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Primeiro Grove produzido no Brasil auxilia na expansão do metrô do Rio

O Grove RT765E-2 tem participado de alguns dos mais importantes projetos de infraestrutura do país nos últimos anos

Assessoria de Imprensa

29/04/2015 06h44 | Atualizada em 29/04/2015 10h13

O avanço do Brasil em projetos de infraestrutura ganha novo impulso em 2015, com centenas de projetos de larga-escala incluindo hidrelétricas, trens de alta-velocidade, rodovias, plantas de geração de energias alternativas, minas e fazendas industriais em planejamento ou já em andamento por todo o país.

Antecipando tamanho progresso, a Manitowoc instalou em 2012 a primeira fábrica da companhia na América Latina, em Passo Fundo (RS). Com área construída de 25 mil m2, a fábrica de guindastes é a primeira da região, produzindo modelos para terrenos acidentados Grove e, mais recentemente, também gruas de torre Potain.

Um dos dois primeiros guindastes saídos da fábr

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O avanço do Brasil em projetos de infraestrutura ganha novo impulso em 2015, com centenas de projetos de larga-escala incluindo hidrelétricas, trens de alta-velocidade, rodovias, plantas de geração de energias alternativas, minas e fazendas industriais em planejamento ou já em andamento por todo o país.

Antecipando tamanho progresso, a Manitowoc instalou em 2012 a primeira fábrica da companhia na América Latina, em Passo Fundo (RS). Com área construída de 25 mil m2, a fábrica de guindastes é a primeira da região, produzindo modelos para terrenos acidentados Grove e, mais recentemente, também gruas de torre Potain.

Um dos dois primeiros guindastes saídos da fábrica em meados de 2012, o Grove RT765E-2, tem participado de alguns dos mais importantes projetos de infraestrutura do país nos últimos anos.

A Lauer Engenharia, com sede no Rio de Janeiro, e a Servi-Sá, de Barra Mansa (RJ), adquiriram os dois primeiros guindastes Grove RT765E-2 saídos da linha de montagem em Passo Fundo. Devido a sua reconhecida versatilidade de manobra em canteiros de obra (tração 4x4, por exemplo), ambos guindastes começaram a trabalhar imediatamente após deixarem a fábrica.

Os guindastes foram responsáveis por uma série de içamentos na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ). Lá, os RT765E-2s para terrenos acidentados participaram na montagem de uma planta de produção de aços longos para a companhia.

Logo após ter concluído o projeto na CSN, o guindaste da Lauer partiu para trabalhar nas obras de construção da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que ligará os bairros de Ipanema e Barra da Tijuca. Atualmente, o RT765E-2 trabalha dia e noite realizando as mais diversas tarefas, desde a carga e descarga de materiais de construção que chegam em carretas diariamente até os içamentos necessários para a construção dos pilares de uma ponte que ligará o metro até a Barra.

O guindaste Grove também ajuda a baixar vidro, aço, ferramentas e trilhos até o nível subterrâneo do metrô, içando caçambas de terra e entulho retirados do túnel sendo construído para abrigar a nova linha.

De acordo com Fernando Vianna Lauer, diretor-presidente da Lauer Engenharia, o guindaste da Grove deve continuar na obra até meados de 2015. A Linha 4, que deverá ter 16 km de extensão, terá seis estações e será usada por 300 mil passageiros diários a partir do ano que vem. A nova linha deverá beneficiar estudantes, trabalhadores e turistas, especialmente durante as Olimpíadas de 2016, sediada na capital fluminense.

O consórcio no comando das obras da Linha 4 optou pelo guindaste para terrenos acidentados com tração e direção nas quatro rodas devido a sua grande adaptabilidade, Lauer.

 

 

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