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Volkswagen já testa maior caminhão elétrico fabricado no Brasil

Modelo e-Delivery 17 tem capacidade para transportar 17,3 toneladas

Motor1

12/12/2022 13h56 | Atualizada em 13/12/2022 08h37

O projeto de eletrificação da Volkswagen para o setor de caminhões no Brasil está com desenvolvimento acelerado e deverá gerar importantes resultados nos próximos anos.

Prova disso vem da própria marca, que confirma para este mês de dezembro o início dos testes com o e-Delivery 17, considerado o maior caminhão puramente elétrico produzido em solo brasileiro.

Desenvolvido a partir da plataforma do e-Delivery 14, já comercializado pela marca, o e-Delivery 17 deverá chegar ao mercado até o fim de 2023 e terá a importante missão de ampliar ainda mais o alcance da Volkwagen no setor de caminhões EVs no pa&i

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O projeto de eletrificação da Volkswagen para o setor de caminhões no Brasil está com desenvolvimento acelerado e deverá gerar importantes resultados nos próximos anos.

Prova disso vem da própria marca, que confirma para este mês de dezembro o início dos testes com o e-Delivery 17, considerado o maior caminhão puramente elétrico produzido em solo brasileiro.

Desenvolvido a partir da plataforma do e-Delivery 14, já comercializado pela marca, o e-Delivery 17 deverá chegar ao mercado até o fim de 2023 e terá a importante missão de ampliar ainda mais o alcance da Volkwagen no setor de caminhões EVs no país. A meta será atender a demanda por um veículo com alta densidade de carga e uso urbano com diferentes aplicações, incluindo distribuição de bebidas com até oito pallets.

Mesmo sendo considerado o maior caminhão da família, o e-Delivery 17 será enquadrado como veículo urbano de carga (VUC) e terá maior facilidade de circulação em grandes cidades. Segundo a Volkswagen, os testes já foram iniciados pelas ruas de São Paulo (SP) para avaliar as condições reais de uso.

Na comparação com o e-Delivery 14, que carrega 14,5 toneladas, o e-Delivery 17 terá capacidade para transportar 17,3 toneladas. A plataforma é a mesma, mas o novato conta com eixo dianteiro com maior capacidade de carga chassi e suspensão reforçados e configuração 6x2.

O e-Delivery 17 conta ainda com nova configuração de baterias, com quatro packs ou seis packs, atingindo uma autonomia de até 180 quilômetros. “Essa solução é única e exclusiva no mundo, tendo nos permitido desenvolver três modelos de caminhões elétricos num intervalo recorde”, disse Roberto Cortes, CEO da VWCO, em referência ao e-Delivery nas versões 11, 14 e 17.

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