P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Equipamentos
Voltar

Equipamentos

Scania completa 125 anos de história

Dos primeiros vagões e carroças produzidas na Suécia em 1891 aos atuais 170 mil veículos conectados no mundo, fabricante sueca mantém a marca de inovação e foco na necessidade do cliente

Assessoria de Imprensa

09/03/2016 00h01 | Atualizada em 16/03/2016 13h42

Em 2016, a Scania completa 125 anos da sua inauguração na cidade de Södertalje, na Suécia.

A trajetória da empresa, hoje referência mundial em soluções de transporte sustentável, teve início em 1891, quando, sob o nome de VABIS, produzia carroças, vagões e bondes puxados a cavalo. De lá para cá, a Scania acompanhou as transformações do mundo, trabalhando para posicionar a marca globalmente.

“Ao longo deste período, sempre apresentamos ao mercado veículos inovadores que ofereciam melhorias para a operação dos clientes, característica até hoje preservada”, conta Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

“A distinção dos nossos produtos

...

Em 2016, a Scania completa 125 anos da sua inauguração na cidade de Södertalje, na Suécia.

A trajetória da empresa, hoje referência mundial em soluções de transporte sustentável, teve início em 1891, quando, sob o nome de VABIS, produzia carroças, vagões e bondes puxados a cavalo. De lá para cá, a Scania acompanhou as transformações do mundo, trabalhando para posicionar a marca globalmente.

“Ao longo deste período, sempre apresentamos ao mercado veículos inovadores que ofereciam melhorias para a operação dos clientes, característica até hoje preservada”, conta Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

“A distinção dos nossos produtos somados a colaboradores dedicados e um foco incansável na rentabilidade do cliente são certamente protagonistas dessa história”, completa.

Ainda nas primeiras décadas de existência, procurando consolidar-se em um cenário onde a concorrência já era forte entre as montadoras de países como Estados Unidos e Alemanha, a empresa se destacou no desenvolvimento e produção de motores para veículos pesados, que tinham um consumo baixo de combustível.

Com o período pós-guerra, aumentaram as demandas por caminhões pesados para transporte de cargas e veio então o modelo Scania-Vabis L51, considerado o caminhão que proporcionou o primeiro grande salto da fabricante no mercado Europeu.

A popularização da marca, ocorrida na metade do século passado, aumentou os pedidos e veio o segundo grande momento da história da empresa.

O processo de industrialização acentuado em algumas economias emergentes fez com que a Scania cruzasse o Atlântico para inaugurar, em 1962, sua primeira planta fora da Suécia, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Foi a partir destas instalações que a empresa criou a famosa Série 2 de caminhões, a primeira linha de veículos comerciais modulares, onde cada componente pode ser aprimorado independentemente de outros.

Tempos depois, nos anos 80, a operação local da empresa alcançava, pela primeira vez, a marca de 35 mil veículos produzidos, um recorde naquele momento, que eram exportados aos países vizinhos, como Chile, Argentina e Peru.

Nos anos 90, com a necessidade de renovar a aposta em inovação como estratégia de ganhar mais um diferencial competitivo, a fabricante sueca implantou o Sistema de Produção Global, que permite produzir os mesmos veículos em qualquer parte mundo.

Junto com o século 21 chegou o desafio de oferecer um produto com mais tecnologia e soluções de transporte de carga e de pessoas, que refletissem a visão de sustentabilidade do negócio Scania.

Nessa jornada é possível citar conquistas como o lançamento do Streamline, caminhão que oferece o menor consumo de combustível, a introdução do Euro 6 na Europa, motor que reduz as emissões poluentes na atmosfera e a ampliação dos serviços ligados à conectividade dos veículos – hoje mais de 170 mil unidades no mundo.

“Seja com a entrega da melhor rentabilidade para nossos clientes, seja na diminuição de emissão de CO2 na atmosfera ou pela tecnologia mais avançada disponível no mercado, acumulamos experiência suficiente ao longo destes 125 anos para superar os desafios que temos pela frente”, diz Svedlund.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E