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Painel do Sobratema Workshop 2016 ressalta a importância da tecnologia para a eficiente compactação do solo

Palestrantes ainda destacaram as tecnologias utilizadas para aumentar a produtividade da compactação

Assessoria de Imprensa

13/04/2016 13h22 | Atualizada em 19/04/2016 17h41

O Sobratema Workshop 2016, realizado no dia 6 de abril, com o tema Compactação – Tecnologias e Conceitos, contou com dois painéis para trazer informações sobre compactação de solo e compactação de asfalto.

Dentro do painel sobre Tecnologias para Compactação de Solo, a primeira apresentação ficou a cargo de Marcelo Prado Ritter, coordenador de Vendas e Marketing do Grupo Ammann, que trouxe informações sobre os motivos pelos quais se compacta o solo, dentre os quais estão: aumento da capacidade de carga, da estabilidade e da homogeneidade do solo, para eliminar a água e a porosidade, reduzir sua permeabilidade e aumentar sua resistência à deformação.

A segunda ap

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O Sobratema Workshop 2016, realizado no dia 6 de abril, com o tema Compactação – Tecnologias e Conceitos, contou com dois painéis para trazer informações sobre compactação de solo e compactação de asfalto.

Dentro do painel sobre Tecnologias para Compactação de Solo, a primeira apresentação ficou a cargo de Marcelo Prado Ritter, coordenador de Vendas e Marketing do Grupo Ammann, que trouxe informações sobre os motivos pelos quais se compacta o solo, dentre os quais estão: aumento da capacidade de carga, da estabilidade e da homogeneidade do solo, para eliminar a água e a porosidade, reduzir sua permeabilidade e aumentar sua resistência à deformação.

A segunda apresentação, proferida por Carlos Eduardo dos Santos, gerente de produto da Atlas Copco, mostrou os princípios básicos de compactação e pavimentação e as informações sobre o que define a produção de um rolo compactador, a fim de obter uma melhor produtividade.

“São quatro variáveis que precisam ser observadas: tipo do solo, espessura da camada, grau da compactação e comprimento do trecho, além da largura do rolo compactador e o tempo de execução ou velocidade do rolo. O resultado é o metro cúbico compactado”, diz.

Rodrigo Pereira, gerente de negócios e produto da Bomag Marini, foi o terceiro palestrante do primeiro painel do Sobratema Workshop. Em sua apresentação, ele fez uma análise sobre as tecnologias dos compactadores e suas aplicações, como a compactação eficiente em rolos tamping que tem como características o efeito tipo amassamento e a cobertura completa da superfície, sendo ideal para grandes áreas e construção de barragens.

Para fechar a primeira etapa das palestras, Luiz Barreto, gerente de desenvolvimento de negócios para América Latina da XCMG Brasil, alertou sobre a importância de uma boa compactação, por meio da seleção correta do equipamento, de acordo com as especificações do projeto, para melhorar a qualidade das rodovias brasileiras e reduzir o número de acidentes advindos por problemas com a compactação no solo.

“Dados de mercado mostram que de 16% dos acidentes em rodovias são decorrentes de uma má compactação”, acrescenta

Barreto também expôs as características de rolos compactadores e introduziu conceitos de sistemas de telemetria, que trazem benefícios como identificação de falhas e apresentação de soluções, avisos de revisões, gerenciamento do motor, dados do equipamento, históricos de trabalho, além de comunicação entre o fabricante, o usuário e o operador.

O segundo painel do Sobratema Workshop 2016 foi sobre Tecnologias para Compactação de Asfalto. A primeira palestra foi proferida por Paulo Roese, representante da Caterpillar para o mercado de pavimentação, que mostrou como a compactação é um processo primordial para o incremento da vida útil do pavimento, ajudando a reduzir custos na manutenção. “O custo da compactação é menor do que os agregados e asfalto”, comenta.

Na sequência, Juliano Gewehr, especialista de produto e engenharia de aplicação da Ciber Equipamentos Rodoviários (Wirtgen Group), explanou sobre as questões iniciais para a escolha de um rolo compactador, que incluem o tipo de mistura a ser compactada, a espessura da camada asfáltica e o local do obra. “Para cada obra, há uma equipamento ideal para ser utilizado”, ressaltou.

Gewehr trouxe o exemplo da utilização de rolos combinados, indicados para trabalhos em obras de menor porte, pavimentação urbana e em alguns trechos com buracos ou necessidade de reparação. “Não adianta apenas jogar o asfalto em um buraco, porque existem fissuras próximas a ele, que se forem deixadas como estão, provocará um novo buraco. Assim, o correto é fazer a compactação e pavimentação localizada”, explica.

A última palestra do painel e do Sobratema Workshop foi ministrada por Juliano Silva, gerente de Produto da Volvo Construction Equipment, que informou aos participantes sobre os avanços tecnológicos no segmento, apresentando tecnologias de mapeamento de passadas, monitoramento de temperatura e medição de densidade.

“Esses dois primeiros já estão em uso no mercado, mas esse último é, sim, uma inovação recente”, disse.

Segundo Silva, o uso das três tecnologias citadas em conjunto trazem muitos benefícios para o usuário de rolos compactadores tandem como a maior durabilidade possível no pavimento asfáltico, a redução de custo operacional e uma maior velocidade na operação.

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