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Volvo acirra guerra das potências

Webtranspo

21/09/2011 10h11 | Atualizada em 22/09/2011 16h58

Em 2008, o mercado automotivo mundial foi surpreendido com o lançamento pela Volvo do FH 700cv, considerado na época o “caminhão mais potente do mundo”. No ano passado, a Scania tomou esse rótulo da marca sueca ao apresentar um novo modelo da linha R com 730cv. Ao que parece, o título será retomado pela Volvo, pois a empresa anunciou a chegada do FH16 com 750cv.

Há quem diga que essa “guerra de potências” foi aberta pela MAN quando colocou no cenário mundial o caminhão TGX de 680cv, superando o até então mais potente FH de 610cv da Volvo.

Segundo informações da Volvo, o novo FH de 750cv – que por enquanto será vendido exclusivamente na Europa – chega para atender às exigências do transporte de cargas mais pesadas com muit

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Em 2008, o mercado automotivo mundial foi surpreendido com o lançamento pela Volvo do FH 700cv, considerado na época o “caminhão mais potente do mundo”. No ano passado, a Scania tomou esse rótulo da marca sueca ao apresentar um novo modelo da linha R com 730cv. Ao que parece, o título será retomado pela Volvo, pois a empresa anunciou a chegada do FH16 com 750cv.

Há quem diga que essa “guerra de potências” foi aberta pela MAN quando colocou no cenário mundial o caminhão TGX de 680cv, superando o até então mais potente FH de 610cv da Volvo.

Segundo informações da Volvo, o novo FH de 750cv – que por enquanto será vendido exclusivamente na Europa – chega para atender às exigências do transporte de cargas mais pesadas com muito mais eficiência, tecnologia e menor consumo de combustível, nas mais intensas condições de clima e tráfego.

O motor do caminhão tem como base a tecnologia da Volvo Trucks atualmente usada no motor a diesel de 16 litros e 700cv – um propulsor seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e unidade de injetores. O desempenho do motor permite manter a velocidade do veículo em qualquer situação de tráfego, com muita carga ou mesmo em subidas mais íngremes.

“Quanto mais força estiver disponível a baixas rotações ao iniciar um transporte pesado, menor o esforço do trem de força e mais eficiente é a utilização do combustível. Como resultado se obtém dirigibilidade excepcional,” explica Hayder Wokil, gerente de produção da Volvo Trucks.

A matriz sueca inicia a produção dos caminhões Volvo FH16 para o mercado europeu já no começo de 2012.

 

 

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