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Assessoria de Imprensa
09/12/2015 00h08 | Atualizada em 09/12/2015 01h59
Nos dias 2 e 3 de dezembro a Ciber Equipamentos Rodoviários, marca pertencente ao Grupo Wirtgen, realizou um seminário em São Paulo destacando as vantagens da reciclagem a frio.
Segundo Joachim Kemp, Gerente Regional da Wirtgen GmbH, nos últimos 20 anos, a Wirtgen tem atuado e liderado o desenvolvimento da tecnologia de reciclagem a frio.
“Ao longo desses anos, as tecnologias, assim como as máquinas que realizam a obra de reciclagem evoluíram, tornando a reciclagem a frio reconhecida no mundo todo”, afirma.
A reciclagem a frio pode ser utilizada com um processo normal para a construção de camadas de pavimentos, principalmente na recuperação de pavimento
...Nos dias 2 e 3 de dezembro a Ciber Equipamentos Rodoviários, marca pertencente ao Grupo Wirtgen, realizou um seminário em São Paulo destacando as vantagens da reciclagem a frio.
Segundo Joachim Kemp, Gerente Regional da Wirtgen GmbH, nos últimos 20 anos, a Wirtgen tem atuado e liderado o desenvolvimento da tecnologia de reciclagem a frio.
“Ao longo desses anos, as tecnologias, assim como as máquinas que realizam a obra de reciclagem evoluíram, tornando a reciclagem a frio reconhecida no mundo todo”, afirma.
A reciclagem a frio pode ser utilizada com um processo normal para a construção de camadas de pavimentos, principalmente na recuperação de pavimentos deteriorados.
No Brasil, mais especificamente em São Paulo, na SP-070, conhecida como rodovia Ayrton Senna, foi utilizado o procedimento de reciclagem a frio, em um processo de recuperação.
A Ayrton Senna é uma importante via de ligação entre São Paulo e Campos do Jordão, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro sendo o principal acesso ao aeroporto internacional de Guarulhos.
Desde junho de 2009, a rodovia é operada pela empresa Ecopistas, que fechou um contrato de 30 anos como concessionária responsável pela conservação da rodovia Ayrton Senna.
De acordo com Elio Cepollina Júnior, diretor comercial da, Fremix Engenharia e Comércio Ltda., empresa responsável pela recuperação, decidiram-se pela tecnologia devido aos melhores resultados e o menor tempo de implantação apresentado, utilizando a reciclagem com espuma de betume, fabricada na usina misturadora móvel para reciclagem a frio KMA 220 da Wirtgen.
O projeto foi realizado com material 100% fresado sendo que a britagem foi realizada pelo britador de impacto de última geração Kleemann MR 110 Z EVO.
Em um trecho com 35 km de comprimento, que sai de São Paulo e vai na direção leste, foram reparadas estruturalmente as pistas entre os quilômetros 11 e 46.
Ao todo, oito equipamentos do Grupo Wirtgen trabalharam na obra, entre eles a pavimentadora de asfalto Vögele 1800-2 Spray Jet, que aplica simultaneamente a emulsão asfáltica de ligação – material que promove a aderência entre a camada de base com a nova camada asfáltica.
A camada de suporte de cimento, com 25 centímetros de espessura, estava fortemente danificada pelo intenso tráfego diário de aproximadamente 125.000 veículos em cada sentido, 15% dos quais de carga pesada.
“As vantagens dessa técnica incluem um melhor serviço ao usuário da estrada, pois o tempo de manutenção e inatividade é inferior, garantindo um menor número de fechamento das estradas para recuperação, a compactação máxima é alcançada sem destruir o apoio estrutural, baixa probabilidade de rachaduras e redução da permeabilidade”, conclui Kemp.
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