Assessoria de Imprensa
17/10/2022 16h18 | Atualizada em 18/10/2022 09h09
A Scania anuncia os lançamentos que farão parte de sua linha 2023 de caminhões. Para atender aos requisitos do Proconve P8, a linha terá duas novas famílias de motores, que substituem os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração.
Os motores estarão disponíveis na combustão a diesel e a gás (natural, liquefeito e/ou biometano).
“São caminhões capazes de revolucionar a eficácia da operação baseados em três pilares: gestão inteligente e rentável – com eficiência energética e redução das emissões de CO
...A Scania anuncia os lançamentos que farão parte de sua linha 2023 de caminhões. Para atender aos requisitos do Proconve P8, a linha terá duas novas famílias de motores, que substituem os atuais motores Euro 5 e serão utilizadas nas cabines P, G, R e S da Nova Geração.
Os motores estarão disponíveis na combustão a diesel e a gás (natural, liquefeito e/ou biometano).
“São caminhões capazes de revolucionar a eficácia da operação baseados em três pilares: gestão inteligente e rentável – com eficiência energética e redução das emissões de CO2 –, disponibilidade máxima do produto, rodando o maior tempo possível, e confiança e qualidade dos nossos serviços”, afirma Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
Do ponto de vista de eficiência energética, a linha 2023 promete redução de consumo de diesel de até 2% e de 8% na gama Super, específica para a categoria de pesados, além de trazer duas novas gerações de caixas de câmbio (G25 e G33).
Em disponibilidade, há melhorias com o aumento dos intervalos de troca e de manutenção. Para fechar o ciclo, a linha traz o novo sistema ADAS 2.0, com novo sistema de freio de cabeçote CRB de maior potência de frenagem (+ Scania Retarder) e a estreia do eixo traseiro RB885 6x4, agora com cardan no formato reto.
Segundo a companhia, a nova linha foi desenvolvida a partir da otimização dos motores de 7, 9, 13 e 16 litros, que passam a contar com bomba hidráulica de refrigeração variável, menor perda por fricção e coletores do turbo e de escape aperfeiçoados e com maiores taxas de compressão.
“Chegamos a um desempenho superior com a implementação do sistema XPI, que nos permite ter melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor. Dessa forma, garantimos menor emissão de poluentes e de ruídos”, reforça Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.
As plataformas otimizadas apresentam opções entre 250 e 770 cv, sendo que os modelos de 450 e 500 cv passam a ficar disponíveis apenas para o segmento da mineração.
Os motores V8 foram atualizados para as mesmas potências usadas na Europa. Dessa forma, ganham as duas novas opções de 660 e 770 cv. Já em relação ao torque, os motores desenvolvem 3.300 Nm (660 cv) e 3.700 Nm (770 cv).
Os modelos serão vocacionados para o transporte de cana-de-açúcar (91 toneladas), rodoviário (74 toneladas), mineração (versão 10x4 no 660 cv) e no segmento de cargas indivisíveis.
Outra novidade é a gama Scania Super, que também chega ao mercado alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 e, segundo a empresa, com o maior torque do mercado para motores de 13 litros, entre 2.300 e 2.800 Nm. Já as potências serão quatro: 420, 460, 500 e 560 cv.
O propulsor Super traz novidades como o aumento da pressão de pico no cilindro para 250 bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.
Outro benefício está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. Batizado de FOU (Fuel Optimization Unit), o recurso funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do diesel.
Ainda na configuração, os modelos rígidos (ou chassi plataforma) ganham também várias novas posições de montagem dos tanques, de combustível e de Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi (mais próximo do eixo traseiro) e prometendo maior carga útil.
“As tecnologias da nova linha P8/Euro 6 e da gama Super sem dúvida vão surpreender os clientes positivamente”, comenta Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.
Locação – Em outra frente, a Scania anuncia uma nova empresa (Scania Locação) para atuar no mercado de aluguel de caminhões, oferecendo cobertura nacional, serviços, conectividade e planos de manutenção
Com administração da própria fabricante, as primeiras entregas serão realizadas a partir de fevereiro de 2023. Na fase inicial, serão contemplados os caminhões das novas linhas P8/Euro 6 e Super, incluindo versões a gás natural e/ou biometano.
“A Scania Locação chega para somar ao nosso portfólio de soluções aos clientes, não para substituir as vendas de novos”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
“Pelo contrário, os clientes que tiverem interesse nessa modalidade vão poder expandir o perfil de operação de transporte”, completa.
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