Assessoria de Imprensa
09/10/2023 10h00
Utilizadas para armazenar todos os materiais que não são aproveitados após o beneficiamento da mineração, as barragens estão deixando de ser utilizadas por grandes mineradoras.
Após os rompimentos de reservatórios em Mariana, (2015) e Brumadinho (2019), em Minas Gerais, o setor tem evoluído e buscado soluções sustentáveis para operar.
De acordo com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), nos últimos três anos, as principais mineradoras do estado investiram mais de R$ 16,7 bilhões em alternativas que reduzem a necessidade de barragens de rejeitos em suas operações, ent
...Utilizadas para armazenar todos os materiais que não são aproveitados após o beneficiamento da mineração, as barragens estão deixando de ser utilizadas por grandes mineradoras.
Após os rompimentos de reservatórios em Mariana, (2015) e Brumadinho (2019), em Minas Gerais, o setor tem evoluído e buscado soluções sustentáveis para operar.
De acordo com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), nos últimos três anos, as principais mineradoras do estado investiram mais de R$ 16,7 bilhões em alternativas que reduzem a necessidade de barragens de rejeitos em suas operações, entre outras iniciativas.
Para reduzir ou eliminar o uso de barragens, um dos métodos utilizados é a produção a seco e a filtragem de rejeitos, por meio dos filtros prensa.
O procedimento tem permitido que as mineradoras minimizem ameaças à comunidade, aos seus colaboradores e ao meio ambiente.
Solução – A Andritz Separation, referência na produção de equipamentos de separação de sólidos e líquidos, desenvolve e fornece filtros prensa que prometem remover mais de 80% da umidade da lama.
Isso permite descartá-la por meios ambientalmente compatíveis, operando com 100% da disposição a seco e reaproveitando um grande volume de água para seu processo.
“Com os filtros prensa é possível atuarmos na recuperação de água, além de contarmos com um baixo consumo de energia elétrica”, comentou o diretor de vendas da Andritz, Maurício Heinzle.
“A utilização desses equipamentos leva tranquilidade e segurança à comunidade, pois toda a tecnologia dos filtros é capaz de substituir a utilização de barragens de rejeitos por empilhamento a seco”, destacou.
Parceria – Por meio da utilização do equipamento, a Itaminas – empresa de extração de minério de ferro, localizada em Minas Gerais (MG) – se tornou uma das primeiras mineradoras a eliminar o uso de barragens.
A planta de filtragem de rejeitos de minério de ferro da Itaminas conta atualmente com quatro filtros prensa overhead.
Até o ano passado, o projeto, permitiu a recuperação de um volume diário de 8.800 m³ por dia de água, que retorna para o processo da Itaminas, algo que não era recuperado antes da instalação do processo e filtragem.
No futuro, com a conclusão da instalação de mais quatro filtros, a meta é que seja atingido um volume de 12.000 m³ por dia.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade