A região passou a ser o terceiro maior mercado mundial para a Volvo Construction Equipment (VCE), com o recorde de vendas de 4.228 unidades de equipamentos em 2010, sendo que 76% deles foram comercializados apenas no Brasil – o equivalente a 3.202 unidades. “Atualmente, a América Latina representa 10% dos negócios da empresa no mundo, ficando atrás apenas da China e da Coréia”, diz Yoshio Kawakami, presidente da Volvo CE Latin America.
O faturamento local da empresa no ano passado também bateu recorde, atingindo US$ 638 milhões em vendas. Em 2009 foram US$ 373 milhões. De acordo com a companhia, o recorde anterior foi em 2008, quando o faturamento bateu os US$ 520 milhões. “Tivemos uma expansão vigorosa em 2010, depois de experimentarmos um período mais tímido de vendas em 2009, quando também aproveitamos para complementar a nossa linha de produtos”, afirma Kawakami.
O executivo se refere à ampliação do portfólio de produtos e à diversificação da linha, que passou a contar com novas famílias de equipamentos, como assentadores de tubos (pipelayers) e máquinas mais compactas (miescavadeiras e retroescavadeiras) além da modernização nas tradicionais famílias de pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas.
O setor de construção foi o maior impulsionador dos negócios da companhia no último ano, representando 45% dos equipamentos comprados no Brasil. Na sequência veio o segmento de locação, que demonstrou sua ascensão ao responder por 20% das vendas, e a mineração, com mais de 10%. “As locadoras, seja por meio das distribuidoras da Volvo ou de empresas independentes, deverão aumentar cada vez mais sua representatividade no volume de compras de equipamentos”, avalia Kawakami.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade