Assessoria de Imprensa
31/07/2023 08h45 | Atualizada em 31/07/2023 14h30
No 1º semestre, a divisão de produtos da Manitou registrou receitas de € 1,2 bilhão, um aumento de 39% nos seis meses em comparação a 2022.
A divisão contou com uma forte dinâmica comercial, além da adoção de uma política de aumento de preços (para enfrentar a inflação de materiais) e melhoria na cadeia de suprimentos.
A divisão também se beneficiou de uma base de comparação favorável ao 1º semestre de 2022, que foi afetado pela crise sanitária e dificuldades no fornecimento.
A margem da divisão sobre o custo atingiu 167,9 milhões de euros, 68% maior
...No 1º semestre, a divisão de produtos da Manitou registrou receitas de € 1,2 bilhão, um aumento de 39% nos seis meses em comparação a 2022.
A divisão contou com uma forte dinâmica comercial, além da adoção de uma política de aumento de preços (para enfrentar a inflação de materiais) e melhoria na cadeia de suprimentos.
A divisão também se beneficiou de uma base de comparação favorável ao 1º semestre de 2022, que foi afetado pela crise sanitária e dificuldades no fornecimento.
A margem da divisão sobre o custo atingiu 167,9 milhões de euros, 68% maior do que no 1º semestre de 2022, graças ao aumento da atividade e melhoria da 2,4 pontos na margem.
O lucro operacional da divisão de produtos aumentou em 51,6 milhões de euros, chegando a 74,4 milhões de euros (6,2% das vendas), em comparação com 22,8 milhões de euros obtidos no 1º semestre de 2022 (2,6% das vendas).
"Com quase o dobro de lucro operacional, o 1º semestre de 2023 marca o retorno de um clima muito positivo de crescimento e desempenho”, declarou Michel Denis, presidente e CEO da Manitou.
“Esse nível recorde de atividade é resultado de nossos altos níveis de produção, alcançados em um contexto de melhor fluidez operacional. As vendas estão aumentando em todos os setores e áreas geográficas”, revelou.
Em termos de desempenho financeiro, a rápida melhora da lucratividade da empresa é resultado do gerenciamento da carteira de pedidos, afirmou o executivo, além da desaceleração da inflação sobre as matérias-primas.
Com receitas de 200 milhões de euros, a divisão Services & Solutions (S&S) registrou crescimento de 5% em 6 meses.
De acordo com a fabricante, a divisão tem sido impulsionada pela atividade com peças de reposição, com melhora gradual na cadeia de suprimentos.
A margem sobre o custo de vendas caiu € 2,7 milhões em comparação com o 1º semestre de 2022, para € 53,3 milhões. No entanto, a divisão está absorvendo parte do crescimento das despesas globais do Grupo.
O lucro operacional recorrente da divisão chegou a 13,6 milhões de euros (6,8% das vendas), uma queda de 9,3 milhões de euros em comparação com o 1º semestre de 2022 (22,9 milhões de euros, ou 12% das vendas).
“As perspectivas para nossos mercados estão se tornando menos previsíveis. No setor de construção, a desaceleração que observamos na Alemanha e no Reino Unido está se espalhando gradualmente pelo continente europeu, enquanto as oportunidades de crescimento continuam em outras áreas geográficas”, avaliou.
“Para 2023, esperamos um crescimento de receita de cerca de 20% na comparação com 2022, com lucro operacional acima de 5,5% da receita, em comparação com 3,6% em 2022", acrescentou Denis.
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