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Resultados da Volvo CE apontam estabilidade no 3º trimestre 

Mercado na América do Sul sofreu queda de 25% devido aos baixos níveis de investimento no Brasil, diz a fabricante

Assessoria de Imprensa

19/10/2023 14h25 | Atualizada em 23/10/2023 12h28

A Volvo CE considera bom o desempenho de vendas no 3º trimestre do ano, enquanto acelera a transformação do setor com a introdução de novas soluções para apoiar a eletrificação.

Com crescimento na América do Norte e vendas equilibradas na Europa, a fabricante registrou estabilidade no período, com sinais de abrandamento no final do trimestre.

O mercado norte-americano cresceu 10% até o momento, apoiado pela continuidade de grandes projetos de infraestrutura e pelo forte avanço da construção comercial, que compensa um setor residencial mais fraco.

Na Europa, o mercado desacelerou um pouco, diz a empresa, dev

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A Volvo CE considera bom o desempenho de vendas no 3º trimestre do ano, enquanto acelera a transformação do setor com a introdução de novas soluções para apoiar a eletrificação.

Com crescimento na América do Norte e vendas equilibradas na Europa, a fabricante registrou estabilidade no período, com sinais de abrandamento no final do trimestre.

O mercado norte-americano cresceu 10% até o momento, apoiado pela continuidade de grandes projetos de infraestrutura e pelo forte avanço da construção comercial, que compensa um setor residencial mais fraco.

Na Europa, o mercado desacelerou um pouco, diz a empresa, devido ao enfraquecimento da perspectiva macroeconômica e ao aumento das taxas de juros, mas ainda assim manteve um crescimento de 4%.

Já o mercado na América do Sul sofreu queda de 25%, devido especialmente aos baixos níveis de investimento no Brasil e à baixa confiança dos clientes nos negócios.

Enquanto isso, a demanda do mercado chinês retraiu consideravelmente na comparação com o ano passado, com queda acentuada de 40%, causada principalmente por uma redução nos investimentos imobiliários.

Em outros mercados asiáticos, houve aumento na demanda na Índia, no Japão e no Oriente Médio, compensado por um mercado menor na Coreia do Sul e na Indonésia, resultando em uma taxa estável de 3%.

Demanda – Durante o trimestre, as entregas globais diminuíram 21% graças à desaceleração no Brasil e na China, bem como aos desafios de fornecimento na Europa, enquanto a entrada de pedidos também diminuiu 27%.

De acordo com a Volvo CE, o cenário foi impulsionado principalmente pela menor demanda na China e pela cautela na Europa.

A América do Norte, no entanto, está reagindo com um aumento de 33% nas entregas e aumento de 196% nos pedidos.

Segundo a empresa, as soluções de serviço estão crescendo em lucratividade, com aumento nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado – demonstrando a importância crescente do foco em digitalização.


Vendas líquidas da Volvo CE por região, em milhões de coroas suecas (SEK)

No 3º trimestre, as vendas líquidas totalizaram SEK 24,29 bilhões, um leve aumento em relação aos SEK 24,23 bilhões obtidos no mesmo trimestre do ano passado.

Quando ajustadas às variações cambiais, as vendas líquidas de máquinas diminuíram em 5%, enquanto as vendas de serviços aumentaram em 4%.

O lucro operacional ajustado totalizou SEK 3,73 bilhões (contra SEK 3,77 bilhões em 2022), correspondendo a uma margem operacional ajustada de 15,4%.

"Neste trimestre, tivemos um bom desempenho em um ambiente econômico desafiador, ao mesmo tempo em que continuamos a impulsionar a transformação de longo prazo em direção a soluções mais eficientes e sustentáveis”, ressaltou Melker Jernberg, CEO da Volvo CE.

“Manter esse desempenho sólido é essencial para nos ajudar a liderar o caminho da transformação em nosso setor", observou.

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