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Assesoria de Imprensa
28/08/2013 08h44 | Atualizada em 28/08/2013 14h40
Instalada recentemente na no bairro do Caju, zona portuária da cidade Rio de Janeiro, a usina asfáltica Ciber UAB 18 E poderá produzir 140 toneladas de asfalto por hora.
A usina que funcionará com tecnologia nacional, terá 25 funcionários e será abastecida a gás natural. Ela conta com dois sistemas considerados inovadores, sendo um deles já aplicado pelo DER do Rio de Janeiro, que trata de mistura asfáltica morna, também conhecido como Warm Mix Asphalt ou WMA.
Esta tecnologia permite reduzir as temperaturas de usinagem e compactação apenas com a mistura de água no ligante, sob determinadas condições.
O segundo diferencial da nova usina é o uso de materi
...Instalada recentemente na no bairro do Caju, zona portuária da cidade Rio de Janeiro, a usina asfáltica Ciber UAB 18 E poderá produzir 140 toneladas de asfalto por hora.
A usina que funcionará com tecnologia nacional, terá 25 funcionários e será abastecida a gás natural. Ela conta com dois sistemas considerados inovadores, sendo um deles já aplicado pelo DER do Rio de Janeiro, que trata de mistura asfáltica morna, também conhecido como Warm Mix Asphalt ou WMA.
Esta tecnologia permite reduzir as temperaturas de usinagem e compactação apenas com a mistura de água no ligante, sob determinadas condições.
O segundo diferencial da nova usina é o uso de material reciclado, também chamado de Reclaimed Asphalt Pavement (RAP). Este material entra como um novo insumo para produção de mistura asfáltica usinada a quente.
De acordo com Marcio Freire Arzua Barbosa, coordenador de produção industrial da prefeitura do Rio de Janeiro, além do material reciclado, a expectativa é que a produção de asfalto-borracha também seja alavancada com pneus moídos como insumo, além de reaproveitar mais o material das fresagens.
Outro diferencial, explica a empresa, será a fabricação de asfalto colorido, como a pavimentação verde de trecho das Paineiras. Haverá, ainda, um laboratório de aferição de qualidade.
De acordo com Barbosa, com a nova usina será possível obter uma variedade maior de massa asfáltica, por um custo mais baixo, com menos poluição e mais segurança.
“Nosso objetivo na construção dessa usina foi melhorar a massa asfáltica, produzir massas especiais, em um tempo mais curto e com menos desgaste para todos os envolvidos, desde funcionários até moradores do entorno”, diz.
14 de julho 2020
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