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Michelin amplia portfólio de pneus para caminhões 

Linha X Multi promete reduzir consumo de combustível, desgastes prematuros e emissões de CO₂ 

Assessoria de Imprensa

16/06/2023 09h49 | Atualizada em 19/06/2023 14h27

Voltados para frotas de caminhões, os novos pneus da linha X Multi da Michelin chegam ao mercado com a promessa de menor custo total de operação, maior segurança e redução do impacto ambiental.

Isso se dá, segundo a fabricante, devido ao uso de tecnologias avançadas na confecção dos pneus da família, que conta com três novos modelos.

É o caso da tecnologia Regenion, que promete taxa mínima de desgaste da banda de rodagem, reduzindo a resistência ao rolamento e o consumo, além de manter a aderência ao longo de toda a vida útil do pneu.

Já a tecnologia Infinicoil (para pneus direcio

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Voltados para frotas de caminhões, os novos pneus da linha X Multi da Michelin chegam ao mercado com a promessa de menor custo total de operação, maior segurança e redução do impacto ambiental.

Isso se dá, segundo a fabricante, devido ao uso de tecnologias avançadas na confecção dos pneus da família, que conta com três novos modelos.

É o caso da tecnologia Regenion, que promete taxa mínima de desgaste da banda de rodagem, reduzindo a resistência ao rolamento e o consumo, além de manter a aderência ao longo de toda a vida útil do pneu.

Já a tecnologia Infinicoil (para pneus direcionais) utiliza cabo de aço único envolvendo toda a carcaça, o que confere maior resistência a sobrecargas e, portanto, reduz o desgaste irregular e agrega estabilidade ao longo da vida útil, além de auxiliar na redução do consumo e aumentar a capacidade de carga.

Modelos – A linha inclui os novos modelos X Multi Z2, com carcaça reforçada e que promete redução de 13% na resistência ao rolamento e de 24% na taxa de desgaste em relação ao modelo X Multi Z+.

Outra mudança se dá em relação à quilometragem, com aumento de 14% no transporte rodoviário de passageiros e de 10% no transporte de carga rodoviária.

“Os riscos de acidentes também foram mitigados através do uso de tecnologias inovadoras”, diz a fabricante. “O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste e emissão de CO₂.”

O pneus X Multi Energy Z&D, por sua vez, são 3,4 kg mais leves que a linha anterior (Z+), com redução de 4% de matéria-prima. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e resistência ao rolamento até 16% menor que a versão anterior.

“Os resultados dos testes sobre eficiência energética e desgaste foram animadores, pois os modelos apresentaram redução de 4,7% de combustível, e consequentemente, menor emissão de CO₂ em comparação aos concorrentes”, comenta a Michelin.

Com capacidade de carga de cerca de 7,5 t, o modelo apresenta ainda taxa de desgaste 12% menor que a versão anterior, gerando menos particulados ao longo da utilização.

Já o modelo X Multi Energy D é 3 kg mais leve que a linha anterior (D2) e apresenta redução de 14% na resistência ao rolamento, sem perder a aderência e mantendo a quilometragem.

Os pneus prometem ainda taxa de desgaste 24% menor, apresentando redução de consumo de matéria-prima e menor geração de particulados.

“Um dos diferenciais desse modelo é o desenho da banda de rodagem, que possui sulcos que se abrem ao longo da utilização, permitindo boa aderência no seco e no molhado, reduzindo a resistência ao rolamento e melhorando a taxa de desgaste”, finaliza o comunicado.

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