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Tecnologias impactam positivamente o serviço em campo

Dispositivos móveis, drones e realidade virtual são alternativas para otimizar o trabalho em campo

Assessoria de Imprensa

01/11/2016 00h00 | Atualizada em 01/11/2016 11h12

De acordo com um recente relatório do Gartner, as vendas de dispositivos wearable (termo que significa tecnologias para vestir) em todo o mundo devem crescer cerca de 20% até o fim de 2016.

E não são apenas os consumidores que estão seguindo e sendo beneficiados com essa tendência. Wearables, smartwatches e Internet das Coisas(IoT) devem impactar os prestadores de serviço em campo mais cedo do que se imagina.

Segundo Chris Wilder, analista da consultoria americana de tecnologia Moor Insights &Strategy e colaborador regular da Forbes, Chris Wilder, nos próximos três anos, 75% das empresas de serviços em campo irão equipar seus técnicos com dispositivos portá

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De acordo com um recente relatório do Gartner, as vendas de dispositivos wearable (termo que significa tecnologias para vestir) em todo o mundo devem crescer cerca de 20% até o fim de 2016.

E não são apenas os consumidores que estão seguindo e sendo beneficiados com essa tendência. Wearables, smartwatches e Internet das Coisas(IoT) devem impactar os prestadores de serviço em campo mais cedo do que se imagina.

Segundo Chris Wilder, analista da consultoria americana de tecnologia Moor Insights &Strategy e colaborador regular da Forbes, Chris Wilder, nos próximos três anos, 75% das empresas de serviços em campo irão equipar seus técnicos com dispositivos portáteis, como relógios, óculos e outras tecnologias.

É uma afirmação ousada, afirma Mara Santos, gerente de alianças da ClickSoftware para América Latina, empresa voltada para fornecimento de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho e serviços em campo,por isso, é importante compreender algumas das principais formas em que estas mudanças irão impactar o gerenciamento de serviços de campo.

Segundo Santos, diferentes dispositivos com necessidades distintas vão se tornar populares no mercado. Wearables com recursos de segurança em tempo real atendem bem os segmentos ferroviário, de petróleo e gás, construção e utilities.

Já os dispositivos de diagnóstico ou com capacidades robustas de comunicação com o cliente estão revolucionando os setores de varejo, contact centers e telecomunicações.

Diversos estudos revelam que uma força de trabalho saudável é estatisticamente mais eficiente. A maioria, se não todos os smartwatches, podem acompanhar dados biométricos, que trazem grandes benefícios para as empresas que procuram melhorar a produtividade e a saúde da sua força de trabalho.

“Imagine monitorar a saúde de toda a equipe técnica durante os meses quentes de verão ou definir os limites da frequência cardíaca dos técnicos durante o trabalho realizado em campo de setores como utilities, construção ou petróleo e gás. E imagine se a central puder receber notificações imediatas quando o técnico tiver um pico na frequência cardíaca ou ser avisada quando essa frequência estiver em um nível elevado por um longo período de tempo”, diz.

O centro de comando poderia utilizar esses dados para ajudar as empresas a criar turnos de horários mais inteligentes e saudáveis, melhorando a eficiência geral. O impacto em longo prazo dos smartwatches sobre a saúde dos técnicos pode ser substancial.

Além disso, explica a executiva, ter acesso à localização dos técnicos a todo o momento seria revolucionário para o gerenciamento dos serviços.

“Imagine a criação de um sistema de mensagens automáticas capaz de informar aos clientes quando um técnico está a 10, 20 ou 30 minutos de distância.”

Já os smartwatches estão mudando a comunicação em campo e melhorando a eficiência. Os relógios ativados por voz não exigem que os técnicos pressionem qualquer botão, o que significa que eles podem tomar notas, realizar pesquisas no banco de dados ou retornar a chamada à sede, mantendo-se fisicamente focados em suas tarefas no campo e o melhor, com as mãos livres.

Os carros ainda não dirigem a si próprios. No entanto, uma série de tecnologias móveis já é capaz de proporcionar benefícios como mapeamento de rotas, comunicação hands-free e um deslocamento em campo mais eficiente.

“As empresas que já implementaram a tecnologia de carro conectado para otimizar o mapeamento de rota estão percebendo uma significativa economia de custos”, complementa.

“Assim como Google, Volvo, Tesla e outros, veremos também as equipes em campo mais focadas em seus postos de trabalho e menos no deslocamento”, diz Santos.

Realidade Virtual e Drones

A realidade virtual está pronta para alcançar um tamanho de mercado de mais de $ 15 bilhões em 2020. Certamente, a maior parte desse mercado tem sido representada por jogos, marketing experimental e filmes em 3D.

Entretanto, para a executiva, as aplicações de realidade virtual no serviço em campo em longo prazo poderiam provar ser tanto rentáveis quanto fundamentais para a segurança.

A companhia de IoT, Space-time Insight, ofereceu a seus executivos a oportunidade de utilizar fones de ouvido OculusRift VR e percorrer subestações virtuais para identificar problemas.

A simulação revela que os dados e a análise em tempo real oferecem métodos criativos para resolver problemas em campo, utilizando a tecnologia de realidade virtual.

Já os drones oferecem uma oportunidade de diagnóstico para a gestão do serviço em campo para suplantar o risco por meio de um voo imediato.

O serviço em campo pode ser perigoso – especialmente para técnicos que trabalham em parques eólicos, arranha-céus e plataformas de petróleo.

“Os drones podem ajudar os profissionais de serviço em campo a observar grandes áreas, examinar paisagens perigosas ou de difícil acesso e escalar alturas anteriormente inacessíveis aos técnicos, trazendo mais segurança à operação”, finaliza.

 

 

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