ITA-AITES
14/10/2025 13h27
Um importante marco foi alcançado nos Himalaias indianos, com a chegada da segunda máquina de perfuração (TBM) da Herrenknecht ao destino, ocorrida no final de junho.
O equipamento concluiu com sucesso a operação no âmbito da construção de uma nova linha ferroviária entre Rishikesh e Karnaprayag, que terá 126 km de extensão.
A primeira máquina já havia chegado ao destino em meados de abril.
Com a conclusão da perfuração, os dois túneis paralelos do sistema – que somam mais de 20 km de extensão – estão agora concluídos.
Há muito consider
...Um importante marco foi alcançado nos Himalaias indianos, com a chegada da segunda máquina de perfuração (TBM) da Herrenknecht ao destino, ocorrida no final de junho.
O equipamento concluiu com sucesso a operação no âmbito da construção de uma nova linha ferroviária entre Rishikesh e Karnaprayag, que terá 126 km de extensão.
A primeira máquina já havia chegado ao destino em meados de abril.
Com a conclusão da perfuração, os dois túneis paralelos do sistema – que somam mais de 20 km de extensão – estão agora concluídos.
Há muito considerado inexpugnável para a construção de túneis, o Himalaia apresenta desafios geológicos extremos, o que torna a conquista ainda mais significativa.
Quando concluída, a nova linha reduzirá o tempo de viagem de 7 para pouco mais de 2 horas.
Responsável pelo projeto, a empresa Rail Vikas Nigam Limited (RVNL) encarregou a empreiteira Larsen & Toubro (L&T) de construir a peça central da linha — um túnel de tubo duplo com 10,5 km.
Para isso, a L&T utilizou duas TBMs Single Shield, cada uma com 9.110 mm de diâmetro, projetadas especificamente para a geologia do Himalaia.
Geologia complexa – O maior desafio na operação foi o tipo de rocha predominante, a filita.
Para complicar a situação, a massa rochosa recente e ativa ainda está em movimento, o que pode levar ao bloqueio da blindagem estrutural.
Para evitar isso, a Herrenknecht integrou sistemas de cilindros que permitiram o ajuste horizontal e vertical do acionamento principal, além de aumentar o diâmetro de escavação em até 100 mm.
Além disso, as máquinas estão equipadas com o sistema ISP, que envia ondas superficiais ao longo da parede do túnel, transformando-se em uma espécie de “onda espacial” na face da estrutura.
O sistema também registra os dados de medição e escavação durante a perfuração do túnel.
Quando uma anomalia é detectada, é realizada uma perfuração de sondagem adicional.
Além disso, um sistema de medição de convergência analisa continuamente a distância entre o shield e a rocha.
Em tempo considerado recorde, 23 anéis foram instalados em apenas um dia e, nos horários de pico, uma das máquinas avançou 39 metros em um único dia.
Para especialistas, o projeto estabelece um precedente significativo para projetos de escavação de túneis em regiões geologicamente complexas, como é o caso da cordilheira mais alta do mundo.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade