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Scania lança seu primeiro caminhão elétrico no Brasil

Destaque na Fenatran 2024, a novidade amplia o portfólio da montadora no país, que já conta com veículos de motorização a diesel e movidos a biometano, gás natural e biodiesel

Assessoria de Imprensa

17/10/2024 09h19 | Atualizada em 21/10/2024 12h19

A Scania antecipa seis caminhões que estarão em seu estande na Fenatran, que será realizada entre os dias 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo (SP).

Dentre os modelos expostos, estão confirmados os lançamentos dos caminhões 30 G 4x2 (elétrico, na imagem acima), P 280 6x4 XT (‘Light Construction’) e P 280 6x2 (semipesado de 7 litros), além dos veículos 460 R 6x2 Super, 500 RH 6x4 Super B100 (100% biodiesel) e G 460 6x2 (movido a gás/biometano).

Segundo a montadora, o modelo 30 G 4x2 tem autonomia de aproximadamente 250 km, em versão cavalo mecânico 4x2 com 300 kw de potência (310 cv) e capacidade máxima de

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A Scania antecipa seis caminhões que estarão em seu estande na Fenatran, que será realizada entre os dias 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo (SP).

Dentre os modelos expostos, estão confirmados os lançamentos dos caminhões 30 G 4x2 (elétrico, na imagem acima), P 280 6x4 XT (‘Light Construction’) e P 280 6x2 (semipesado de 7 litros), além dos veículos 460 R 6x2 Super, 500 RH 6x4 Super B100 (100% biodiesel) e G 460 6x2 (movido a gás/biometano).

Segundo a montadora, o modelo 30 G 4x2 tem autonomia de aproximadamente 250 km, em versão cavalo mecânico 4x2 com 300 kw de potência (310 cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66 t.

Com vocação urbana e regional, o veículo é equipado com dois pacotes de baterias (totalizando 416 kWh).

Já o motor elétrico EMC1-4 dispõe de potência de regeneração de 330 kW e desenvolve torque de 1.150 Nm.

Importado da Suécia, o veículo inclui carregador CCS2, que suporta até 375 kW e 500 A, fornecendo carga máxima em aproximadamente 50 min.

Com a introdução do modelo, o mix da Scania passa a incluir produtos a gás comprimido (GNC), gás liquefeito (GNL), biometano, biodiesel B100 e elétricos.

“Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Brasil.

Segundo ele, a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes de desenvolvimento em várias áreas, especialmente em infraestrutura

"Por isso, acreditamos na multimodalidade com diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel”, acentua o executivo da Scania, que apresenta ainda na Fenatran 2024 suas novas soluções em rastreamento, de arquitetura eletrônica e paineis digitais, além da opção ProDriver em serviços e lançamentos para o sistema de segurança ADAS.

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