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Scania inicia teste com caminhões a célula de combustível

Atacadista norueguês Asko incorpora na frota quatro veículos com a tecnologia

AutoIndústria

28/01/2020 11h00

A Scania e o atacadista Asko iniciaram operações reais de distribuição de carga com o uso de caminhões elétricos alimentados por células de hidrogênio. A empresa colocará quatro veículos em atividade em Trondeheim, na Noruega.

A iniciativa é um projeto piloto, um dos primeiros do gênero, que proporcionará aprendizado para ambas as empresas, além de base de desenvolvimento para a fabricante.

A Scania segue roteiro em direção a uma transformação para um transporte sustentável, menos dependente de combustíveis fósseis.

“Uma parte importante desta jornada é

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A Scania e o atacadista Asko iniciaram operações reais de distribuição de carga com o uso de caminhões elétricos alimentados por células de hidrogênio. A empresa colocará quatro veículos em atividade em Trondeheim, na Noruega.

A iniciativa é um projeto piloto, um dos primeiros do gênero, que proporcionará aprendizado para ambas as empresas, além de base de desenvolvimento para a fabricante.

A Scania segue roteiro em direção a uma transformação para um transporte sustentável, menos dependente de combustíveis fósseis.

“Uma parte importante desta jornada é feita em conjunto com alguns parceiros, no desenvolvimento da solução próximo ao cliente”, lembra Karin Rådström, chefe de vendas e marketing da Scania.

De acordo com a empresa, da mesma maneira com que trabalha nas tecnologias empregadas em motores térmicos, a eletrificação também recebe uma abordagem multifacetada para poder entregar ampla gama de soluções, dos veículos híbridos aos 100% elétricos.

A tecnologia utilizada pelos caminhões que chegaram na Asko, o motor convencional deu lugar a um motor elétrico, alimentado pela corrente elétrica produzida pela célula de combustível a partir de uma reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio.

O restante do trem de força é composto pelos mesmos componentes usados nos caminhões e ônibus híbridos que a Scania já fornece.

Os veículos são configurados como 6×2, tem peso bruto total de 26 toneladas, motor elétrico de 290 kW, transmissão de duas velocidades e torque máximo de 2.200 Nm.

A capacidade instalada da bateria é de 56 kW/h, traz reservatório de armazenamento de hidrogênio de 33 kg a 350 bar e autonomia estimada entre 400 e 500 quilômetros.

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