A Kobelco, que figura entre os grandes fabricantes japoneses de equipamentos para construção, iniciou suas atividades no Brasil com foco na linha de guindastes sobre esteiras, com lança treliçada. Apesar de a empresa dispor de uma ampla família de equipamentos, que abrange desde as máquinas da linha amarela até uma grande variedade de guindastes, inclusive os telescópicos sobre rodas, o foco nos modelos treliçados tem um objetivo claro. “Dessa forma, poderemos direcionar toda a nossa atenção a esta linha, oferecendo aos clientes a solução mais adequada a suas necessidades”, afirma Shu Umemura, executivo destacado pela Kobelco norte-americana para implantar os negócios no Brasil.
Por meio de uma parceria com a Rimac, especializada na representação e distribuição de equipamentos de movimentação de cargas, especialmente na área portuária, a fabricante japonesa já está atuando no Brasil há quatro meses. “Procurávamos um parceiro sólido e com conhecimento do mercado, atributos que acabamos encontrando na Rimac”, explica Umemura. Segundo Richard Reinhardt, gerente de vendas e pós-vendas da distribuidora, ela já conta com estoque de peças de reposição para os guindastes japoneses, em seu galpão localizado na cidade de São Paulo, além de ter submetido seus técnicos a treinamento na fábrica.
“Além da venda e assistência técnica aos equipamentos, assumimos todo o suporte dos cerca de 20 guindastes da marca que operam atualmente no Brasil”, ressalta Reinhardt. As vendas serão concentradas nos guindastes sobre esteiras da faixa de 60 t a 550 t de capacidade, com destaque para o modelo de 250 t, o CKE2500, um dos campeões de vendas da marca. Umemura destaca a robustez desses equipamentos, que contam com pouca eletrônica embarcada, o que resulta em menores custos de operação e manutenção. “Além disso, como sua lança é treliçada, eles contam com menos componentes que os modelos telescópicos, diminuindo os custos com peças de reposição.”
Segundo o executivo, a Kobelco produz cerca de 1.400 guindastes por ano, dos quais 400 são modelos sobre esteiras, com lança treliçada. A expectativa é de, no prazo de um ano, atingir a marca de 15 unidades vendidas no Brasil, o que representaria quase 5% da produção da Kobelco. “Diante das demandas do mercado e do estado de sucateamento da frota brasileira, trata-se de uma meta viável”, pondera Reinhardt. O passo seguinte será a instalação de um escritório da Kobelco no país, apesar de a fabricante já estar oferecendo o suporte de fábrica à Rimac, por meio de sua divisão norte-americana.
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