Assessoria de Imprensa
03/10/2022 10h06
Em setembro, o Ministério Federal Alemão de Infraestrutura Digital e de Transportes (BMDV – Bundesministerium für Digitales und Verkehr) aprovou o pedido de financiamento para um projeto do consórcio HyCET (Hydrogen Combustion Engine Trucks), liderado pela BMW com participação da Deutz, Volvo, DHL Freight, KEYOU e TotalEnergies.
O projeto de pesquisa visa demonstrar o potencial de sustentabilidade dos caminhões com motores de combustão a hidrogênio para a logística de transporte pesado.
O ministério também fará um financiamento adicional de 5,7 milhões de euros para a construção de duas estaç&otil
...Em setembro, o Ministério Federal Alemão de Infraestrutura Digital e de Transportes (BMDV – Bundesministerium für Digitales und Verkehr) aprovou o pedido de financiamento para um projeto do consórcio HyCET (Hydrogen Combustion Engine Trucks), liderado pela BMW com participação da Deutz, Volvo, DHL Freight, KEYOU e TotalEnergies.
O projeto de pesquisa visa demonstrar o potencial de sustentabilidade dos caminhões com motores de combustão a hidrogênio para a logística de transporte pesado.
O ministério também fará um financiamento adicional de 5,7 milhões de euros para a construção de duas estações públicas de abastecimento de hidrogênio, principalmente para o tráfego de mercadorias pesadas.
Ao todo, o projeto deve receber 19,5 milhões de euros em investimentos. Além do desenvolvimento tecnológico em si, outro foco está na infraestrutura, incluindo o desenvolvimento de estações de abastecimento acessíveis ao público.
Em um prazo de quatro anos, o objetivo é desenvolver dois caminhões de 18 toneladas e dois de 40 toneladas, todos equipados com motores de combustão a hidrogênio, que serão testados na logística regular de transporte do Grupo BMW e da Deutz.
Em Leipzig e Nuremberg, serão construídas duas novas estações de abastecimento de hidrogênio para veículos utilitários pesados.
"A tecnologia do hidrogênio abre uma oportunidade de repensar a mobilidade. Em particular, em relação às exigências logísticas de transporte, que exigem respostas adequadas”, diz Daniela Kluckert, secretária parlamentar do BMDV.
Com tempo de recarga mais curto, elevada carga útil e versatilidade, o hidrogênio é considerado um combustível promissor para a logística de transportes, com emissões zero e boa solução de armazenamento de energia, podendo complementar a mobilidade elétrica a baterias.
“Os resultados obtidos com a operação real contribuirão na evolução de tecnologias alternativas para comboios de tração no campo da logística", ressalta Kluckert.
25 de novembro 2024
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