Inovação
Assessoria de Imprensa
14/09/2016 00h00 | Atualizada em 21/09/2016 17h30
Após o bom resultado no Brasil das demonstrações com um modelo sueco abastecido com biometano e GNV, a Scania apresenta veículo similar nacional.
Primeiro ônibus nessa configuração no país, o produto iniciará fase de demonstrações em território nacional. O primeiro destino é a cidade de Sorocaba (SP).
A linha Scania com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos.
O K 280 4x2, que pode receber carrocerias de 12,5 a 13,20 metros de comprimento e levar de 86 a 100 passageiros, o K 280 6x2, de 15 metros de comprimento, dois eixos direcionais e capacidade para até 130 passageiros – ambos equipados com motor de 280 cavalos –, e o artic
...Após o bom resultado no Brasil das demonstrações com um modelo sueco abastecido com biometano e GNV, a Scania apresenta veículo similar nacional.
Primeiro ônibus nessa configuração no país, o produto iniciará fase de demonstrações em território nacional. O primeiro destino é a cidade de Sorocaba (SP).
A linha Scania com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos.
O K 280 4x2, que pode receber carrocerias de 12,5 a 13,20 metros de comprimento e levar de 86 a 100 passageiros, o K 280 6x2, de 15 metros de comprimento, dois eixos direcionais e capacidade para até 130 passageiros – ambos equipados com motor de 280 cavalos –, e o articulado K 320 6x2/2, de 18 metros e capacidade para 160 ocupantes, com propulsor de 320 cavalos.
Para iniciar as demonstrações, o primeiro ônibus movido a biometano e GNV registrado no Brasil é um K 280 6x2, de 15 metros, com capacidade para até 130 passageiros.
“Desde quando a Scania trouxe o modelo sueco, no fim de 2014, para uma série de apresentações, o veículo, que utiliza como combustível biometano, GNV ou uma mistura de ambos em qualquer proporção, vem despertando o interesse da sociedade como uma solução para mobilidade urbana mais sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos”, explica Silvio Munhoz, diretor de vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
“Esse ônibus chama a atenção pela redução de custos operacionais por quilômetro rodado, assim como da poluição sonora e de emissões. Em comparação com um veículo similar a diesel, aliás, ele emite 85% menos gases poluentes, se abastecido com biometano, e 70%, se estiver com GNV.”
Segundo Munhoz, a partir da disponibilização desse veículo completo nacionalizado, a empresa está habilitada a realizar demonstrações transportando passageiros nas linhas urbanas.
“Ou seja, neste segundo momento vamos levar o ônibus para a população poder conhecê-lo, indo ou voltando do trabalho, por exemplo. Por outro lado, as empresas de transporte e os órgãos gestores dos municípios poderão comprovar na prática todos os seus benefícios”, afirma Munhoz.
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