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Revista M&T Edição 293 - 05/2025

JOGO RÁPIDO

FERROVIÁRIO
Ainda este ano, o governo federal planeja realizar nove leilões para concessão de rodovias à iniciativa privada e um leilão de ferrovias. A iniciativa deve resultar em investimentos de R$ 91,4 bilhões, em trechos que totalizam 5,5 mil km de estradas de ferro de Norte a Sul do país, além de R$ 99,7 bilhões em 1.708 km da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).


HIDROVIÁRIO
O Brasil dá um passo importante na modernização da infraestrutura de transportes com a primeira concessão hidroviária do país, na Hidrovia do Rio Paraguai. Com a concessão, que abrange 600 km, a previsão é de aumento expressivo na movimentação de cargas, podendo atingir entre 25 e 30 milhões de toneladas anuais até 2030. O projeto estima investimentos iniciais de R$ 63,9 milhões nos primeiros cinco anos.


PORTUÁRIO
Na área portuária, as concessões e arrendamentos devem viabilizar R$ 20 bilhões em investimentos até o próximo ano, compreendendo 50 empreendimentos como canais para navegação comercial e terminais marítimos e hidroviários em todas as regiões do país. Só para a safra 2024/2025, a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que seja necessário deslocar mais de 1,250 bilhão de toneladas de produtos.


RODOVIAS
Atualmente com três pórticos free flow instalados em rodovias, o estado de São Paulo vai ampliar o sistema no 1º semestre deste ano, quando a concessionária CCR Rio-SP – que administra as praças desse sistema na estrada Rio-Santos – deve instalar mais 21 pontos na Grande São Paulo, além de outros nove no 2º semestre, incluindo sete pórticos no sentido litoral e outros dois no trecho norte do Rodoanel Mário Covas.


14/05/2025

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