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Scania investe no segmento off-road

A fabricante registrou um grande volume de vendas em 2024, crescendo 29% em relação à 2023

Redação M&T

24/04/2025 19h15 | Atualizada em 24/04/2025 19h45

O segmento de off-road é bem representativo para a Scania Brasil. Em 2024, afirma Luciano Piccirillo, gerente de vendas de soluções off-road da Scania Operações Comercias Brasil, a fabricante registrou um grande volume de vendas, crescendo 29% em relação à 2023.

“A Scania como um todo cresceu bastante, e o off-road acompanhou esse ritmo”, diz Piccirillo.

Dentro do off-road, comenta o executivo, os destaques foram os setores da cana-de-açúcar, madeira, mineração e construção.

Especificamente a mineração, informa o executivo, vem crescendo significativamente, e, nos próximos cincos

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O segmento de off-road é bem representativo para a Scania Brasil. Em 2024, afirma Luciano Piccirillo, gerente de vendas de soluções off-road da Scania Operações Comercias Brasil, a fabricante registrou um grande volume de vendas, crescendo 29% em relação à 2023.

“A Scania como um todo cresceu bastante, e o off-road acompanhou esse ritmo”, diz Piccirillo.

Dentro do off-road, comenta o executivo, os destaques foram os setores da cana-de-açúcar, madeira, mineração e construção.

Especificamente a mineração, informa o executivo, vem crescendo significativamente, e, nos próximos cincos anos, o país contará com um ciclo de investimento bem relevante, em torno de R$ 400 bilhões de reais, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

De olho nesse segmento, a Scania, desde 2024, passou a investir na linha Super para a mineração, com destaque para o 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super, apresentado durante a Exposibram.

O 560G XT 10x4 (foto), chega para ser uma alternativa à Linha Amarela, com maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de PBT, além de motor de 13 litros e o alto torque (2.800Nm), e potência de 560cv, a maior na gama Super.

“Além dessas áreas, ano passado, começamos a ter demanda no segmento de coleta de resíduos, onde os aterros são potenciais usinas de biogás, ou seja, eles vão produzir o próprio combustível dentro dos aterros e o veículo a gás também passa a ser uma opção”, complementa.

“Para 2025, acreditamos que não chegaremos a um crescimento semelhante ao de 2024, nossa expectativa é de um aumento de 10%, em cima dos 29%, especialmente por conta de novos itens em nosso portfólio, com a presença em segmentos como construção leve e coleta de resíduo”, diz.

Na Fenatran, realizada em 2024, a Scania apresentou o P 280, novidade para a gama de caminhões semipesados, com motor 7.0, mas com 280 cv de potência, que pode ser usado como caçamba, betoneira, servindo como veículo de apoio tanto para as usinas quanto para a construção urbana, assim como pode ser usado como veículo de suporte para o agronegócio.

Destaques – Para a Agrishow 2025, a Scania, informa Piccirillo, fará o lançamento do caminhão GH 460 6×4 a gás com mochilão – dois cilindros de gás posicionados atrás da cabine. Esta configuração garante uma autonomia de até 650 quilômetros.

O motor foi desenvolvido exclusivamente para combustíveis gasosos, utilizando o Ciclo Otto, e apresenta um torque de 234,51 mkgf.

“Na Agrishow de 2024 nós levamos o 6x2 a gás, na aplicação rodoviária, com a cabine GH. Para 2025, a novidade é a versão 6x4 com a cabine RH, considerada mais confortável e a mais vendida no rodoviário por ter um leito para descanso do motorista.”

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