Assessoria de Imprensa
14/05/2025 15h07 | Atualizada em 14/05/2025 15h14
Na segunda-feira (12), a cidade de Fortaleza celebrou um marco importante na expansão da mobilidade urbana com a chegada do “tatuzão” – como é popularmente conhecida a tuneladora TBM (Tunnel Boring Machine) – à estação Colégio Militar, que integra a Linha Leste do Metrô.
A obra, realizada pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e executada pelo consórcio Agis Sacyr | Consórcio FTS Linha Leste, é a primeira do Nordeste a utilizar esse tipo de equipamento de escavação.
“A chegada da tuneladora à futura estação Colégio Militar
...Na segunda-feira (12), a cidade de Fortaleza celebrou um marco importante na expansão da mobilidade urbana com a chegada do “tatuzão” – como é popularmente conhecida a tuneladora TBM (Tunnel Boring Machine) – à estação Colégio Militar, que integra a Linha Leste do Metrô.
A obra, realizada pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e executada pelo consórcio Agis Sacyr | Consórcio FTS Linha Leste, é a primeira do Nordeste a utilizar esse tipo de equipamento de escavação.
“A chegada da tuneladora à futura estação Colégio Militar representa um marco para essa obra tão importante para a mobilidade urbana de Fortaleza”, destacou o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.
A TBM, que partiu da estação Chico da Silva, no Centro, percorreu aproximadamente 1.750 m desde o shaft, utilizando tecnologia de escavação pressurizada com instalação simultânea de anéis de concreto.
Identificada como TBM 02, a tuneladora escava o Túnel 01 e ainda passará por mais duas estações até atingir o final da perfuração.
“O uso da tuneladora permitiu avançar com eficiência em uma área urbana densa e cheia de desafios geotécnicos e logísticos, sempre com respeito ao patrimônio histórico e à rotina da população”, afirma José Lima, diretor de Operações e Engenharia da Agis.
Obra – Primeira via totalmente subterrânea do Nordeste, a Linha Leste terá 7,3 km de extensão em sua primeira fase (atualmente em construção).
Com investimento estimado em R$ 2,6 bilhões, a nova linha conectará regiões estratégicas de Fortaleza, interligando quatro sistemas de transporte, incluindo o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal rodoviário.
Em operação, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia.
Atualmente, a obra se encontra com 41,04% de execução física total, com previsão de entrega para 2028.
14 de maio 2025
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