AutoIndústria
19/09/2022 16h38
Em mais um evento Conexão Anfavea que aconteceu na semana passada, foi divulgada pesquisa inédita sobre o setor de caminhões realizada pela SAE Brasil, KPMG e AutoData.
As entrevistas contemplaram representantes da indústria e clientes, abordando desde o interesse de compra de um modelo 0 km até a disposição de aderir a planos de assinatura.
A pesquisa foi apresentada por Ricardo Bacellar, da SAE Brasil. Com relação à adoção de tecnologias de propulsão mais limpas, a maioria defendeu a necessidade de haver programas de incentivos do governo para quem quiser investir em veículos do gênero.
Do total ouvido
...Em mais um evento Conexão Anfavea que aconteceu na semana passada, foi divulgada pesquisa inédita sobre o setor de caminhões realizada pela SAE Brasil, KPMG e AutoData.
As entrevistas contemplaram representantes da indústria e clientes, abordando desde o interesse de compra de um modelo 0 km até a disposição de aderir a planos de assinatura.
A pesquisa foi apresentada por Ricardo Bacellar, da SAE Brasil. Com relação à adoção de tecnologias de propulsão mais limpas, a maioria defendeu a necessidade de haver programas de incentivos do governo para quem quiser investir em veículos do gênero.
Do total ouvido, 65,6% concordaram plenamente com essa necessidade e 26,9% concordaram parcialmente.
Houve total pluralidade sobre quais seriam as fontes energéticas renováveis mais favoráveis para a realidade brasileira. Entre elas, o diesel verde prevaleceu, mas também foram destacadas a eletrificação, o hidrogênio e biometano, ou seja, há espaço no Brasil para que várias tecnologias na área de cargas convivam no futuro, o que também deve ocorrer no segmento de veículos leves.
No que diz respeito à intenção de compra de um caminhão novo, 27,3% disseram que pretender fazer a aquisição este ano e outros 22,3% nos próximos dois anos. Um terço dos entrevistados deixou claro que não pretende investir em um veículo 0 km, dos quais 62% são autônomos.
Sobre a intenção de considerar ofertas de locação como alternativa à compra de um caminhão, 45,5% disseram que sim, 21,5% se mostraram indecisos e 33% foram categóricos em dizer que não. Quanto às vantagens mais importantes para se optar pelo caminhão por assinatura, 33% responderam ser o maior fluxo de caixa e ter capital disponível para outros investimentos.
Na avaliação da maioria dos entrevistados (30,9%) o prazo ideal para o plano por assinatura é de 24 meses. Dos restantes, 21,8% responderam 12 meses e 24,5% falaram de 36 meses, enquanto a opção 48 meses foi escolhida por 7,3% e a de 60 meses por 14,5%.
25 de novembro 2024
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