Assessoria de Imprensa
20/10/2020 11h00 | Atualizada em 20/10/2020 12h49
Com o objetivo de debater a gestão e a manutenção da frota no campo, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) promoveu na semana passada (dia 9), uma live que faz parte da programação que antecede o evento.
O encontro, que teve mediação do jornalista José Luiz Tejon, incluiu a participação da engenheira agrícola e ambiental Tatiane Angélica de Souza, coordenadora de manutenção e mecanização da Fazenda Paladino, do grupo SLC Agrícola, em São Desidério (BA).
Segundo ela, a mecanização tem papel fundamental na agricultura mundial e é responsá
...Com o objetivo de debater a gestão e a manutenção da frota no campo, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) promoveu na semana passada (dia 9), uma live que faz parte da programação que antecede o evento.
O encontro, que teve mediação do jornalista José Luiz Tejon, incluiu a participação da engenheira agrícola e ambiental Tatiane Angélica de Souza, coordenadora de manutenção e mecanização da Fazenda Paladino, do grupo SLC Agrícola, em São Desidério (BA).
Segundo ela, a mecanização tem papel fundamental na agricultura mundial e é responsável por um aumento expressivo da produtividade e da eficiência na qualidade das operações agrícolas, “devido à rapidez e padronização dos processos de plantio e colheita”.
Ela acrescenta que as máquinas estão cada vez mais modernas e com sistemas informatizados. “Tudo isso gera uma base de dados que dá subsídio para o produtor rural na hora da tomada de decisão, que trazem muitos efeitos benéficos para o negócio”, disse.
Sobre a gestão de cerca de 200 ativos da Fazenda Paladino, Tatiane conta que há uma série de indicadores que precisam ser seguidos para que haja eficiência da manutenção das máquinas agrícolas. Ela cita o índice de máquina parada, os cálculos de rendimento hectare/horas e o custo por grupo de máquinas, além da necessidade de um cronograma de revisões.
Para isso ela conta com parceiros como a Caterpillar, entre outros, para otimizar o trabalho, os custos e extrair o máximo da eficiência dos equipamentos. “Nós temos uma relação de parceria mesmo, com contratos de fornecimento de peças, contrato de prestação de serviços, demonstração de garantia, além de treinamentos e cursos preparatórios oferecidos pelas empresas das quais possuímos maquinário”, afirmou.
Sobre a presença da mulher no agronegócio da Bahia, Tatiane comenta que a presença feminina vem crescendo gradativamente, apesar de não ser um ambiente fácil. “Você tem que estar disposta a aceitar o desafio e eu vejo que no nosso estado muitas mulheres já fazem parte do setor agropecuário e esse número só tende a crescer”, concluiu.
Serviço
5º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA
Data: 26 a 29 de outubro de 2020
Horário: 9h30 às 13h
Inscrições: www.mulheresdoagro.com.br
10 de janeiro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade