O Estado de S. Paulo
08/06/2021 11h00
A Volvo desenvolveu cinco alertas sonoros para seus caminhões elétricos. Dessa forma, a fabricante quer contribuir com a segurança de pedestres, ciclistas e demais usuários das vias.
Isso porque os caminhões elétricos são muito silenciosos, o que pode aumentar o risco de acidentes.
Seja como for, não se trata de uma iniciativa exclusiva da marca sueca. Ou seja, a Volvo cumprirá uma norma da União Europeia.
Segundo a regra, veículos elétricos devem emitir algum tipo de som quando rodam a até 20 km/h. Assim, a norma vale em todos os países do bloco.
Se o veículo for muito silencioso, como um camin
...A Volvo desenvolveu cinco alertas sonoros para seus caminhões elétricos. Dessa forma, a fabricante quer contribuir com a segurança de pedestres, ciclistas e demais usuários das vias.
Isso porque os caminhões elétricos são muito silenciosos, o que pode aumentar o risco de acidentes.
Seja como for, não se trata de uma iniciativa exclusiva da marca sueca. Ou seja, a Volvo cumprirá uma norma da União Europeia.
Segundo a regra, veículos elétricos devem emitir algum tipo de som quando rodam a até 20 km/h. Assim, a norma vale em todos os países do bloco.
Se o veículo for muito silencioso, como um caminhão elétrico, é obrigatório um sistema externo de alerta acústico. O chamado Acoustic Vehicle Alerting System (AVAS).
Seja como for, a Volvo informa que os alertas devem ser agradáveis. Além disso, têm de ser discretos para o motorista e outras pessoas. Porém, sua função é avisar que há veículos por perto.
Logo, a intensidade do aviso depende da velocidade do caminhão. Assim, a 20 km/h deve ser de, no mínimo, 56 decibéis. Ou seja, o mesmo nível produzido em uma conversa entre duas pessoas.
Para atender às novas regras, a Volvo desenvolveu cinco tipos de sons. São eles: slowing down (desacelerando), idling (algo como parada em espera), reversing (marcha à ré), moving forward (avançando) e speeding up (acelerando).
Assim, informa a marca, o objetivo é manter baixos níveis de ruído, porém promovendo mais segurança.
“Com o novo sistema de alerta, queremos garantir que pedestres e ciclistas percebam quando há um caminhão elétrico nas proximidades. Portanto, a nova legislação é bem-vinda”, diz a diretora global de segurança no trânsito e de produto da Volvo, Anna Wrige Berling.
Para desenvolver a “paleta” de sons, a Volvo contou com o apoio de peritos em acústica. Nesse sentido, foram realizadas várias pesquisas e feitos testes virtuais e de campo.
“Estamos orgulhosos por desenvolver sons de alta qualidade”, diz Berling. Segundo ela, além se serem perceptíveis, os ruídos são agradáveis para os motoristas e outros usuários da via.
De acordo com a Volvo, os sons foram projetados para não atravessar paredes. Assim, os caminhões elétricos podem trafegar à noite.
Da mesma forma, os motoristas são menos afetados na comparação com o ruído de veículos com motor a combustão. Assim, tipo e intensidade variam conforme a situação e a velocidade do caminhão.
Sobretudo na Europa, a Volvo oferece uma ampla linha de caminhões elétricos. Em 2019, marca sueca iniciou a produção dos caminhões FL e FE elétricos na Europa.
Agora, a empresa anunciou o início das vendas das versões elétricas dos pesados FH, FM e FMX. O objetivo da fabricante é eletrificar toda sua linha de caminhões.
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