P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
TENDÊNCIAS
Voltar

Volvo cria sons de alerta para presença de caminhões elétricos

Volvo se antecipa à nova lei europeia e lança sistema com cinco opções de alertas sonoros para sua linha de caminhões elétricos

O Estado de S. Paulo

08/06/2021 11h00

A Volvo desenvolveu cinco alertas sonoros para seus caminhões elétricos. Dessa forma, a fabricante quer contribuir com a segurança de pedestres, ciclistas e demais usuários das vias.

Isso porque os caminhões elétricos são muito silenciosos, o que pode aumentar o risco de acidentes.

Seja como for, não se trata de uma iniciativa exclusiva da marca sueca. Ou seja, a Volvo cumprirá uma norma da União Europeia.

Segundo a regra, veículos elétricos devem emitir algum tipo de som quando rodam a até 20 km/h. Assim, a norma vale em todos os países do bloco.

Se o veículo for muito silencioso, como um camin

...

A Volvo desenvolveu cinco alertas sonoros para seus caminhões elétricos. Dessa forma, a fabricante quer contribuir com a segurança de pedestres, ciclistas e demais usuários das vias.

Isso porque os caminhões elétricos são muito silenciosos, o que pode aumentar o risco de acidentes.

Seja como for, não se trata de uma iniciativa exclusiva da marca sueca. Ou seja, a Volvo cumprirá uma norma da União Europeia.

Segundo a regra, veículos elétricos devem emitir algum tipo de som quando rodam a até 20 km/h. Assim, a norma vale em todos os países do bloco.

Se o veículo for muito silencioso, como um caminhão elétrico, é obrigatório um sistema externo de alerta acústico. O chamado Acoustic Vehicle Alerting System (AVAS).

Seja como for, a Volvo informa que os alertas devem ser agradáveis. Além disso, têm de ser discretos para o motorista e outras pessoas. Porém, sua função é avisar que há veículos por perto.

Logo, a intensidade do aviso depende da velocidade do caminhão. Assim, a 20 km/h deve ser de, no mínimo, 56 decibéis. Ou seja, o mesmo nível produzido em uma conversa entre duas pessoas.

Para atender às novas regras, a Volvo desenvolveu cinco tipos de sons. São eles: slowing down (desacelerando), idling (algo como parada em espera), reversing (marcha à ré), moving forward (avançando) e speeding up (acelerando).

Assim, informa a marca, o objetivo é manter baixos níveis de ruído, porém promovendo mais segurança.

“Com o novo sistema de alerta, queremos garantir que pedestres e ciclistas percebam quando há um caminhão elétrico nas proximidades. Portanto, a nova legislação é bem-vinda”, diz a diretora global de segurança no trânsito e de produto da Volvo, Anna Wrige Berling.

Para desenvolver a “paleta” de sons, a Volvo contou com o apoio de peritos em acústica. Nesse sentido, foram realizadas várias pesquisas e feitos testes virtuais e de campo.

“Estamos orgulhosos por desenvolver sons de alta qualidade”, diz Berling. Segundo ela, além se serem perceptíveis, os ruídos são agradáveis para os motoristas e outros usuários da via.

De acordo com a Volvo, os sons foram projetados para não atravessar paredes. Assim, os caminhões elétricos podem trafegar à noite.

Da mesma forma, os motoristas são menos afetados na comparação com o ruído de veículos com motor a combustão. Assim, tipo e intensidade variam conforme a situação e a velocidade do caminhão.

Sobretudo na Europa, a Volvo oferece uma ampla linha de caminhões elétricos. Em 2019, marca sueca iniciou a produção dos caminhões FL e FE elétricos na Europa.

Agora, a empresa anunciou o início das vendas das versões elétricas dos pesados FH, FM e FMX. O objetivo da fabricante é eletrificar toda sua linha de caminhões.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E