O Estado de S.Paulo
10/05/2022 09h13 | Atualizada em 10/05/2022 12h14
A venda de caminhões novos no Brasil recuou 7,48% em abril de 2022 na comparação com maio. Ou seja, no mês passado foram emplacadas 9.375 unidades, ante 10.133 em março.
Da mesma forma, na comparação de abril de 2022 com abril de 2021, quando foram emplacados 9.811 caminhões, a retração foi de 4,44%. Os dados foram divulgados na semana passada pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos.
Seja como for, o mercado continua aquecido. Assim, a queda na venda de caminhões está relacionada à dificuldade das montadoras para entregar os pedidos. Sobretudo
A venda de caminhões novos no Brasil recuou 7,48% em abril de 2022 na comparação com maio. Ou seja, no mês passado foram emplacadas 9.375 unidades, ante 10.133 em março.
Da mesma forma, na comparação de abril de 2022 com abril de 2021, quando foram emplacados 9.811 caminhões, a retração foi de 4,44%. Os dados foram divulgados na semana passada pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos.
Seja como for, o mercado continua aquecido. Assim, a queda na venda de caminhões está relacionada à dificuldade das montadoras para entregar os pedidos. Sobretudo por causa da falta de componentes e insumos. Além disso, a situação foi agravada pela guerra no leste europeu.
Entretanto, mesmo com a queda em abril, no acumulado de 2022 a venda de caminhões novos está 1,57% maior do que a registrada no mesmo período de 2021. Assim, de janeiro a abril foram emplacadas 36.134 unidades. Já nos quatro primeiros meses de 2021, foram 35.574 unidades.
Venda por segmento – De acordo com a Fenabrave, no primeiro quadrimestre de 2022 a Volkswagen/MAN lidera o ranking de vendas por montadora. Em outras palavras, a empresa tem 29,92% de participação. Em seguida, aparece a Mercedes-Benz, com 26,57% do mercado. Posteriormente, vem a Volvo, na terceira posição, com 19,65%.
Por sua vez, a Scania ficou em quarto lugar, com 8,57% do mercado. A Iveco caiu para a quinta colocação, com 8,44% e a DAF aparece na sexta, com 5,95%.
Na sétima ficou a Hyundai, cujos caminhões são fabricados pela Caoa, com 0,36% dos emplacamentos.
Segundo dados do levantamento, os caminhões pesados mantêm a liderança de vendas de novos no Brasil em 2022.
Nesse sentido, de janeiro a abril o segmento respondeu por 46,96% dos emplacamentos. Logo depois vêm os semipesados (28,57%). Porém, pela primeira vez em anos os médios, com 10,29%, venderam mais que os leves (9,27%). Por fim, os semileves representaram 4,90% das vendas.
Por modelo, o Volvo FH 540 permanece no posto de líder da venda de caminhões novos no Brasil. Assim, de janeiro a abril o cavalo-mecânico somou 2.592 emplacamentos. Em seguida está o médio Volkswagen Delivery 11.180, com 1.981 unidades. O terceiro lugar ficou com o DAF XF, com 1.804 vendas. (com informações do jornal O Estado de S.Paulo)
27 de novembro 2024
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