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Assessoria de Imprensa
29/04/2015 06h44 | Atualizada em 29/04/2015 10h13
O avanço do Brasil em projetos de infraestrutura ganha novo impulso em 2015, com centenas de projetos de larga-escala incluindo hidrelétricas, trens de alta-velocidade, rodovias, plantas de geração de energias alternativas, minas e fazendas industriais em planejamento ou já em andamento por todo o país.
Antecipando tamanho progresso, a Manitowoc instalou em 2012 a primeira fábrica da companhia na América Latina, em Passo Fundo (RS). Com área construída de 25 mil m2, a fábrica de guindastes é a primeira da região, produzindo modelos para terrenos acidentados Grove e, mais recentemente, também gruas de torre Potain.
Um dos dois primeiros guindastes saídos da fábr
...O avanço do Brasil em projetos de infraestrutura ganha novo impulso em 2015, com centenas de projetos de larga-escala incluindo hidrelétricas, trens de alta-velocidade, rodovias, plantas de geração de energias alternativas, minas e fazendas industriais em planejamento ou já em andamento por todo o país.
Antecipando tamanho progresso, a Manitowoc instalou em 2012 a primeira fábrica da companhia na América Latina, em Passo Fundo (RS). Com área construída de 25 mil m2, a fábrica de guindastes é a primeira da região, produzindo modelos para terrenos acidentados Grove e, mais recentemente, também gruas de torre Potain.
Um dos dois primeiros guindastes saídos da fábrica em meados de 2012, o Grove RT765E-2, tem participado de alguns dos mais importantes projetos de infraestrutura do país nos últimos anos.
A Lauer Engenharia, com sede no Rio de Janeiro, e a Servi-Sá, de Barra Mansa (RJ), adquiriram os dois primeiros guindastes Grove RT765E-2 saídos da linha de montagem em Passo Fundo. Devido a sua reconhecida versatilidade de manobra em canteiros de obra (tração 4x4, por exemplo), ambos guindastes começaram a trabalhar imediatamente após deixarem a fábrica.
Os guindastes foram responsáveis por uma série de içamentos na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ). Lá, os RT765E-2s para terrenos acidentados participaram na montagem de uma planta de produção de aços longos para a companhia.
Logo após ter concluído o projeto na CSN, o guindaste da Lauer partiu para trabalhar nas obras de construção da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que ligará os bairros de Ipanema e Barra da Tijuca. Atualmente, o RT765E-2 trabalha dia e noite realizando as mais diversas tarefas, desde a carga e descarga de materiais de construção que chegam em carretas diariamente até os içamentos necessários para a construção dos pilares de uma ponte que ligará o metro até a Barra.
O guindaste Grove também ajuda a baixar vidro, aço, ferramentas e trilhos até o nível subterrâneo do metrô, içando caçambas de terra e entulho retirados do túnel sendo construído para abrigar a nova linha.
De acordo com Fernando Vianna Lauer, diretor-presidente da Lauer Engenharia, o guindaste da Grove deve continuar na obra até meados de 2015. A Linha 4, que deverá ter 16 km de extensão, terá seis estações e será usada por 300 mil passageiros diários a partir do ano que vem. A nova linha deverá beneficiar estudantes, trabalhadores e turistas, especialmente durante as Olimpíadas de 2016, sediada na capital fluminense.
O consórcio no comando das obras da Linha 4 optou pelo guindaste para terrenos acidentados com tração e direção nas quatro rodas devido a sua grande adaptabilidade, Lauer.
14 de julho 2020
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