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Vale e Caterpillar assinam acordo para caminhões elétricos a bateria e estudos sobre etanol

Iniciativas visam à descarbonização das operações de mina, contribuindo para o alcance das metas de redução das emissões diretas e indiretas de CO₂ em 33% até 2030 e emissões líquidas zero até 2050

Assessoria de Imprensa

30/04/2024 10h55 | Atualizada em 06/05/2024 14h41

A Vale e a Caterpillar assinaram um acordo para testar caminhões de grande porte elétricos a bateria e sistemas de transferência de energia, além de realizar estudos sobre caminhões movidos a etanol.

O objetivo é apoiar a Vale no cumprimento das metas de redução das emissões de carbono de escopo 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e zerar as emissões líquidas até 2050, em um projeto com investimento previsto entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões, conforme anunciado em 2020.

A empresa também se comprometeu a reduzir as emissões líquidas da sua cadeia de valor (âmbito 3) em 15% at&eacu

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A Vale e a Caterpillar assinaram um acordo para testar caminhões de grande porte elétricos a bateria e sistemas de transferência de energia, além de realizar estudos sobre caminhões movidos a etanol.

O objetivo é apoiar a Vale no cumprimento das metas de redução das emissões de carbono de escopo 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e zerar as emissões líquidas até 2050, em um projeto com investimento previsto entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões, conforme anunciado em 2020.

A empresa também se comprometeu a reduzir as emissões líquidas da sua cadeia de valor (âmbito 3) em 15% até 2035.

Nesse desafio, a Caterpillar está desenvolvendo um caminhão movido a bateria com capacidade de 240 toneladas, que será testado pela Vale em suas operações em Minas Gerais.

A fabricante também está desenvolvendo soluções de transferência de energia para caminhões, que serão testadas nas operações da mineradora no Pará nos próximos anos.

As duas empresas também iniciarão um estudo conjunto sobre uma solução de bicombustível para caminhões de transporte, que operam com etanol e diesel.

Emissões – As emissões de diesel nas operações de mina representam 15% das emissões diretas de CO2eq da Vale.

Entre os equipamentos de mina, o caminhão de transporte é o maior consumidor de diesel e, portanto, o que mais contribui para as emissões.

Por isso, investir em iniciativas para descarbonizar as minas e estabelecer colaborações estratégicas são fundamentais para os objetivos da Vale.

"Estamos desenvolvendo um portfólio de opções para descarbonizar as operações, incluindo a eletrificação e o uso de combustíveis alternativos nas minas. As soluções mais viáveis serão adotadas", afirma Ludmila Nascimento, diretora de energia e descarbonização da Vale.

"Acreditamos que o etanol tem grande potencial para contribuir com a meta de 2030, pois é um combustível já adotado em larga escala no Brasil, com uma rede de abastecimento estabelecida e que requer uma parceria ativa com os fabricantes”, declara.

Segundo a Vale, houve avanços significativos no desenvolvimento da tecnologia de caminhões elétricos nos últimos anos, com inovações que terão um papel importante para zerar as emissões líquidas da mineradora até 2050.

"Estamos oferecendo como campo de testes as nossas minas no Brasil, que têm características muito específicas, buscando atingir os nossos objetivos e construir uma indústria mineiradora mais limpa", explica José Baltazar, diretor de engenharia de operações de minas e plantas da Vale.

Para Denise Johnson, presidente da divisão Resource Industries da Caterpillar, "a voz do cliente é um elemento crítico do processo de desenvolvimento de produtos”.

“A Vale tem sido uma voz-chave ao longo da nossa longa história de colaboração em tecnologia e implementação de produtos”, comenta.

“Esperamos continuar essa colaboração à medida que lançamos a próxima geração das nossas soluções de mineração, apoiando os objetivos operacionais e ambientais dos nossos clientes", conclui.

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