Assessoria de Imprensa
25/09/2025 09h48 | Atualizada em 25/09/2025 09h57
O Panorama Setorial de Máquinas Agrícolas no Brasil, lançado pela [BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado, oferece o primeiro retrato abrangente da frota de máquinas agrícolas em operação no país.
O estudo consolida dados inéditos sobre tratores, colheitadeiras e pulverizadores e traz um olhar estratégico ao mapear hábitos de consumo, ciclos de renovação e demandas tecnológicas, posicionando-se como ferramenta estratégica para todo ecossistema do setor.
Para Luis Vinha, sócio-diretor da [BIM]³, “o estudo abrange máquinas agrícolas em culturas-chave como milho, soja,
...O Panorama Setorial de Máquinas Agrícolas no Brasil, lançado pela [BIM]³ – Boschi Inteligência de Mercado, oferece o primeiro retrato abrangente da frota de máquinas agrícolas em operação no país.
O estudo consolida dados inéditos sobre tratores, colheitadeiras e pulverizadores e traz um olhar estratégico ao mapear hábitos de consumo, ciclos de renovação e demandas tecnológicas, posicionando-se como ferramenta estratégica para todo ecossistema do setor.
Para Luis Vinha, sócio-diretor da [BIM]³, “o estudo abrange máquinas agrícolas em culturas-chave como milho, soja, trigo, cana de açúcar, café, algodão e arroz, visando compreender o presente e projetar o futuro da mecanização do agronegócio nacional”.
Ainda de acordo com o sócio-diretor, “a amostra concentrou-se em grandes propriedades — mais de 60% do total —, que possuem maior número de máquinas por unidade produtiva e permitiram detalhar aspectos como marcas, configurações, hábitos de pós-venda, uso e ciclos de renovação. Para corrigir vieses decorrentes dessa concentração, foi aplicada reponderação estatística, garantindo que as estimativas finais de frota e idade média refletissem de forma fidedigna e rigor estatístico a estrutura real do universo pesquisado”.
A pesquisa envolveu mais de 700 entrevistas em todas as regiões do Brasil entre fevereiro e julho de 2025, com 80% do trabalho realizado presencialmente e o restante de forma remota. O estudo apresenta margem de erro de 3,4 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, garantindo consistência estatística.
A amostra foi cuidadosamente estratificada. Grandes propriedades, acima de mil hectares, responderam por 64% das entrevistas, seguidas por áreas de 51 a 200 hectares (18%) e de 10 a 50 hectares (17%), abrangendo as cinco regiões do país.
Para assegurar representatividade ao conjunto da pesquisa, no recorte agrícola, o levantamento contemplou culturas que representam a diversidade produtiva do agronegócio nacional, como milho, soja, trigo, café, algodão, cana de açúcar e arroz.
“As entregas do Panorama 2025 foram estruturadas para reforçar o caráter estratégico do estudo, o papel da [BIM]³ como parceira de inteligência no agronegócio e a nossa expertise em transformar dados complexos em inteligência acessível, prática e orientada ao cenário deste setor”, afirma Gregori Boschi, sócio diretor da [BIM]³.
“Os resultados são disponibilizados em formatos complementares, como um relatório, contendo a visão macro da mecanização agrícola no país, análises especiais, desenvolvidas para nos aprofundarmos nos recortes setoriais, além de um dashboard interativo para ampliar a capacidade de explorar cenários e cruzar variáveis customizadas. Essa arquitetura garante que cada público de interesse - de montadoras, fabricantes de autopeças e distribuidores, locadoras a instituições financeiras, órgãos públicos e produtores - tenha acesso a inteligência relevante na granularidade de dados desejada para decisão”, reforça Boschi.
Retrato da frota brasileira em 2025 – O Panorama 2025 estima que a frota circulante total chegue a aproximadamente 1,650 milhão de unidades, sendo 1,350 milhão de tratores, 217 mil colheitadeiras e 82,5 mil pulverizadores, distribuídos entre regiões, culturas e perfis de propriedade. Os resultados também podem ser explorados no dashboard interativo, que permite visualizar recortes por marca, cultura, segmento e faixa etária.
A idade média do parque é de 15 anos - 18 nos tratores, 10 nas colheitadeiras e 8 nos pulverizadores -, e mais de 50% da frota já supera os 15 anos de uso, revelando a permanência de máquinas com tecnologias defasadas em plena operação, além de reforçar o desafio da renovação tecnológica no campo. “Vale reforçar que apenas 33,9% das propriedades rurais possuem acesso a internet”, diz Boschi.
A decisão de compra de máquinas agrícolas no Brasil ainda se mantém altamente concentrada, mas o Panorama 2025 revela nuances desse processo. Sob a ótica geracional, a Geração X responde por 39% das escolhas, seguida pela Geração Y (24%), pelos Baby Boomers (12%) e pela Geração Z (15%), reforçando a chegada de novas lideranças ao centro das decisões.
“Esses dados sinalizam a necessidade de adequação, uma vez que as empresas precisam estar em sintonia com o perfil dos tomadores de decisão; e o Panorama 2025 oferece ferramentas para apoiar esse movimento. Ao revelar quem está no comando das escolhas, o estudo ajuda marcas e fornecedores a repensarem suas estratégias de comunicação e a forma como se conectam com cada público”.
Já no recorte por perfil, mais de 70% das aquisições são realizadas diretamente pelos proprietários ou familiares próximos, evidenciando o peso estratégico desse investimento na gestão da propriedade. Embora o perfil siga majoritariamente masculino, alguns segmentos apresentam maior protagonismo feminino, como o cultivo do café, por exemplo, onde 18% das decisões já são lideradas por mulheres.
24 de setembro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade