Redação AutoIndústria
09/09/2024 12h14
A Volvo encaminha para o segundo semestre de 2025 o lançamento de nova opção na linha FH de caminhões elétricos modelo com alcance de até 600 km com uma única carga.
A novidade representa avanço para o transporte de carga de longa distância rodoviária sem emissões de gases.
Para entregar mais alcance, o desenvolvimento da Volvo incorporou uma nova tecnologia de transmissão chamada e-axle. Com ela, a fabricante conseguiu criar espaço para mais capacidade de bateria a bordo, além de adotar um sistema de gerenciamento de bateria aprimorado.
Segundo Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, o novo caminhão repre
...A Volvo encaminha para o segundo semestre de 2025 o lançamento de nova opção na linha FH de caminhões elétricos modelo com alcance de até 600 km com uma única carga.
A novidade representa avanço para o transporte de carga de longa distância rodoviária sem emissões de gases.
Para entregar mais alcance, o desenvolvimento da Volvo incorporou uma nova tecnologia de transmissão chamada e-axle. Com ela, a fabricante conseguiu criar espaço para mais capacidade de bateria a bordo, além de adotar um sistema de gerenciamento de bateria aprimorado.
Segundo Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, o novo caminhão representa um complemento na gama elétrica.
“Será uma ótima solução para empresas de transporte com alta quilometragem anual em seus caminhões e com um forte compromisso em reduzir o CO2.”
A fabricante oferece portfólio de oito modelos da caminhões elétricos, dentre médios e pesados, o que já permite eletrificar operações de distribuição urbana, em rotas rodoviárias regionais, além de tarefas como coleta de resíduos e na construção.
A Volvo destaca que já entregou 3.800 caminhões elétricos em 46 países ao redor do mundo.
O volume representa parte de um processo de transição para o transporte sem combustíveis fóssil, no qual a empresa traça estratégia sobre três pilares tecnológicos: motores elétricos a bateria, células de combustível e motores a combustão acionados com combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biogás e HVO.
Por essas rotas, a Volvo acredita que atingira sua meta de emissões líquidas zero até 2040.
Características – Recém-lançados na Europa, os veículos chegam ao mercado latino-americano com grandes novidades que aumentam a produtividade e o conforto para o motorista, com benefícios também na economia de combustível.
A avançada conectividade da marca trouxe melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever a estrada à frente.
Agora, além de subidas e descidas, o sistema também se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança durante a viagem.
Os novos Retrovisores por Câmeras diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para uma sensível redução no consumo, além de aumentar o campo visual. Outra inovação é o Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, com indicações em tempo real ao motorista e gestores de frota.
“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.
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