UOL
26/06/2024 12h38 | Atualizada em 01/07/2024 13h34
A cidade de Balneário Camboriú (SC) recebe nesta semana a instalação de um guindaste com capacidade de elevar até 8 t de carga, volume quatro vezes maior do que o alcance máximo das gruas convencionais, informa o canal UOL.
Com alcance de 75 m, o equipamento de 70 t será usado na construção da Titanium Tower, projetada para ser o 5º prédio mais alto do país, com 240 m de altura.
A grua foi uma encomenda da FG Empreendimentos, que investiu mais de R$ 2 milhões na solução.
O engenheiro responsável pelo projeto, Rodrigo Fernandes da Silva, conta que a grua foi desenvolvida na China por engenheiros da FG
...A cidade de Balneário Camboriú (SC) recebe nesta semana a instalação de um guindaste com capacidade de elevar até 8 t de carga, volume quatro vezes maior do que o alcance máximo das gruas convencionais, informa o canal UOL.
Com alcance de 75 m, o equipamento de 70 t será usado na construção da Titanium Tower, projetada para ser o 5º prédio mais alto do país, com 240 m de altura.
A grua foi uma encomenda da FG Empreendimentos, que investiu mais de R$ 2 milhões na solução.
O engenheiro responsável pelo projeto, Rodrigo Fernandes da Silva, conta que a grua foi desenvolvida na China por engenheiros da FG e da empresa Tecnogruas.
O equipamento foi especialmente desenvolvido para o empreendimento, devido ao nível elevado de exigências logísticas das obras.
"O resultado foi uma grua totalmente nova, com dimensões e capacidades de movimentação de carga ainda não vistas no país, tornando-se uma das mais modernas em operação no mundo", afirma.
Segundo a construtora, o guindaste tem lança móvel capaz de se deslocar verticalmente entre ângulos de 15 a 85 graus.
A máquina é composta por uma torre fixa e uma lança móvel, além de contar com plataforma giratória para controle do equipamento.
"O desafio foi desenvolver um equipamento que tivesse, ao mesmo tempo, capacidade elevada de carga e altas velocidades de operação, sem comprometer as camadas de segurança do equipamento, devido às suas dimensões e complexidade", explica.
O engenheiro destaca que, nesse tipo de grua, a lança pode ter até 50 m de comprimento, mas nunca fica em posição fixa horizontalmente.
De acordo com ele, o equipamento se inclina conforme a necessidade de movimentação no eixo de distribuição.
"Com isso, diminui o raio de operação inclinando a lança, aumentando dessa forma a eficiência na distribuição das cargas", destaca o profissional.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade