INOVAÇÃO
AutoIndústria
28/01/2020 11h00
A Scania e o atacadista Asko iniciaram operações reais de distribuição de carga com o uso de caminhões elétricos alimentados por células de hidrogênio. A empresa colocará quatro veículos em atividade em Trondeheim, na Noruega.
A iniciativa é um projeto piloto, um dos primeiros do gênero, que proporcionará aprendizado para ambas as empresas, além de base de desenvolvimento para a fabricante.
A Scania segue roteiro em direção a uma transformação para um transporte sustentável, menos dependente de combustíveis fósseis.
“Uma parte importante desta jornada é
...A Scania e o atacadista Asko iniciaram operações reais de distribuição de carga com o uso de caminhões elétricos alimentados por células de hidrogênio. A empresa colocará quatro veículos em atividade em Trondeheim, na Noruega.
A iniciativa é um projeto piloto, um dos primeiros do gênero, que proporcionará aprendizado para ambas as empresas, além de base de desenvolvimento para a fabricante.
A Scania segue roteiro em direção a uma transformação para um transporte sustentável, menos dependente de combustíveis fósseis.
“Uma parte importante desta jornada é feita em conjunto com alguns parceiros, no desenvolvimento da solução próximo ao cliente”, lembra Karin Rådström, chefe de vendas e marketing da Scania.
De acordo com a empresa, da mesma maneira com que trabalha nas tecnologias empregadas em motores térmicos, a eletrificação também recebe uma abordagem multifacetada para poder entregar ampla gama de soluções, dos veículos híbridos aos 100% elétricos.
A tecnologia utilizada pelos caminhões que chegaram na Asko, o motor convencional deu lugar a um motor elétrico, alimentado pela corrente elétrica produzida pela célula de combustível a partir de uma reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio.
O restante do trem de força é composto pelos mesmos componentes usados nos caminhões e ônibus híbridos que a Scania já fornece.
Os veículos são configurados como 6×2, tem peso bruto total de 26 toneladas, motor elétrico de 290 kW, transmissão de duas velocidades e torque máximo de 2.200 Nm.
A capacidade instalada da bateria é de 56 kW/h, traz reservatório de armazenamento de hidrogênio de 33 kg a 350 bar e autonomia estimada entre 400 e 500 quilômetros.
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