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Parceria busca impulsionar GNV e biometano em veículos pesados

Ações conjunta da Scania com a Compagas visam demonstrar a tecnologia dos veículos e desenvolver rotas para ônibus e caminhões no PR

Assessoria de Imprensa

20/04/2023 13h14 | Atualizada em 24/04/2023 14h03

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e a Scania se uniram para impulsionar o uso de Gás Natural Veicular (GNV) e biometano em veículos pesados.

A parceria foi consolidada durante a participação das empresas no 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná.

Durante o anúncio, as empresas ressaltaram a importância do trabalho conjunto para a implantação de projetos que permitam o desenvolvimento do uso do gás no transporte pesado, incluindo ônibus e caminhões, e a estruturação de Corredores Azuis para que os veículos possam rodar com um combustível mais eficiente e sustentável.

“O gás natural é uma energia verde e colabora para a transição energética com menor emissão de poluentes e melhor competitividade”, destaca o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

Para Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais da Scania, a parceria representa mais um passo para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros

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A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e a Scania se uniram para impulsionar o uso de Gás Natural Veicular (GNV) e biometano em veículos pesados.

A parceria foi consolidada durante a participação das empresas no 5° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná.

Durante o anúncio, as empresas ressaltaram a importância do trabalho conjunto para a implantação de projetos que permitam o desenvolvimento do uso do gás no transporte pesado, incluindo ônibus e caminhões, e a estruturação de Corredores Azuis para que os veículos possam rodar com um combustível mais eficiente e sustentável.

“O gás natural é uma energia verde e colabora para a transição energética com menor emissão de poluentes e melhor competitividade”, destaca o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

Para Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais da Scania, a parceria representa mais um passo para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros no país.

“Estamos atuando em várias frentes para que o biometano se torne cada vez mais uma opção não apenas viável, mas real, assim como aconteceu com o etanol para os automóveis”, destaca.

Entre os projetos conduzidos está a demonstração de um ônibus 100% a gás natural que integra o transporte coletivo urbano da Região Metropolitana de Curitiba.

Em março, o veículo percorreu um trajeto de mais de 280 km por dia entre a capital paranaense e o município de São José dos Pinhais.

A ação teve apoio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e do Governo do Estado.

Na segunda-feira (17), uma ação similar foi iniciada com a prefeitura de Curitiba. O objetivo é demonstrar o veículo movido a GNV e certificar os indicadores de eficiência, em especial a redução nas emissões de poluentes.

“Queremos mostrar que a substituição de veículos movidos a diesel por gás natural ou biometano contribui não apenas com o meio ambiente e a saúde da população, mas também com a economia, haja vista a menor dependência do diesel importado, proporcionando melhor custo operacional para frotas e empresas”, diz Lamastra.

Outro projeto que está no centro da parceria são os Corredores Azuis, iniciativa que já é realidade no Paraná e em outros estados do país.

O propósito é o desenvolvimento de pontos de abastecimento de GNV adequados e adaptados para veículos pesados nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, além da ampliação do número de veículos que utilizam a tecnologia.

No Paraná, a Compagas atende a cinco postos localizados na Região Metropolitana de Curitiba.

Ainda em 2023, a previsão é que comece a operar em Ponta Grossa o primeiro posto projetado com infraestrutura exclusiva para abastecimento a gás de veículos pesados.

Para a Scania, a evolução da infraestrutura permite o crescimento do uso da tecnologia nas estradas do país.

“Para que a transição energética ocorra é fundamental o desenvolvimento de infraestrutura de distribuição e ampliação da rede de abastecimento”, conclui Bonini.

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