Assessoria de imprensa
02/06/2025 02h12 | Atualizada em 03/06/2025 09h19
Três pesquisas ligadas à Randoncorp e ao Instituto Hercílio Randon, instituição de ciência e tecnologia apoiada pela companhia, receberam o prêmio de “melhor trabalho técnico” durante o 13º Colloquium SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários, principal evento brasileiro dedicado ao setor, realizado neste mês, em Farroupilha (RS).
A distinção foi concedida entre os 16 trabalhos apresentados durante o encontro, que reuniu mais de 300 profissionais da indústria da mobilidade.
Os estudos premiados abordam inovações aplicadas à segurança, inteligência artificial e otimiz
...Três pesquisas ligadas à Randoncorp e ao Instituto Hercílio Randon, instituição de ciência e tecnologia apoiada pela companhia, receberam o prêmio de “melhor trabalho técnico” durante o 13º Colloquium SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários, principal evento brasileiro dedicado ao setor, realizado neste mês, em Farroupilha (RS).
A distinção foi concedida entre os 16 trabalhos apresentados durante o encontro, que reuniu mais de 300 profissionais da indústria da mobilidade.
Os estudos premiados abordam inovações aplicadas à segurança, inteligência artificial e otimização de sistemas de eletrônica embarcada, que refletem avanços e desafios do setor.
O primeiro destaque foi concedido ao trabalho “Controle de Estabilidade de um Semirreboque 3 Eixos: Integração entre Comportamento Dinâmico e Modelagem Virtual”, de Carlos Eduardo Henke Viganico, Juliano Marques Rodrigues, Joel Vicente Ciapparini e Eduardo Carraro, todos do Centro Tecnológico Randon (CTR).
O estudo propõe uma análise crítica dos processos de validação veicular frente às resoluções CONTRAN 954 e 915, evidenciando limitações nos modelos matemáticos em situações de variações nas condições de teste já que, na legislação atual, os testes podem ser aprovados com 70% de correlação entre os métodos.
A segunda distinção foi dada ao artigo “Aplicações de Machine Learning no Desenvolvimento e Análise de Sistemas de Suspensão de Implementos Rodoviários”, assinado por Leonardo Roso Colpo e Maicon Molon, do Instituto Hercílio Randon (IHR), e Hebert Martins Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A pesquisa propõe o uso de inteligência artificial para modelagem e monitoramento em tempo real de suspensões, abrindo caminho para sistemas preditivos de falhas e manutenção baseada em dados, o que representa um passo importante rumo à modernização e digitalização da frota nacional.
O terceiro trabalho reconhecido foi “Otimização de sistema EBS e controle de rolagem para aplicação em combinações de trailers Rodotrem com suspensão mecânica”, desenvolvido por Vinícius Dreher Barbon e Pedro Humberto Gândara Orlando, integrantes da área de eletromobilidade da Suspensys - empresa do grupo referência em suspensões e eixos para veículos comerciais e pioneira em soluções de eletromobilidade para o segmento.
O estudo está diretamente conectado com o mais recente lançamento da Suspensys e que marca a entrada da empresa no segmento de eletrônica embarcada.
A pesquisa aborda o processo de otimização do sistema EBS e da atuação do controle de estabilidade em rodotrens com suspensão mecânica e o foco em atender a nova legislação brasileira ao promover mais eficiência e segurança operacional.
O Colloquium é promovido pela SAE BRASIL e se consolida como espaço essencial para o intercâmbio de conhecimento técnico e o fortalecimento da inovação na área de transportes pesados.
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