Assessoria de Imprensa
26/04/2022 11h00
Segundo a multinacional finlandesa, a atividade de mercado continuou forte no 1º trimestre do ano. No período, as encomendas recebidas aumentaram 29%, indo a 1,4 bilhão de euros, enquanto as vendas cresceram 26%, para 1,1 bilhão de euros.
O EBITA ajustado aumentou para 157 milhões de euros, ou 13,5% das vendas. Já os lucros chegaram a 139 milhões de euros, ou 12% das vendas, com fluxo de caixa operacional de 74 milhões de euros.
Apesar dos números positivos, a empresa relata preocupação com o cenário global. “Nosso desempenho durante o 1º trimestre foi bom, apesar da incerteza causada pela ofensiva militar russa na Ucrân
...Segundo a multinacional finlandesa, a atividade de mercado continuou forte no 1º trimestre do ano. No período, as encomendas recebidas aumentaram 29%, indo a 1,4 bilhão de euros, enquanto as vendas cresceram 26%, para 1,1 bilhão de euros.
O EBITA ajustado aumentou para 157 milhões de euros, ou 13,5% das vendas. Já os lucros chegaram a 139 milhões de euros, ou 12% das vendas, com fluxo de caixa operacional de 74 milhões de euros.
Apesar dos números positivos, a empresa relata preocupação com o cenário global. “Nosso desempenho durante o 1º trimestre foi bom, apesar da incerteza causada pela ofensiva militar russa na Ucrânia e a consequente volatilidade global no ambiente de mercado”, comentou Pekka Vauramo, presidente e CEO da Metso Outotec.
Para o executivo, desde que a Rússia iniciou a ofensiva militar, a prioridade tem sido a segurança e o bem-estar das equipes. “Anunciamos suspensão temporária das entregas à Rússia a partir do final de fevereiro e não recebemos novas encomendas de entregas ao país”, disse.
“No entanto, continuamos a ter pendências em relação aos clientes russos e, embora cumprindo integralmente os regimes de sanções aplicáveis, vamos finalizar esses contratos de forma controlada, considerando os nossos intervenientes”, completou.
A procura por minerais aumentou em outros mercados, ressaltou Vauramo, o que vem compensando as encomendas interrompidas. Com isso, as encomendas aumentaram em todos os segmentos de atuação da empresa, tanto no negócio de equipamentos como no de serviços, que avançou dois dígitos no trimestre.
“A forte atividade é impulsionada pelos elevados preços de minerais e metais e taxas de produção, bem como pela procura de equipamentos e serviços de agregados, em particular na América do Norte”, revelou o CEO.
“Embora durante o trimestre tenhamos visto aumentos de custos com matérias-primas, componentes, fretes e energia, conseguimos atenuar essas pressões em comparação com o segundo semestre de 2021, com ações que vão continuar”, apontou.
Outro ponto abordado diz respeito às metas de sustentabilidade, especialmente as relacionadas à redução de emissões próprias e de clientes.
“Nesse sentido, lançamos vários produtos da linha Planet Positive durante o trimestre, como a Geminex, um gêmeo digital concebido para otimizar processos, combinando dados de fontes internas e externas para permitir, por exemplo, uma redução da pegada de carbono e uma utilização mais eficiente dos recursos”, explicou Vauramo.
Em outra frente, a empresa anunciou em abril a aquisição da Tesab Engineering, que produz equipamentos de britagem móvel para aplicações de agregados. “A Tesab complementa a nossa oferta atual para os mercados de britagem e peneiramento móveis”, ressaltou.
27 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade