Corporativo
Valor Econômico
16/01/2013 10h10 | Atualizada em 16/01/2013 15h45
Desde o início de janeiro, cerca de quatro mil postos de combustíveis estão obrigados a vender o óleo diesel S10, considerado menos poluente que o S50, com apenas 10 ppm (partes por milhão) de enxofre.
A alteração atende às exigências de uma resolução da ANP que faz parte do escopo do Proconve 7.
Segundo a ANP, com a entrada do S10 no lugar do S50, haverá menos emissões de partículas nocivas na atmosfera e, portanto, menos danos ambientais. “Além disso, o S10 traz vantagens na partida a frio, na redução da fumaça branca, na menor formação de depósitos e no aumento da vida útil do lubrificante”, destaca.
De acordo com Ricardo Hashimoto, diretor de postos
...Desde o início de janeiro, cerca de quatro mil postos de combustíveis estão obrigados a vender o óleo diesel S10, considerado menos poluente que o S50, com apenas 10 ppm (partes por milhão) de enxofre.
A alteração atende às exigências de uma resolução da ANP que faz parte do escopo do Proconve 7.
Segundo a ANP, com a entrada do S10 no lugar do S50, haverá menos emissões de partículas nocivas na atmosfera e, portanto, menos danos ambientais. “Além disso, o S10 traz vantagens na partida a frio, na redução da fumaça branca, na menor formação de depósitos e no aumento da vida útil do lubrificante”, destaca.
De acordo com Ricardo Hashimoto, diretor de postos de rodovia da Fecombustíveis, em razão do baixíssimo teor de enxofre, o S10 exige maiores cuidados durante o manuseio, para evitar a mistura com outros combustíveis. Hashimoto destaca também a necessidade do treinamento dos funcionários para não permitir erro na hora de descarregar o produto no tanque certo.
Em relação ao preço, Hashimoto explica que o S10 e o S50 têm preços diferenciados porque exigem mudanças em relação ao custo logístico e à segregação de tanques, linhas, caminhões e bombas.
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