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Scania celebra 60 anos de presença no país

Desde a chegada em 1957, marca sempre revolucionou o mercado e seus conceitos

Assessoria de Imprensa

04/07/2017 08h21 | Atualizada em 05/07/2017 01h46

No dia 2 de julho, a Scania completou 60 anos de presença no Brasil e, segundo a empresa, já comemora a data trabalhando nas soluções de transporte ainda mais eficientes, sustentáveis, conectadas e rentáveis, que vai oferecer nos próximos 60 anos.

Em abril, foi anunciando um aporte de R$ 2,6 bilhões em suas operações no mercado brasileiro.

O programa de investimento teve início no ano passado e vai até 2020, com recursos que serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos, atualização e modernização do parque industrial de São Bernardo do Campo, bem como à rede de concessi

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No dia 2 de julho, a Scania completou 60 anos de presença no Brasil e, segundo a empresa, já comemora a data trabalhando nas soluções de transporte ainda mais eficientes, sustentáveis, conectadas e rentáveis, que vai oferecer nos próximos 60 anos.

Em abril, foi anunciando um aporte de R$ 2,6 bilhões em suas operações no mercado brasileiro.

O programa de investimento teve início no ano passado e vai até 2020, com recursos que serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos, atualização e modernização do parque industrial de São Bernardo do Campo, bem como à rede de concessionárias.

Desde o desembarque no país, da constituição do primeiro nome Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel, do escritório na Líbero Badaró, a mudança para São Bernardo até hoje, a empresa marcou sua trajetória por uma engenharia de ponta, pela qualidade dos produtos, força da rede de concessionárias e pelo foco na necessidade do cliente.

A linha do tempo da Scania no Brasil é marcada por diversos pioneirismos, afirma a fabricante, destaques e lançamentos.

A revolução do L 75, em 1958, que mudou o conceito do que era oferecido de caminhão no país; a introdução da direção hidráulica, em 1963, no ônibus B76; suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus, em 1968; a nova revolução com a chegada dos “Jacarés”; o primeiro ônibus com motor traseiro (BR115) no ano de 1972; em 1974 com a inauguração da cabina “cara-chata” com o LK 140; primeiro articulado do país (B111 RS), em 1977; lançamento do intercooler, em 1983; a transformação do que era um caminhão com a chegada da Série 3, em 1991, até hoje uma das mais lembradas; apresentação do chassi 8x2 (1995).

O ano de 1998 marca outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a injeção de combustível totalmente eletrônica; L94 UB: primeiro ônibus urbano de piso baixo (1999); em 2001 dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e o ônibus de 15 metros; no mesmo período; em 2007, comenta a fabricante, a nova elevação do patamar de um caminhão com a chegada da família P, G e R, e de ônibus com a Série K, no ano seguinte; apresentação do Driver Support 2010.

Em 2011, importantes contribuições ao meio ambiente: pioneira marca a comercializar  os motores Euro 5, e venda dos primeiros ônibus e lançamento do caminhão, ambos a etanol e inaugurais na América Latina; ainda em 2011, elevação ao patamar premium nos semipesados com o P 310 euro 5, inovador ao trazer tração 8x2, caixa automatizada Opticruise opcional, cabine leito e suspensão pneumática.

Em 2013, chega ao mercado o Streamline, que oferece um caminhão 4% mais econômico que o Euro 5 tradicional; em janeiro de 2014, foi a vez de inovar e tornar o câmbio Opticruise de série nos semipesados; em 2015 lançamentos do caminhão rodoviário 8x2 com quarto eixo original e do biarticulado, o primeiro com motor dianteiro.

O ano de 2016 marcou a chegada do primeiro ônibus nacional movido a GNV/biometano. Por fim, em janeiro de 2017 a apresentação dos Serviços Conectados Scania, e em março, o lançamento da Edição Especial comemorativa de 60 anos, que homenageia o lendário T113 com os modelos R 440 e R 480.

“Nossa história é baseada em confiança e relacionamento com o cliente para entregar rentabilidade. Nós investimos ao longo das últimas décadas para ajudar a transformar o transporte nacional. E, vamos continuar aportando recursos nessas próximas. Agora, assumimos uma jornada com os clientes em direção a sermos parceiros para a transição para um sistema de transporte sustentável”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

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