INOVAÇÃO
Assessoria de Imprensa
23/01/2019 10h20 | Atualizada em 23/01/2019 12h49
No dia 1º de janeiro de 2019, o Porto Itapoá, SC colocou em funcionamento a plataforma tecnológica SAP S/4HANA, que leva maior agilidade, segurança e análises preditivas às atividades do sexto maior terminal de contêineres do Brasil.
O embarcadouro prevê uma expansão na capacidade de recepção de cargas de 540 mil TEUs (Twenty Equivalent Units – contêiner de 20 pés), chegando a 1,2 milhão TEUs em 2020.
O Porto Itapoá tem como estratégias se tornar referência em logística marinha na América do Sul e a ampliar seus
...No dia 1º de janeiro de 2019, o Porto Itapoá, SC colocou em funcionamento a plataforma tecnológica SAP S/4HANA, que leva maior agilidade, segurança e análises preditivas às atividades do sexto maior terminal de contêineres do Brasil.
O embarcadouro prevê uma expansão na capacidade de recepção de cargas de 540 mil TEUs (Twenty Equivalent Units – contêiner de 20 pés), chegando a 1,2 milhão TEUs em 2020.
O Porto Itapoá tem como estratégias se tornar referência em logística marinha na América do Sul e a ampliar seus serviços para outros países do continente. A plataforma tecnológica SAP S/4HANA faz parte dos investimentos do Porto em inovação, alicerçando seu plano de crescimento.
A adoção do SAP S/4HANA é pioneira em portos brasileiros e em empresas de Santa Catarina.
A nova plataforma tem como principal foco auxiliar suas operações, garantindo a segurança das transações, assertividade na gestão e análises em tempo real, beneficiando o controle e a produtividade do terminal.
Outro aspecto positivo é a integração de todos seus processos, conectando as atividades internas e externas de forma simples e rápida.
A curitibana SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, foi a responsável pela implementação da ferramenta. Tal pioneirismo beneficia também a visibilidade do Porto Itapoá junto ao mercado, pois a tecnologia SAP é referência mundial e reúne as melhores práticas em experiência do usuário.
“Nesse sentido, o terminal não mede esforços para estar alinhado com as principais tendências mundiais em sistema de gestão”, afirma Cássio Schreiner, presidente do Porto Itapoá.
O SAP S/4HANA atende as áreas de Operações, Manutenção, Suprimentos, Financeira, Contábil, Fiscal, Planejamento e RH. A SPRO realizou também a integração da plataforma com o principal sistema especialista do Porto Itapoá – utilizado pela empresa para o controle de movimentações de carga e descarga no terminal.
“Consolidamos a estratégia na nova plataforma tecnológica da SAP, levando para o Porto de Itapoá o conceito de Empresas Inteligentes, possibilitando a análise em tempo real, impulsionando a tomada de decisões além de simular impactos no negócio.”, comemora Almir Meinerz , presidente-executivo da SPRO..
Em sua finalidade, a ferramenta irá atender as áreas fiscal, planejamento, controladoria, finanças, patrimônio, manutenção, suprimento, almoxarifado e tecnologia de informação, com a SPRO realizando a integração da plataforma com o principal sistema especialista do Porto Itapoá, utilizado pela empresa para o controle de movimentações de carga e descarga dentro do terminal.
Porto Itapoá em 2018
O Porto Itapoá movimentou em 2018 cerca de 680 mil teus, um crescimento de 11% em relação ao movimento de 2017.
A perspectiva para os próximos anos, com a ampliação da área física do Terminal de 150 mil m² para 250 mil m² em 2018, é que o Terminal tenha capacidade para movimentar 1,2 milhões de teus. Esse patamar coloca o terminal do Norte catarinense entre as maiores capacidades estáticas de armazenamento de contêineres do Brasil.
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