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Assessoria de Imprensa
01/02/2017 00h00 | Atualizada em 08/02/2017 12h07
A central hidrelétrica Los Condores, no Chile, é um desafio de perfuração, com 500 metros de rocha sob um túnel e altitude de 2,5 mil metros sobre o nível do mar.
Recentemente, uma tuneladora TBM double shield da Robbins completou a perfuração de 900 metros do túnel de acesso, e agora está pronta para perfurar a primeira seção do túnel de adução. A máquina chegou em maio de 2016 e já escavou 1,3 mil metros de túneis no projeto.
A nova hidrelétrica terá uma potência de 150 MW e estará localizada a 360 km ao sul de Santiago. A TBM double shield da Robbins está perfurando duas seções para o túnel de entrada, a primeira de 6 km e a segunda com 4,4 km.
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...A central hidrelétrica Los Condores, no Chile, é um desafio de perfuração, com 500 metros de rocha sob um túnel e altitude de 2,5 mil metros sobre o nível do mar.
Recentemente, uma tuneladora TBM double shield da Robbins completou a perfuração de 900 metros do túnel de acesso, e agora está pronta para perfurar a primeira seção do túnel de adução. A máquina chegou em maio de 2016 e já escavou 1,3 mil metros de túneis no projeto.
A nova hidrelétrica terá uma potência de 150 MW e estará localizada a 360 km ao sul de Santiago. A TBM double shield da Robbins está perfurando duas seções para o túnel de entrada, a primeira de 6 km e a segunda com 4,4 km.
Uma seção entre os dois túneis será escavada com perfuradora e explosivos para conexão, fazendo com que o túnel de entrada tenha comprimento final de 12 km.
Localizado na região montanhosa de Maule, a estrutura da hidrelétrica está sendo construída em base de rochas sedimentárias e vulcânicas.
A jornada para a aplicação da máquina foi árdua, exigindo o envio de componentes de TBM e transporte de veículos em estradas montanhosas não pavimentadas.
O empreiteiro Ferrovial Agroman é responsável pelo túnel de admissão no Projeto Hidroelétrico Los Condores e estava bem consciente dos desafios associados à utilização das máquinas.
"A localização do trabalho é restrita devido ao seu terreno acidentado e localização geográfica nos Andes”, comenta Pello Idigoras, gerente de produção de túnel da Ferrovial Agroman.
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