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Venda de caminhões novos cresce

Na lista com o resultado da venda de caminhões novos, Volvo e Scania têm três modelos cada; pesados respondem por 52% do total

O Estado de S.Paulo

05/09/2024 14h21 | Atualizada em 09/09/2024 12h09

A venda de caminhões novos no Brasil cresceu 26,38% nos primeiros oito meses de 2024.

Assim, foram emplacadas 77.828 unidades, ante 67.368 vendas registradas no mesmo período de 2023. Entretanto, na comparação de agosto com julho, o avanço foi tímido, de apenas 2%. Ou seja, com 11.081 e 11.303 vendas, respectivamente.

Seja como for, o saldo é positivo quando se compara agosto de 2024 com o mesmo mês em 2023.

De acordo com dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, em agosto de 2023 a venda de caminhões novos somou 8.944 unidades. Portanto, a alta foi de 15,5%.

Conforme o presidente da Fen

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A venda de caminhões novos no Brasil cresceu 26,38% nos primeiros oito meses de 2024.

Assim, foram emplacadas 77.828 unidades, ante 67.368 vendas registradas no mesmo período de 2023. Entretanto, na comparação de agosto com julho, o avanço foi tímido, de apenas 2%. Ou seja, com 11.081 e 11.303 vendas, respectivamente.

Seja como for, o saldo é positivo quando se compara agosto de 2024 com o mesmo mês em 2023.

De acordo com dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, em agosto de 2023 a venda de caminhões novos somou 8.944 unidades. Portanto, a alta foi de 15,5%.

Conforme o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, os emplacamentos de caminhões têm mostrado recuperação em 2024. Porém, ele afirma que agosto não foi melhor por causa da alta dos preços das commodities, que afetaram sobretudo o agronegócio. “A atividade industrial e o agronegócio continuam a impactar as vendas.

Da mesma forma, os transportadores aguardam uma redução nas taxas de juros para renovarem suas frotas”, diz.

Conforme os dados da Fenabrave, entre as montadoras quem lidera as vendas de caminhões novos é a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Assim, nos oito primeiros meses de 2024 a empresa soma 20.158 emplacamentos, o que representa 25,90% de participação de mercado.

Depois, vem a Mercedes-Benz, com 18.104 vendas e 23,26% do bolo. Em seguida aparece a Volvo, com 14.453 emplacamentos, o que representa 18,57% do mercado brasileiro. A quarta posição ficou com a Scania, com 12.602 emplacamentos e 16,19% do total. Assim, a DAF garantiu o quinto lugar, com 6.188 caminhões e 7,95% do mercado.

Depois dela, em sexto, vem a Iveco, com 5.492 emplacamentos e 7,06% de participação. Em sétimo lugar, a Foton somou 310 unidades e 0,40% das vendas. A Hyundai ficou na oitava posição, com 144 vendas e 0,19%, seguida pela JAC Motors (100 vendas e 0,13%), no nono lugar. Por fim, a Agrale ficou na 10ª posição, com 51 emplacados e 0,07% do mercado total.

Conforme os números da Fenabrave, em agosto o Volvo FH, nas versões como motores de 540 cv e 460 cv, lidera a venda de caminhões novos no Brasil.

Sendo que a configuração mais potente ocupa o primeiro lugar do ranking geral. Além disso, chama atenção o bom número de emplacamentos do Volkswagen Meteor 28.480.

No mês passado, a versão com tração 6x2 do caminhão pesado voltou ao ranking dos mais vendidos. Porém, na lista dos 10 mais no acumulado do ano as campeãs são Volvo e Scania, com três modelos cada. Em seguida, a DAF é representada com dois caminhões na lista.

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