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Volvo Trucks abre fábrica de baterias na Bélgica

Montadora inaugura em Ghent sua 1ª fábrica de montagem de baterias, que irá fornecer componentes para os caminhões pesados elétricos da marca

Assessoria de imprensa

18/05/2022 08h06 | Atualizada em 18/05/2022 08h18

Instalada em Ghent, na Bélgica, a nova fábrica de baterias da Volvo utiliza células e módulos da Samsung SDI na montagem de conjuntos de baterias feitos sob medida para a linha de veículos pesados elétricos da Volvo Trucks, incluindo os modelos FH, FM e FMX.

Segundo a montadora, a produção em série começa no terceiro trimestre deste ano. "Este investimento demonstra o nosso forte empenho em eletrificar o transporte de caminhões", comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

“Até 2030, ao menos 50% de todos os caminhões que comercializamos globalmente serão elétricos e, até 2040, seremos uma empresa neutra em carbono", projeta.

As baterias da Volvo Trucks já são concebidas visando posterior remanufatura e reutilização. A própria fábrica é alimentada a 100% por energia renovável.

Cada bateria tem uma capacidade de 90 kWh e o cliente pode optar por até seis baterias (540 kWh) em um único caminhão. O número de baterias depende da área específica de atuação de cada cliente e exigências de capac

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Instalada em Ghent, na Bélgica, a nova fábrica de baterias da Volvo utiliza células e módulos da Samsung SDI na montagem de conjuntos de baterias feitos sob medida para a linha de veículos pesados elétricos da Volvo Trucks, incluindo os modelos FH, FM e FMX.

Segundo a montadora, a produção em série começa no terceiro trimestre deste ano. "Este investimento demonstra o nosso forte empenho em eletrificar o transporte de caminhões", comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

“Até 2030, ao menos 50% de todos os caminhões que comercializamos globalmente serão elétricos e, até 2040, seremos uma empresa neutra em carbono", projeta.

As baterias da Volvo Trucks já são concebidas visando posterior remanufatura e reutilização. A própria fábrica é alimentada a 100% por energia renovável.

Cada bateria tem uma capacidade de 90 kWh e o cliente pode optar por até seis baterias (540 kWh) em um único caminhão. O número de baterias depende da área específica de atuação de cada cliente e exigências de capacidade de carga.

"Ao integrar o processo de montagem de baterias ao nosso fluxo de produção, podemos reduzir os prazos de entrega para clientes e assegurar baterias de alto desempenho, ao mesmo tempo que aumentamos a circularidade", complementa Alm.

Com a produção de três modelos elétricos pesados a partir deste ano na Europa, a Volvo Trucks passa a oferecer seis modelos globalmente, abrangendo desde a distribuição urbana e manuseio de resíduos até transporte regional e obras de construção.

"Começamos a produção em série de caminhões elétricos já em 2019 e hoje lideramos o mercado tanto na Europa como na América do Norte”, aponta o executivo.

“Com o rápido desenvolvimento de redes de carregamento e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido que, em futuro muito próximo, veremos uma rápida transformação da indústria de caminhões", finaliza Alm.

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