-lo por um valor interessante”, complementou.

Sobre a feira, o executivo percebeu uma movimentação diferente e animadora.

“As pessoas estão vindo com a intenção de comprar e não apenas entender mais sobre as máquinas”, avaliou Oliveira, para quem o interesse do público é um sinal bastante positivo, especialmente após um começo de ano morno.

“De fato, o 1º bimestre mostrou-se mais lento nas vendas, mas a partir de março passamos a notar um aquecimento no mercado”, comentou.


A ZOOMLION por sua vez, anunciou no evento o ingresso no mercado de Linha Amarela, inicialmente com três modelos de escavadeiras com peso operacional entre 3.790 e 22.100 kg e capacidade nominal de caçamba entre 0,1 e 1,1 m3, além da minicarregadeira ZS08V, com peso operacional de 2.850 k e capacidade de carga de 837 kg.

Antes de ingressar nesse segmento, a marca já disponibilizava no Brasil soluções como gruas, guindastes, plataformas elevatórias, empilhadeiras e bombas de concreto, além de ter anunciado a chegada no mercado nacional do caminhão-betoneira K8JB, que – segundo a fabricante – promete reduzir entre 50 e 75% o tempo de manutenção, com consumo de 5 a 8% inferior à média da indústria.

“A tecnologia da marca proporciona aos equipamentos uma vida útil 20% superior à da concorrência”, garantiu Alexandre Diniz, analista de marketing da empresa.


O ingresso da Zoomlion no segmento de
escavadeiras foi ressaltado por Alexandre Diniz

Como os demais players, o especialista projetou um bom ano para os negócios da empresa no Brasil, relatando um mercado que se reaquece gradativamente.

“Somente no primeiro dia da M&T Expo vendemos 15 guindastes”, celebrou.

“E a aceitação da linha de concreto também está sendo muito boa.”

CONCRETO & ASFALTO


Em nova participação, a AMMANN apresentou a 2ª geração da linha Premium de usinas móveis de asfalto.

Segundo Gilvan Medeiros Pereira, diretor-presidente da fábrica no Brasil, a linha ACM Prime vem conquistando espaço crescente desde a introdução no mercado brasileiro, em 2012, sendo que no ano seguinte a primeira máquina já foi produzida no país.

“Na nova geração foram introduzidos alguns adicionais que diferenciam a Prime 2.0 em relação à geração anterior, incluindo itens que integram o nosso novo pacote de sustentabilidade, como a gama de queimadores que podem usar hidrogênio como combustível”, descreveu.

De acordo com Pereira, o sistema pode ser utilizado para queimar uma combinação de hidrogênio e gás natural, bem como combustível 100% a hidrogênio na versão especial H2.

“Antes, os queimadores podiam trabalhar com até três combustíveis diferentes, um por vez, como diesel, óleo pesado ou GLP”, comentou. “Agora, permitem escolher ainda uma quarta opção, que é o hidrogênio, eliminando as emissões associadas ao queimador.”


​​​​​​​Gilvan Pereira destacou a nova geração
de usinas móveis de asfalto da Ammann

Outro destaque da linha Prime (que inclui as versões 100, 140 e 210) é a possibilidade de se trabalhar com até 40% de material asfáltico reciclado (RAP), ao invés de apenas 20% como antes.

“Aumentando o percentual de reutilização de um resíduo nobre, torna-se possível obter condições econômicas mais competitivas para se diferenciar no mercado, resultando em ganhos maiores”, disse o gestor.

Sobre o mercado, Pereira afirmou que o ano passado foi interessante, mas ele espera que a trajetória de crescimento se mantenha nos próximos anos.

“O ano de 2023 foi de recuperação no Brasil”, pontuou o executivo. “Aos poucos, estamos vendo as concessionárias crescerem em importância, embora ainda não o suficiente para recuperar os volumes anteriores a 2014.”


Na área de concreto, a FIORI pôs em destaque a autoconcreteira DB X50, uma central móvel que é carro-chefe do portfólio da marca, sendo concebida e projetada para misturar e transportar concreto on-site.

Autopropelida e autocarregável, a solução de 19.100 kg de peso conta com tração 4x4 off-road e tem capacidade de 5 m³ de concreto, com produção estimada de até 20 m³/h.

A companhia também aproveitou o evento para anunciar o lançamento do dumper D100 SW, com capacidade de carga de 10.000 kg e características especiais como reversibilidade de direção em 180º, cabine ROPS/FOPS, sistema de basculamento da caçamba e descarga trilateral.

Outro destaque da participação foi o anúncio do ingresso da marca no mercado de bombas de concreto, no qual passa a atuar como distribuidora da Turbosol (fabricante de origem italiana, como a própria Fiori).


​​​​​​​Na Fiori, André Penso destacou a
entrada no mercado de bombas de concreto

Inclusive, o primeiro equipamento dessa linha a chegar ao mercado brasileiro também marcou presença na feira, por meio do modelo Turbosol TB 30, que tem capacidade de bombeamento de 4 a 30 m³/h.

“Muitos clientes perguntavam sobre as bombas, de modo que identificamos essa oportunidade”, ressaltou André Penso, supervisor de marketing e produto da empresa.

Em termos comerciais, Penso comentou que os primeiros meses do ano foram bons para a operação brasileira, mas deixou claro que a feira aumenta as expectativas sobre os resultados. “Confiamos na feira para aquecer ainda mais os negócios, permanecendo confiantes para o restante do ano”, acrescentou.


Um modelo de usina de asfalto já bem-consolidado no mercado foi o principal destaque da LINTEC-IXON, que exibiu o modelo LX 8001, uma usina móvel de contrafluxo totalmente automatizada com capacidade de produção de 40 a 80 t/h.

Construída em chassi único e com misturador externo, o produto apresenta três silos de agregados com 6 m³ de capacidade cada (além de um quarto silo opcional), correia dosadora individual com ponte de pesagem, queimador com acionamento automático e cabine climatizada, entre outras características.

“Com o tempo, esse modelo vem recebendo atualizações importantes, contando agora com programação mais moderna, queimadores mais eficientes e elementos de desgaste de maior duração”, destacou o gerente comercial David Kaffka.


Usina móvel automatizada da Lintec-Ixon
foi destacada pelo gerente comercial David Kaffka

Segundo ele, a marca chegou à M&T Expo com o objetivo de se aproximar de um público que se readapta gradualmente às feiras setoriais de negócios, que foram interrompidas durante a pandemia.

“Ao menos até agora, não posso me queixar deste ano, pois estamos com uma boa carteira de clientes”, disse o especialista da empresa, que produz outros seis modelos de usinas móveis de asfalto, com capacidades na faixa entre 40 e 160 t/h, além de usinas gravimétricas montadas em contêineres e equipamentos de dosagem e mistura para usinas de asfalto e centrais de concreto.


Nesta edição da feira, a LINTEC & LINHOFF apresentou usinas de asfalto gravimétricas conteinerizadas, já conhecidas no Brasil, mas agora acompanhadas de novidades significativas no campo da reciclagem de asfalto, que permitem a reutilização de materiais de pavimentação, reduzindo custos e impactos ambientais.

Com longa tradição no fornecimento de soluções de asfalto e concreto, a empresa também exibiu tecnologias avançadas em reciclagem a frio e a quente, “refletindo o compromisso com a sustentabilidade e eficiência operacional”.

O diretor executivo Fernando Garrafa destacou a importância de adaptar as soluções às necessidades crescentes de qualidade no asfalto, impulsionadas pelas altas exigências dos clientes.


​​​​​​​O diretor Fernando Garrafa apresentou
as usinas conteinerizadas da Lintec & Linhoff

“Nossas usinas gravimétricas são altamente valorizadas por sua qualidade superior no produto final”, ressaltou. “Além disso, o design conteinerizado facilita a mobilidade e o transporte, permitindo montagem e desmontagem rápidas em diferentes locais de trabalho.”

Olhando para o futuro, Garrafa se disse otimista quanto às oportunidades no mercado brasileiro, especialmente com as novas concessões de infraestrutura em andamento, que demandam padrões elevados de qualidade e durabilidade.

“As perspectivas para este ano são excelentes”, apontou o diretor.


O ingresso no mercado das vibroacabadoras foi a grande novidade apresentada pela MARGUI, que até então se dedicava exclusivamente à produção de usinas de asfalto.

A responsabilidade pela entrada no novo segmento coube ao modelo MGV 400, uma solução com capacidade de produção de 400 ton/h, largura de trabalho entre 1.100 mm e 5.000 mm (com opcionais), controle eletrônico e sistemas para gerenciamento de consumo e das esteiras de tração, entre outras características.

“Estávamos sendo continuamente demandados para ingressar nesse mercado”, justificou o presidente da empresa, Gilnei Luz.

A marca também aproveitou o evento para comemorar a venda da usina número 300, realizada com a entrega de um modelo de 140 t a um cliente no México.

“Atingimos essa marca em apenas 14 anos de existência”, acentuou.


​​​​​​​Além de usinas, Gilnei Luz divulgou o ingresso
da Margui no mercado de vibroacabadoras

Segundo ele, a empresa acaba de ampliar a capacidade de produção, com o acréscimo de 4 mil m2 de área na fábrica de Caxias do Sul (RS), sendo que a obra de ampliação inclui ainda outros 4 mil m2, que serão inaugurados em 2025.

“Este ano está sendo excelente, tendo em vista que estamos com nossa produção tomada até o final do ano”, comentou.

“E já consigo visualizar 2025 como um ano muito bom também”, completou o executivo da fabricante, cujo portfólio atual de usinas de asfalto é composto por 7 modelos, tanto móveis como semimóveis ou fixos, com capacidade produtiva entre 20 e 200 ton/h.


A MÜLLER lançou no evento a atualização do compactador vibratório VAP 55, agora com motor de 100 hp de potência bruta e peso operacional máximo entre 8,1 e 9,5 t, dependendo da versão.

O modelo também traz novo design, conforme destacou o diretor comercial da empresa, Felipe Vier, ganhando assim maior capacidade de tração.

“Esse produto atende um nicho de mercado que, com as obras de pavimentação em andamento, está crescendo de forma bem interessante”, afirmou.

O executivo acrescentou que a marca também reformulou o design dos demais produtos do portfólio, incluindo a retroescavadeira MR 406, um modelo com peso operacional de 8.600 kg que inclui motor com potência bruta de 100 hp, tração nas 4 rodas e braço com profundidade de escavação de 55 mm, oferecendo alcance total de 4.250 mm (com caçamba standard).


​​​​​​​Diretor da Müller, Felipe Vier colocou o
compactador VAP 55 em evidência no estande

A atualização de design também abrange o caminhão fora de estrada MDT 430, que traz motor com 350 hp de potência bruta, capacidades de carga em coroamento raso de 15 m3 (sem tampa) e 15,5 m3 (com tampa) e em coroamento 2:1 de 18,5 m3 (sem tampa) e 19,2 m3 (com tampa), além de incluir um sistema que permite o acoplamento de tampa traseira, auxiliando o transporte de materiais em situações de aclives.

Até a realização da M&T Expo, o desempenho de negócios da Müller vinha sendo bastante positivo no ano. “Acreditamos que os próximos meses também serão bons”, projetou Vier. “Estamos com boas expectativas especialmente nos setores de pavimentação e saneamento.”


Apostando na combinação entre as engenharias chinesa e alemã, a PUTZMEISTER levou várias novidades relevantes à M&T Expo 2024, incluindo lançamentos em parceria com a Sany.

A principal novidade foi a introdução da “Sany Supported by Putzmeister”, uma estratégia de dual brand que combina robustez tecnológica com eficiência de custos.

“Já estamos trazendo cinco novos equipamentos para o Brasil sob essa marca, que estão causando um impacto positivo no mercado”, afirmou o gerente nacional Rodrigo Satiro.

Na feira, foram destacadas novidades como a bomba de concreto LP 120 e uma lança de 37 m com 5 braços, que facilitam a distribuição de material.

“Esses lançamentos são especialmente projetados para superar as expectativas e resistências iniciais dos clientes, garantindo sucesso no mercado com o apoio contínuo da empresa”, disse.


Na feira, o gerente Rodrigo Satiro detalhou
​​​​​​​a nova estratégia da Putzmeister com a Sany

Segundo Satiro, a participação na M&T Expo foi “excepcional”, com um aumento nítido no interesse do público e na interação dos visitantes.

“Essa foi a nossa primeira vez no evento, sendo que o feedback positivo confirma a importância da nossa presença”, ressaltou o gerente. Para o futuro, as perspectivas do executivo são otimistas.

“Apesar de um mercado ainda retraído, estamos vendo oportunidades significativas, especialmente em renovações de frota e expansão dos serviços de manutenção”, apontou. “Para o próximo ano, esperamos crescimento e já estamos nos preparando para expandir a equipe e nossa capacidade de produção.”


Especializada em pavimentação, a ROMANELLI promoveu dois lançamentos de destaque na feira. A vibroacabadora VR 400 E Road é um produto 100% nacional voltado para trabalhos de grande porte em rodovias, que exigem produção na faixa de 400 t/h.

“Como novidade, essa máquina conta com aquecimento elétrico e um sistema de compactação com tamper, que consiste em um dispositivo posicionado em frente às chapas vibratórias, aumentando o grau de pré-compactação da camada”, descreveu o gerente comercial Thiago Romanelli.

“Antes, somente as máquinas europeias traziam essa tecnologia, mas agora temos uma opção nacional capaz de competir de igual para igual com qualquer fabricante.”


Thiago e Ilson Romanelli divulgaram
soluções automatizadas para pavimentação

O outro lançamento de peso foi o rolo compactador VAP 55, já bem-consolidado no mercado nacional e que ganhou uma nova versão para asfalto.

“Até então, vínhamos trabalhando apenas com a versão para compactação de solos, mas agora estamos trazendo uma versão específica para asfalto”, comentou.

Além dos lançamentos, a empresa exibiu equipamentos já reconhecidos no mercado brasileiro, como uma usina para micropavimento equipada com tecnologia eFlow, totalmente automatizada e com capacidade de 18 m3, além do espargidor de asfalto EHR 600 (que também traz a tecnologia eFlow para oferecer maior precisão na aplicação) e do rolo VAP 70 atualizado, voltado para compactação de solos.

ELEVAÇÃO


Durante a edição deste ano, a DINGLI lançou uma gama expandida de tesouras, variando de 6 a 16 m, com opções a diesel, elétricas ou híbridas. Além de divulgar o portfólio padrão, a empresa também apostou em soluções específicas para os diferentes setores em que atua.

“Introduzimos máquinas com geração de energia própria, que recarregam automaticamente, o que é uma revolução no setor”, destacou o gerente de vendas Irio Marchetti. “Essa inovação busca atender aos desafios de produtividade e eficiência do mercado brasileiro.”

Entre as demais novidades, a empresa apresentou uma plataforma de 6 m com capacidade de extensão adicional de 1 m, além de uma linha de booms com alcance de até 44 m.

De acordo com o executivo, “as máquinas não só elevam os padrões de eficiência e segurança, mas também atendem às demandas de diversos setores industriais”.

A visitação na feira superou as expectativas de Marchetti. “O interesse e o engajamento dos visitantes confirmam o sucesso das nossas inovações”, afirmou.

“Estamos confiantes de que nossa tecnologia avançada continuará a atrair grande atenção.”


​​​​​​​O gerente Irio Marchetti destacou a
gama de tesouras Dingli entre 6 e 16 m

Para ele, o maior desafio continua sendo a divulgação da marca e a satisfação do cliente, um foco contínuo para a empresa em sua estratégia de expansão.

“Nossa missão é consolidar a marca como líder em qualidade e inovação em plataformas elevatórias, garantindo que cada cliente seja um parceiro satisfeito”, pontuou.


A GENIE teve presença marcante na feira com suas plataformas elevatórias híbridas. De acordo com Gustavo Faria, gerente geral da empresa, muitas pessoas ainda têm em mente conceitos ultrapassados quando o assunto é equipamento híbrido.

“O que apresentamos é completamente diferente, com um motor diesel integrado a um gerador e um motor elétrico, funcionando em conjunto”, descreveu. “Isso traz uma dinâmica revolucionária.”

As máquinas têm autonomia para operar até 8 dias consecutivos sem a necessidade de reabastecimento, proporcionando vantagens tanto para os operadores quanto para os proprietários e locadores.

“As máquinas híbridas são a ponte entre os que buscam modelos elétricos e a limitada infraestrutura atual para suportá-las”, explicou.


Na Genie, os visitantes puderam conferir
a dinâmica de plataformas elevatórias híbridas

Complementando a exposição, a empresa divulgou equipamentos que contam com motor elétrico selado, dispensando manutenção.

“Quando as pessoas entendem a dinâmica do produto, percebem a verdadeira inovação por trás dele”, destacou Faria, para quem o interesse gerado na feira é prova disso. Em relação ao mercado brasileiro, o executivo expressou otimismo, apesar dos desafios recentes.

“O 1º trimestre foi mais lento, após dois anos de entrada forte de máquinas no país”, destacou. “No entanto, as conversações desenvolvidas na feira foram muito promissoras, com um otimismo palpável no ar.”


Equipamentos e novidades de mercado marcaram a presença da MACROMAQ na M&T Expo deste ano.

A empresa anunciou uma expansão significativa em suas operações no mercado de equipamentos industriais, além da oficialização da distribuição nacional das empilhadeiras Hangcha.

A promessa é de que essas novidades tragam mais qualidade no atendimento pós-venda e maior eficiência e produtividade para os clientes.

“Essa expansão é acompanhada por um compromisso renovado com tecnologia sustentável, incluindo máquinas elétricas com baterias de lítio”, explicou Fernando Comparin, consultor comercial da empresa.


​​​​​​​Na Macromaq, Fernando Comparin anunciou
a distribuição de empilhadeiras Hangcha

Além de reforçar a linha de produtos sustentáveis, a companhia anunciou a ampliação da atuação em todo o território nacional, uma estratégia que, segundo Comparin, distingue a empresa dos concorrentes.

“Historicamente, focamos em Santa Catarina e Paraná, mas agora estamos levando nossa expertise para todo o Brasil, garantindo a mesma qualidade e serviço em todas as regiões”, destacou.

Ainda de acordo com o gestor, as perspectivas para o mercado em 2024 são otimistas.

“Esperamos um crescimento de vendas de mais de 100%”, afirmou Comparin.

“Esse aumento é atribuído à qualidade e ao custo-benefício dos equipamentos Hangcha, além da confiança que os clientes depositam na nossa empresa.”


Em seu espaço, a MANITOWOC promoveu soluções como o guindaste todo terreno o GMK5250L-1, de 250 t, exibindo uma unidade que integra o programa de recondicionamento da marca.

Após atuar na Europa, a máquina voltou ao inventário da companhia e passou a ser oferecida com condição vantajosa para os clientes da marca. Com estado de nova, a solução traz acessórios originais e está em conformidade com as leis do país.

“Inclusive, esse equipamento já está vendido”, contou Leandro Nilo de Moura, gerente de marketing da fabricante para a América Latina, acrescentando que “todas as máquinas seminovas enviadas ao Brasil por meio do programa são compradas em pouquíssimo tempo”.

Em termos estratégicos, o destaque do estande foi uma amostra de como a empresa vem buscando fechar negócios de diferentes maneiras, até em consequência da pressão exercida pelos concorrentes, principalmente asiáticos.


Recondicionamento de guindastes foi
destacado por Luciano Dias e Leandro de Moura

“Há 10 anos, não vendíamos equipamentos seminovos provenientes do centro de recondicionamento”, analisou Luciano Dias, diretor de vendas da marca para o Brasil, afirmando que a empresa coloca a feira entre as mais relevantes da América Latina.

Segundo ele, a marca vê uma oportunidade de redirecionamento no Brasil, aproximando-se mais dos clientes em termos de serviços e peças de reposição.

“A ideia é desenvolver a marca como centro de serviços, tentando remodelar o mercado com mais investimentos no pós-venda, mas sem abrir mão da venda de guindastes”, sublinhou.


A 12ª M&T Expo marcou um ponto de virada para a PALFINGER com o lançamento do guindaste MD-510.

A empresa é referência no mercado de fabricação de soluções de elevação, com foco especial em guindastes articulados, plataformas de acesso e equipamentos relacionados. Para esta edição, a empresa inovou ao trazer soluções mais atualizadas às demandas do mercado.

“O MD-510 traz melhorias significativas em controles eletrônicos e automação de processos, aumentando a segurança e o conforto operacional”, explicou Luis Miguel Torres Silva, vice-presidente de vendas e serviços para a América Latina.

“Adicionamos ainda inteligência artificial para prevenir acidentes, garantindo uma operação mais segura e eficiente.”


​​​​​​​O diretor Luis Silva acentuou as inovações
em automação do guindaste Palfinger MD-510

Segundo ele, o modelo integra a 3ª geração do best-seller global PK-45007, sendo equipado com tecnologias avançadas “que prometem revolucionar o mercado de guindastes”.

“A aceitação do novo guindaste tem sido excepcional”, disse Silva, que vendeu 5 unidades nos primeiros dias de feira.

“Os avanços apresentados com o MD-510 ressoam bem com as demandas do mercado por equipamentos de maior eficácia e segurança”, disse.

Para 2024, Silva prevê um crescimento de ao menos 10% no mercado brasileiro.

“Observamos uma tendência crescente por equipamentos de maior porte e alta gama, o que é ideal para nós, pois permite a implementação de tecnologias mais sofisticadas e, consequentemente, a comercialização por preços justos.”, assinalou.


O principal destaque da TADANO ficou por conta de um guindaste sobre caminhão de 75 t, uma inovação que “reflete a expertise e qualidade da engenharia japonesa”.

Durante o evento, o gerente administrativo da fabricante, Harumi Eto, compartilhou o entusiasmo dos visitantes.

“Este guindaste não só atende a todas às normas de capacidade, como também oferece eficiência e produtividade excepcionais, características que têm recebido elogios constantes de nossos clientes brasileiros”, comentou.

Segundo o especialista, os lançamentos trazem melhorias significativas em controles eletrônicos e sistemas de inteligência artificial, promovendo maior segurança e eficiência operacional.

“Nossa abordagem inovadora reforça o compromisso em fornecer tecnologia de ponta e sustentável, adequada para enfrentar tanto os desafios atuais quanto os futuros do setor”, afirmou.


​​​​​​​Gerente da Tadano, Harumi Eto apresentou
um guindaste sobre caminhão de 75 t

No que tange ao futuro do setor no Brasil, ele explicou que, apesar dos desafios econômicos, como a flutuação cambial, a empresa mantém uma visão “cautelosamente otimista”.

“Continuamos com contratos que se estenderam dos últimos dois anos e, embora o mercado apresente incertezas, estamos preparados para crescer junto com o país”, destacou.

Para ele, a feira deste ano mostrou um mercado com vigor renovado.

“É emocionante ver as pessoas retornando e interagindo novamente”, disse Eto. “O evento tem sido uma vitrine essencial para as nossas mais recentes tecnologias e uma oportunidade de reforçar laços com o mercado.”


Expondo na área externa, a TEREX CRANES apresentou tecnologias como um guindaste RT de 80 t, uma máquina bem-conceituada no mercado nacional. No entanto, a principal inovação da empresa na feira foi a linha Franna de guindastes pick and carry.

“Estamos introduzindo no mercado o modelo FR17, um equipamento de 17 t produzido na Índia”, ressaltou Reinaldo Tavares, gerente de vendas e pós-vendas da empresa.

Segundo ele, a expectativa é que a novidade preencha uma lacuna de mercado em âmbito nacional.

“O Brasil está carente desse tipo de guindaste”, afirmou.


​​​​​​​Na área externa, o estande da Terex
privilegiou as soluções pick and carry da Franna

Além desse equipamento, até o final do ano a empresa pretende trazer modelos de 22, 25 e 40 t da linha para o país.

“Em visitas e contatos com clientes, percebemos que faltam guindastes de menor capacidade”, delineou Tavares, acrescentando que o país já conta com vários fabricantes globais para máquinas a partir de 50 t, inclusive acima de 220 t.

“Mas o mercado abaixo de 20 t é escasso”, observou. “Por isso, resolvemos investir nesse nicho.”

Com 2,2 m de largura e 16 t de peso bruto, o equipamento foi concebido para operar em ambientes confinados.

“Além de ser uma máquina industrial, é muito voltada para serviços de remoção”, acrescentou o gerente.

Segundo ele, a solução oferece o diferencial de não requerer estabilizadores, realizando a elevação da carga sobre os próprios pneus e se movimentando com baixa carga nominal.

“Sem estabilizador, o guindaste se movimenta com a carga içada e a transporta para onde for preciso”, descreveu.


Fabricante de guindastes e cestos aéreos, a TKA GUINDASTES expôs novos produtos de seu portfólio, com destaque para o guindaste tipo trave TKA 50700 e o modelo TKA 17900.

Segundo Marco Waikamp, diretor da fabricante brasileira, o primeiro modelo foi especialmente projetado para o mercado de construção, “sendo indicado para atuar na instalação de vigas, construção de prédios e trabalhos com concreto”.


Marco Waikamp exibiu soluções da
TKA Guindastes para o mercado de construção

Na configuração, o equipamento conta com patola articulada automática, cilindros de giro superiores com ângulo de 360º, alavancas ergonômicas e manômetro de série.

Com alcance hidráulico horizontal de até 15,4 m, o modelo é produzido em aço de alta resistência e equipado com 6 lanças hidráulicas.

Já o TKA 17900 integra uma nova linha apresentada em primeira mão no evento.

“Esse modelo é adaptado para trabalhar com pré-moldados, cerâmicas e serviços gerais na construção civil”, explicou.

De acordo com Waikamp, a participação na M&T Expo representa uma oportunidade ímpar para a empresa mostrar os novos produtos ao mercado.

“Essa exposição é de extrema relevância para nós, pois o evento reúne fornecedores e clientes em um mesmo local”, argumentou.
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COMPONENTES & SERVIÇOS


​​​​​​​Atuando com produtos voltados para mineração, extração de rochas, construção e demolição, a AGF EQUIPAMENTOS levou à M&T Expo o maior rompedor da empresa, de 10 mil kg, além de rompedores menores de 2 mil kg para escavadeiras de 22 t.

A empresa também expôs outras máquinas inovadoras, incluindo um supressor de poeira para mineração, concha-britadora, fresadora de asfalto e braços hidráulicos.

“O rompedor pode ser considerado o nosso carro-chefe, mas como somos fabricantes, temos uma variedade muito grande de produtos”, afirmou Bruno Wooley, consultor comercial da empresa.”


​​​​​​​O consultor Bruno Wooley realçou produtos
da AGF para mineração, construção e demolição

Atualmente, a multinacional brasileira tem sede no interior de São Paulo e filiais no Espírito Santo, Bahia, Ceará e Mato Grosso. Para Wooley, o mercado brasileiro de máquinas e equipamentos vem enfrentando um recesso, mas precisa fluir.

“Para nós, a construção vem desempenhando positivamente, em especial pela ampliação de obras de duplicação e melhorias em rodovias”, comentou o executivo, destacando que o setor de demolição também é representativo para a empresa, assim como a mineração, em especial em pedreiras.

“As máquinas de fio diamantado para corte de pedras ornamentais são equipamentos de maior valor agregado para a empresa”, destacou.


A CANTUSTORE levou à M&T Expo uma vasta gama de produtos e soluções para máquinas da Linha Amarela.

“A marca Gripmaster segue com o propósito de ser referência no mundo OHT como especialista em mobilidade off-road”, explicou o diretor comercial Leandro Veiga.

Junto à marca SpeedMax, a proposta foi exibir uma amostra da grande gama de produtos e soluções que a empresa oferece, desde pneus até sapatas, além de preenchimentos 3S.

“Nosso objetivo é desenvolver mais o portfólio de pneus e soluções fora de estrada sob medida, que maximizam as operações e reduzem os custos para abrir caminhos aos negócios”, complementou Veiga.


A CantuStore levou à feira uma ampla gama de
produtos e soluções para a Linha Amarela

Destaque entre os produtos exibidos, o preenchimento 3S foi apresentado como uma inovação no segmento.

Com tecnologia avançada, o produto promete “desempenho superior e durabilidade excepcional”, garantindo uma vedação eficaz em uma variedade de aplicações.

De acordo com a empresa, “a fórmula exclusiva proporciona resistência a perfurações e impactos, aumentando a vida útil dos pneus e reduzindo significativamente os custos de manutenção”.


Em seu estande, a DISPETRAL privilegiou a exibição de peças para máquinas de mineração, incluindo itens de material rodante como roletes, correntes, sapatas e rodas-guia para equipamentos de grande porte, especialmente da marca Sany, além de pneus, voltados para equipamentos de grande porte de marcas como Caterpillar.

“Atualmente, os clientes de mineração optam por máquinas de maior porte, que permitem obter mais produtividade”, justificou Lucas Ferrugini, diretor de operações da distribuidora sediada em Juiz de Fora (MG), com filiais em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).


O diretor de operações Lucas Ferrugini
apresentou material rodante e FPS da Dispetral

No segmento dos FPS, a companhia exibiu adaptadores, pontas e protetores para caçambas de máquinas de mineração com portes acima de 30 t.

“Destacamos pontas com perfil TL, muito utilizado em outros países para obter mais rendimento nos carregamentos do minério de ferro”, ressaltou o diretor da distribuidora, que mostrou ainda soluções em aço, como lâminas em Hardox.


Com mais de 50 mil itens em estoque, a ENGEPEÇAS exibiu na M&T Expo sua ampla linha de peças para máquinas de marcas como Caterpillar, Komatsu, Cummins e JCB. Atuando desde 1983 no segmento de equipamentos pesados, a empresa considerou surpreendente a edição da feira.

“A recepção no estande foi além das expectativas”, festejou Ricardo de Oliveira, diretor de aftermarket da empresa, que também atua com bombas, pinos e buchas, sistemas vedantes e lubrificantes, entre outros itens utilizados intensivamente em mineração, construção e agribusiness.

“Esta é provavelmente a melhor recepção que já tivemos em uma feira”, declarou.

Para ele, o sucesso da participação pode ser atribuído não apenas à qualidade dos produtos oferecidos, mas também “ao esforço contínuo da empresa em obter as certificações necessárias e implementar estratégias eficazes de marketing”.

No evento, a companhia também reforçou seu lema de ser o “estoque das grandes marcas”, exibindo uma variedade de peças aos visitantes.

“Nossa oferta abrangente é o carro-chefe deste ano, garantindo que nossos clientes tenham tudo o que precisam em suas operações”, explicou Oliveira. “Trouxemos nosso portfólio completo das principais marcas, como Rexroth, Rex, Lufer, Bosch, Mahle, NTN e ITR.”


​​​​​​​O diretor Ricardo de Oliveira reforçou
a oferta da Engepeças para grandes marcas

Quanto às perspectivas, a empresa também se mostra otimista. “Apesar do cenário econômico desafiador, estamos confiantes de que o mercado vai se recuperar”, destacou o executivo.

“Nos primeiros quatro meses do ano, obtivemos um crescimento de aproximadamente 9,5% em relação a 2023 e já estamos planejando expandir nossa equipe e capacidades para atender às demandas crescentes.”


Em sua primeira participação na feira, a GAUSSFLEET apresentou seus avançados sistemas em soluções IoT para siderurgia, mineração, infraestrutura e locação.

Como foco, a empresa “busca trazer mais produtividade e redução de quebras por meio da tecnologia”.

De acordo com o CEO Alan Ribeiro, a introdução de tecnologia IoT permite um monitoramento preciso da progressão das obras, agregando valor significativo para os construtores de infraestrutura.

“Estamos transformando a maneira como a indústria gerencia máquinas móveis”, afirmou Ribeiro. “Nosso sistema não só aumenta a eficiência operacional, como também garante maior conformidade aos contratos entre indústrias e operadores logísticos.”

Quanto à participação no evento, o CEO acredita que a recepção foi excepcional.

“Estamos muito satisfeitos com a resposta”, disse ele, que já planeja ser um expositor constante nos próximos anos.


​​​​​​​O CEO Alan Ribeiro exibiu sistemas
avançados em soluções IoT da Gaussfleet

“A feira é extremamente relevante para o nosso público-alvo e já resultou em numerosos contatos promissores.” Para o futuro, Ribeiro vê um horizonte promissor.

“O mercado brasileiro ainda tem muito espaço para crescimento”, disse. “Estamos investindo fortemente em pessoal e produto, já de olho na expansão para o mercado norte-americano no próximo ano.”


Atuando na distribuição de peças de reposição para equipamentos pesados, o GRUPO HIDRAU TORQUE destacou sua ampla linha de produtos voltados para manutenção preditiva, além de equipamentos de segurança, ferramentas de automação e instrumentação.

“Contamos com diversos itens referentes a essas linhas, como torqueadeiras, prensas hidráulicas da Enerpac e ferramentas pneumáticas da Ingersoll Rand, entre outros”, detalhou a analista de produto Isabele Piccoli.


​​​​​​​A analista Isabele Piccoli divulgou a
gama ampliada de componentes da GHT

Segundo ela, a GHT aproveitou a feira para exibir uma gama ampliada de produtos, com destaque para o 3Arm (braço peso zero), um equipamento que tira o peso da ferramenta no momento da operação, conferindo maior ergonomia ao operador, “que deixa de ter esse peso na mão, evitando assim lesões por esforço repetitivo”.

Segundo Isabele, a principal intenção da empresa foi levar aos visitantes uma visão mais ampla dos produtos que a empresa oferece no país.

“Participar da M&T Expo nos torna ainda mais conhecidos, pois conseguimos mostrar a um público seleto que contamos com itens que podem ser utilizados em diversos segmentos, em especial na construção, mineração e indústria”, comentou.


Buscando garantir mais inovação e melhor garantia de suas peças em condições extremas, a GS TRATOR PEÇAS também marcou presença na M&T Expo com várias novidades no portfólio.

No estande, a empresa apresentou inovações em componentes elétricos e sistemas de injeção para maquinaria pesada.

“Apresentamos novos painéis de controle e módulos de motor, todos projetados para maximizar a eficiência dos equipamentos”, detalhou o CEO, Gabriel Saccomanno.

“Nossos produtos são únicos no mercado, enquanto nosso suporte ajuda a resolver problemas complexos, melhorando significativamente a operacionalidade dos clientes.”

Além de produtos, a empresa divulgou a participação ativa na Fórmula Truck, destacando como isso “é um diferencial tecnológico para a marca, além de trazer visibilidade”. Apaixonado por automobilismo, Saccomanno participa da Fórmula Truck, pilotando um caminhão que exibe o nome da empresa.

“Correr não é apenas uma paixão, é um teste rigoroso para nossos produtos em condições extremas”, explicou, ressaltando que a prática contribui para a inovação e melhoria contínua da organização.


CEO da GS Trator Peças, Gabriel Saccomanno
expôs componentes elétricos e sistemas de injeção

Sobre o mercado brasileiro, o gestor comentou como a conjuntura intervém nos negócios.

“Com as atuais incertezas políticas, adaptamos nossas estratégias para garantir a estabilidade e o crescimento da empresa”, disse.

“A insegurança é um desafio, mas também uma oportunidade para fortalecer nossas operações.”


A atração mais destacada no estande da ITM foi a tecnologia Trust, que se vale de sensores para monitorar a temperatura – em tempo real – de todos os aspectos operacionais em sistemas rodantes, tanto por meio de smartphones como outros dispositivos, além de disponibilizar relatórios periódicos com informações como máximas atingidas, variações e horas trabalhadas, emitindo alertas em caso de sobreaquecimento.

Atualmente opcional, a tecnologia pode ser instalada em produtos de quaisquer portes, sejam recém-adquiridos ou já em operação.

De acordo com Dennis Franco de Moraes, supervisor de marketing da empresa na América Latina, a solução proporciona benefícios como “minimização de danos e desgastes desnecessários em materiais rodantes, bem como paradas inesperadas, além de viabilizar manutenções preventivas e incremento da produtividade”.


Dennis Moraes, da ITM, privilegiou a
exibição de peças e componentes para mineração

Integrante do Grupo Titan, a empresa disponibiliza materiais rodantes originais para equipamentos utilizados em diferentes setores, incluindo pavimentação, construção, mineração, agronegócio, transportes e outros.

Nos primeiros quatro meses deste ano, “a operação brasileira não registrou um desempenho totalmente satisfatório”, com deixou claro o executivo.

“Mas temos perspectivas melhores para o restante do ano”, afirmou Moraes.


Na área de sistemas, a MOBA apresentou diversos tipos de tecnologias para equipamentos pesados, incluindo soluções para os setores de mineração, construção e pavimentação, além de lançamentos como uma balança de carregadeira e o produto Xsite, disponível para tratores de esteira, escavadeiras e perfuratrizes.

“Com essa ferramenta, embarcamos o projeto na máquina e o operador na cabine remota consegue ter noção do que está fazendo”, detalhou a gerente geral Patrícia Herrera.

“Isso inclui como a máquina está avançando com o implemento, se está longe do projeto e o que precisa fazer para atingir a cota especificada.”


Gerente da Moba, Patrícia Herrera detalhou
sistemas de assistência para equipamentos

De acordo com a profissional, a busca por sistemas para rolos compactadores tem sido intensa – tanto para mineração quanto para construção pesada.

“Em Minas Gerais, temos várias obras de barragens em andamento e a solução garante que o rolo não faça passadas a mais ou a menos”, comentou.

“Quando o solo atinge um nível de compactação ideal, o sistema acusa que chegou o momento de parar, trazendo ganhos na operação.”

A tecnologia oferecida pela marca mostrou-se em alta na feira, comemorou Herrera, lembrando que a marca foi uma das pioneiras na automação de máquinas móveis no Brasil.

“Antes, tínhamos que insistir para apresentar as inovações, mas agora vemos o estande lotado”, afirmou a gerente, revelando que fechou muitos negócios durante a M&T Expo. “Ou seja, houve uma grande mudança na cabeça das empresas de construção nos últimos anos”, destacou.


Com mais de 60 anos de atuação, a NOVAK E GOUVEIA levou à M&T Expo suas mais recentes novidades na área de recuperação de componentes. Atendendo praticamente a todas as linhas de bombas e motores, a empresa reforçou a capacidade de atender clientes em diferentes situações.

“Este ano, destacamos nossa nova linha de bombas para escavadeiras compatíveis com todas as marcas, oferecendo soluções versáteis e eficientes”, frisou o CEO da empresa, Sandro Gouveia.

Além disso, a empresa mostrou avanços em sistemas de monitoramento e na linha de produtos de reposição, agora com componentes de tração e sistemas de fan drive para máquinas agrícolas.

Segundo o executivo, essas novidades “atendem a uma demanda crescente dos clientes nos últimos anos, alinhada às recentes inovações do segmento”.


Sandro Gouveia (de camisa branca) promoveu a linha
​​​​​​​de bombas da Novak & Gouveia para escavadeiras

De acordo com o CEO, a recepção na feira foi extremamente positiva, superando as expectativas. “Observamos um maior movimento e engajamento por parte dos visitantes em comparação com a edição anterior, o que é bastante encorajador”, comentou.

Na visão do executivo, as perspectivas de mercado para os próximos meses são otimistas. “Nosso setor tem um enorme potencial de crescimento”, ressaltou Gouveia.

“Com a estabilidade política e a continuação do desenvolvimento da infraestrutura necessária, esperamos um aumento significativo na demanda.”


Distribuidora de produtos da marca Rammer (incluindo rompedores, tesouras, pulverizadores, garras, trituradores e braços hidráulicos), a ROCK BRIT destacou no evento o sistema SAM para monitoramento remoto de rompedores.

Além de viabilizar a realização de manutenções preventivas, o sistema permite verificar se os operadores ultrapassam o tempo máximo (15 seg) que o rompedor pode ser utilizado sem interrupção.

“Essa solução já vem de série nos novos rompedores da Rammer, que oferecem características marcantes como proteção contra as batidas no vazio e reforços nas regiões de desgaste”, ressaltou Ricardo Brito, diretor comercial da empresa.


O diretor Ricardo Silva destacou o sistema
​​​​​​​de monitoramento remoto da Rock Brit

A distribuidora iniciou a parceria como representante oficial da marca do grupo Sandvik no Brasil há cerca de três anos.

“Como distribuidores, temos um relacionamento mais direto com a fabricante, conseguindo negociar preços melhores para os clientes”, destacou Silva.

O mercado brasileiro, posicionou o executivo, vem imprimindo um bom ritmo à demanda de rompedores, embora isso ocorra mais na mineração que na construção.

“Devemos ter um bom desempenho este ano”, projetou o diretor. “Talvez não tão positivo quanto no ano passado, mas ainda assim bom.”


Pensando nas inovações exigidas pelo mercado, a TRIMBLE apresentou no evento suas soluções tecnológicas para o mercado de construção civil.

É o caso de um sistema tecnológico para transformação de equipamentos e de um software de gestão integrada, que foram destaques no estande da marca na M&T Expo.

De acordo com Franco Brazilio Ramos, gerente regional de contas da empresa, o novo sistema Siteworks Machine Guidance transforma equipamentos de topografia em sistemas de nivelamento para escavadeiras, ajudando a melhorar a eficiência nos canteiros de obras.

“Para a feira, trouxemos nossos sistemas mais avançados de projeto, medição e construção”, afirmou. “Essas inovações são essenciais não apenas para a eficiência operacional, mas também para a sustentabilidade.”

A empresa também apresentou soluções de software como os sistemas Worksmanager e WorksOS, que promovem um ambiente de construção conectado e otimizado, prometendo uma melhor gestão de recursos e redução de desperdícios. Sobre as perspectivas para o futuro, Franco demonstrou “extremo otimismo”.


O gerente Franco Ramos destacou o aumento
​​​​​​​da procura por sistemas avançados da Trimble

Para ele, o ano de 2024 será uma virada de chave. “Até porque durante muitos anos tivemos de promover intensamente a inovação que vendemos, mas agora o telefone já está tocando”, celebrou Ramos, reforçando que já vê melhorias no mercado.

“Neste ano, estamos registrando mais vendas do que no ano passado”, compartilhou.

“E esse crescimento reflete uma maior adoção das tecnologias avançadas pela indústria, que busca inovações para enfrentar desafios de produtividade e sustentabilidade.”


Fornecedora global de peças e soluções multimarcas, a TVH participou da M&T Expo 2024 com foco em um portfólio voltado para equipamentos compactos da Linha Amarela.

Segundo o diretor Marco Augusto, a empresa atende às principais marcas do setor, incluindo Bobcat, Yanmar e JCB, especialmente com peças de reposição para minicarregadeiras e miniescavadeiras.

“Temos um portfólio completo para equipamentos do setor”, disse ele. “A oferta ainda é mais voltada para máquinas compactas, mas em breve avançaremos para equipamentos médios.”


Na TVH, Marco Augusto destacou o foco
​​​​​​​na construção com peças multimarcas

Segundo o gerente de vendas Rogério Delfino, os grandes players nem sempre são focados em equipamentos compactos, nem contam com pós-atendimento específico nesse nicho.

“Por sermos uma empresa global, viemos com essa bagagem”, destacou. “Os mercados na Europa e Estados Unidos já são bem-desenvolvidos nesse setor, e queremos entrar com força também aqui no Brasil.”

Além de peças de reposição para equipamentos compactos de construção, a empresa também atende equipamentos como empilhadeiras, plataformas elevatórias, equipamentos portuários e máquinas agrícolas.

A estrutura da empresa conta com matriz em Vinhedo (SP) e centros de distribuição em Araquari (SC), Contagem (MG) e Jaboatão dos Guararapes (PE), com previsão de inaugurar uma nova unidade em Goiás.

“Nosso objetivo é fixar a marca no mercado de construção”, comentou Augusto. “Por isso, participar da M&T Expo é um passo importante para tornar a TVH mais conhecida nesse mercado.”

(Colaboraram Antonio Santomauro, Marcelo Januário, Melina Fogaça, Raffael Martins e Santelmo Camilo)

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M&T Expo:
www.mtexpo.com.br

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