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Manutenção preventiva ainda é o principal desafio no Transporte Rodoviário de Cargas

Gestão técnica e preventiva da frota é essencial para segurança, eficiência operacional e redução de custos

Assessoria de Imprensa

07/07/2025 23h30 | Atualizada em 07/07/2025 23h39

Mesmo com avanços tecnológicos e maior profissionalização do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), a manutenção preventiva segue sendo uma falha crítica no setor.

Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou mais de 1,67 milhão de veículos de caga e 79 mil ônibus nas rodovias federais.

O resultado é alarmante: mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por apresentarem condições inadequadas de circulação.

Essas falhas não são somente administrativas, elas geram impactos reais na segurança viá

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Mesmo com avanços tecnológicos e maior profissionalização do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), a manutenção preventiva segue sendo uma falha crítica no setor.

Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou mais de 1,67 milhão de veículos de caga e 79 mil ônibus nas rodovias federais.

O resultado é alarmante: mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por apresentarem condições inadequadas de circulação.

Essas falhas não são somente administrativas, elas geram impactos reais na segurança viária. No mesmo ano, desafios com o sistema de freios ocasionaram 282 acidentes, com 266 pessoas feridas e 19 mortes, segundo a própria PRF. A negligência com inspeções técnicas básicas continua sendo um dos principais fatores por trás de acidentes envolvendo veículos pesados.

Para Marcel Zorzin, CEO da Zorzin Logística e presidente do Setrans – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga, tratar a manutenção como uma prática estratégica é essencial não apenas para evitar acidentes, mas também para garantir a eficiência, reduzir custos e proteger a imagem da transportadora.

“A manutenção preventiva deve ser encarada como um elemento de gestão. Uma falha mecânica na estrada compromete a segurança do motorista, gera atrasos nas entregas, impacta o cliente e pode trazer prejuízos à reputação da empresa”, afirma o executivo.

Na Zorzin Logística, a gestão preventiva da frota vem de muitos anos e envolve protocolos rígidos de inspeção, monitoramento de componentes críticos, capacitação contínua das equipes e participação ativa dos motoristas em rotinas de checklists.

A manutenção corretiva, além de mais cara, geralmente ocorre em situações de urgência que comprometem o desempenho operacional e elevam o risco de acidentes. Já a preventiva, estruturada com base em dados como quilometragem, rotas e histórico técnico, aumenta a vida útil dos ativos, melhora o desempenho e reduz os custos totais de operação.

“Manutenção preventiva é mais do que uma exigência técnica: é governança, segurança e compromisso com a sociedade.”, alerta Zorzin para a urgência de uma mudança cultural do setor.

Executivos defendem que a profissionalização da gestão da manutenção deve passar por três pilares: cultura organizacional, tecnologia aplicada e capacitação técnica contínua.

As experiências relatadas por transportadores destacam que uma abordagem estruturada nesse quesito traz ganhos diretos em segurança, previsibilidade e qualidade do serviço prestado.

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