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Scania apresenta nova gama Super XT para operações off-road

Equipados com caixa de transmissão Heavy Planetary, novos modelos Euro 6 prometem até 8% de economia de combustível 

Assessoria de Imprensa

04/12/2023 10h20 | Atualizada em 04/12/2023 12h24

A Scania anuncia a terceira fase de lançamentos do portfólio de caminhões Euro 6, agora com a Nova linha Scania XT Super para todos os segmentos off-road, apresentada na semana passada (1o) em um evento de lançamento global realizado em Itupeva (SP).

Com a novidade, a partir deste mês a marca contempla o novo trem de força Super para as outras aplicações que faltavam, principalmente a mineração.

Na configuração, os modelos fora de estrada passam a receber uma nova caixa de transmissão Heavy Planetary, freios CRB e Retarder de série, além de opções de eixos e bogies para atender a diferentes

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A Scania anuncia a terceira fase de lançamentos do portfólio de caminhões Euro 6, agora com a Nova linha Scania XT Super para todos os segmentos off-road, apresentada na semana passada (1o) em um evento de lançamento global realizado em Itupeva (SP).

Com a novidade, a partir deste mês a marca contempla o novo trem de força Super para as outras aplicações que faltavam, principalmente a mineração.

Na configuração, os modelos fora de estrada passam a receber uma nova caixa de transmissão Heavy Planetary, freios CRB e Retarder de série, além de opções de eixos e bogies para atender a diferentes especificações operacionais.

Segundo a montadora, o projeto foi desenvolvido para aumentar os intervalos de manutenção, além de contar com novos recursos de segurança como o sistema de cercas virtuais Scania Zone.

“A sessão planetária reforçada da nova caixa de câmbio traz carcaça em alumínio, o que reduz o peso em até 80 kg comparado à geração anterior”, explica Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, referindo-se aos modelos Heavy Planetary G25CH e G33CH.

De acordo com o especialista, os motores V8 possuem sistema de injeção XPI com faixa de potência de 360 cv até o topo de linha (de 660 cv).

Com diferentes configurações de rodas (4x2, 6x4 e 8x4), os novos modelos oferecem torques de 1.700 Nm a 3.300 Nm e passam a incorporar de série o novo freio CRB (freio de liberação de compressão) em, conjunto com o auxiliar hidráulico Retarder.

“Somados, são 850 Kw (1.153 cv) de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”, assegura Gallao.

O pacote de segurança apresenta ainda recursos como airbag frontal e lateral de cortina, que protege o condutor em caso de tombamento.

Outro diferencial é bafômetro embarcado, que permite dará partida ao veículo somente após o teste do motorista.

Os modelos da nova linha off-road XT Super são oferecidos nas cabines P, G e R, com pacote de itens personalizados, informa a montadora.

Mineração – Para a mineração, em especial, a maior novidade da linha é o modelo 560 G 8x4 XT Heavy Tipper Super, com peso bruto total (PBT) de 60 t.

O caminhão é equipado com a nova caixa Opticruise Heavy Planetary G33CH de 14 velocidades (sendo uma Super reduzida Crawler, com diminuição do uso frequente dos freios) e Overdrive.

A capacidade máxima de tração (CMT) chega a 210 t. “Na operação, os freios CRB e Retarder de série são fundamentais”, comenta Gallao.

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