Inovação
Assessoria de Imprensa
03/07/2018 09h00 | Atualizada em 03/07/2018 12h50
Visando melhorias na qualidade dos produtos, maior agilidade e redução do prazo de entrega para os clientes, a Termomecanica, empresa do setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas, desenvolveu juntamente com os alunos do Centro Educacional Salvador Arena (CEFSA) um sistema de corte de bobinas, que tem papel importante em um dos seus principais processos fabris, o de laminação.
Fruto de um trabalho conjunto de pesquisa e desenvolvimento, que levou cerca de três anos para ser concluído, o Sistema de Otimização de Corte (SOC) envolveu professores e alunos do CEFSA, além da diretoria industrial, equipe de TI, Coo
...Visando melhorias na qualidade dos produtos, maior agilidade e redução do prazo de entrega para os clientes, a Termomecanica, empresa do setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas, desenvolveu juntamente com os alunos do Centro Educacional Salvador Arena (CEFSA) um sistema de corte de bobinas, que tem papel importante em um dos seus principais processos fabris, o de laminação.
Fruto de um trabalho conjunto de pesquisa e desenvolvimento, que levou cerca de três anos para ser concluído, o Sistema de Otimização de Corte (SOC) envolveu professores e alunos do CEFSA, além da diretoria industrial, equipe de TI, Coordenação de Produção e Analistas de PCP (responsáveis pela avaliação do desempenho industrial) da Termomecanica.
De acordo com Luiz Henrique Caveagna, diretor industrial da Termomecanica, o principal objetivo do SOC era reduzir a sobra lateral gerada durante o processo de corte das bobinas, de forma a priorizar a qualidade da montagem e evitar a infração das formas estipuladas pelos clientes.
"A ferramenta permite um sequenciamento de corte muito mais preciso e um melhor aproveitamento do material, com isso conseguimos uma entrega com qualidade e com prazos vantajosos para o mercado. Graças aos relatórios que podem ser gerados é possível planejar de maneira mais assertiva as ações", explica.
O SOC também está interligado a um sistema ultramoderno de inspeção visual, o que ajuda a detectar defeitos nos materiais. Através de captação e análise das imagens obtidas durante o processo de recozimento das bobinas, é possível apontar aos operadores os defeitos relevantes de forma visual.
Dessa forma, afirma Caveagna, permite a decisão de descarte de parte do material, caso seja necessário, o que traz ganhos ainda maiores de qualidade para o produto final.
“Além disso, o SOC também se integra com o sistema de Apontamento Real da Termomecanica, permitindo análises mais complexas do processo como um todo por meio de dados e indicadores que são gerados ao longo do processo e impactando de maneira positiva em ganhos de produtividade”, finaliza.
05 de maio 2020
14 de abril 2020
07 de abril 2020
17 de março 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade