Nikkei Asia
15/07/2022 07h30 | Atualizada em 19/07/2022 10h03
A fabricante japonesa Kubota anunciou planos de construir novas fábricas de equipamentos de construção e agrícolas nos Estados Unidos e na Índia, respectivamente, investindo cerca de 300 bilhões de ienes (ou US$ 2,2 bilhões) até 2030.
A empresa já trabalha para deslocar metade de sua produção – atualmente concentrada principalmente em Osaka, no Japão – para o exterior.
Com a pandemia ainda perturbando as cadeias globais de abastecimento, a fabricante tem o objetivo de reforçar as bases de produção em seus principais mercados, criando cadeias locais de abastecimento.
No ano fiscal encerrado em
...A fabricante japonesa Kubota anunciou planos de construir novas fábricas de equipamentos de construção e agrícolas nos Estados Unidos e na Índia, respectivamente, investindo cerca de 300 bilhões de ienes (ou US$ 2,2 bilhões) até 2030.
A empresa já trabalha para deslocar metade de sua produção – atualmente concentrada principalmente em Osaka, no Japão – para o exterior.
Com a pandemia ainda perturbando as cadeias globais de abastecimento, a fabricante tem o objetivo de reforçar as bases de produção em seus principais mercados, criando cadeias locais de abastecimento.
No ano fiscal encerrado em dezembro, o mercado internacional foi responsável por 83% das vendas de máquinas agrícolas e de construção da Kubota, bem acima dos 67% que representava há 10 anos.
As plantas devem incluir uma nova linha nos Estados Unidos para a produção de escavadeiras, que atualmente são fabricadas em Hirakata.
Na Índia, a construção está prevista para começar após 2026, possibilitando reduzir o preço de tratores agrícolas – atualmente produzidos na Tailândia – entre 10% e 20% na comparação com seus principais produtos.
Com o rearranjo, a empresa pretende aumentar sua participação no mercado indiano em 25%, o dobro do nível atual, incluindo a participação de mercado da subsidiária local Escorts Kubota, adquirida em abril deste ano.
A mudança ocorre quando a empresa também enfrenta aumento dos custos de frete marítimo, que podem ter um impacto de 28 bilhões de ienes em seu lucro operacional no atual ano fiscal.
Nesse quadro, a expansão da produção no exterior é vista como uma forma de melhorar a competitividade de custos, adquirindo insumos de fornecedores locais.
A empresa espera que a expansão da produção no exterior também alivie o impacto das taxas de câmbio voláteis em seus lucros.
"Queremos reduzir os riscos de transporte e do câmbio", disse o presidente da Kubota, Yuichi Kitao.
27 de novembro 2024
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