Assessoria de imprensa
18/05/2022 08h06 | Atualizada em 18/05/2022 08h18
Instalada em Ghent, na Bélgica, a nova fábrica de baterias da Volvo utiliza células e módulos da Samsung SDI na montagem de conjuntos de baterias feitos sob medida para a linha de veículos pesados elétricos da Volvo Trucks, incluindo os modelos FH, FM e FMX.
Segundo a montadora, a produção em série começa no terceiro trimestre deste ano. "Este investimento demonstra o nosso forte empenho em eletrificar o transporte de caminhões", comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
“Até 2030, ao menos 50% de todos os caminhões que comercializamos globalmente serão elétricos e, até 2040, seremos uma
...Instalada em Ghent, na Bélgica, a nova fábrica de baterias da Volvo utiliza células e módulos da Samsung SDI na montagem de conjuntos de baterias feitos sob medida para a linha de veículos pesados elétricos da Volvo Trucks, incluindo os modelos FH, FM e FMX.
Segundo a montadora, a produção em série começa no terceiro trimestre deste ano. "Este investimento demonstra o nosso forte empenho em eletrificar o transporte de caminhões", comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
“Até 2030, ao menos 50% de todos os caminhões que comercializamos globalmente serão elétricos e, até 2040, seremos uma empresa neutra em carbono", projeta.
As baterias da Volvo Trucks já são concebidas visando posterior remanufatura e reutilização. A própria fábrica é alimentada a 100% por energia renovável.
Cada bateria tem uma capacidade de 90 kWh e o cliente pode optar por até seis baterias (540 kWh) em um único caminhão. O número de baterias depende da área específica de atuação de cada cliente e exigências de capacidade de carga.
"Ao integrar o processo de montagem de baterias ao nosso fluxo de produção, podemos reduzir os prazos de entrega para clientes e assegurar baterias de alto desempenho, ao mesmo tempo que aumentamos a circularidade", complementa Alm.
Com a produção de três modelos elétricos pesados a partir deste ano na Europa, a Volvo Trucks passa a oferecer seis modelos globalmente, abrangendo desde a distribuição urbana e manuseio de resíduos até transporte regional e obras de construção.
"Começamos a produção em série de caminhões elétricos já em 2019 e hoje lideramos o mercado tanto na Europa como na América do Norte”, aponta o executivo.
“Com o rápido desenvolvimento de redes de carregamento e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido que, em futuro muito próximo, veremos uma rápida transformação da indústria de caminhões", finaliza Alm.
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